carros marcantes

5 carros marcantes já produzidos no Brasil

Atualizado em: 24/08/2023

A indústria automobilística engrenou tarde no Brasil, crescendo expressivamente apenas após os anos 50 por conta de diversos incentivos fiscais concedidos por Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck. Depois que engrenou, no entanto, não parou de produzir joias, com a indústria de automóveis do Brasil estando repleta de exemplos de carros marcantes que viraram verdadeiros ícones nacionais, associando-se a nossa história de forma profunda e marcando para sempre a memória e a vida de muitos brasileiros.

Confira alguns dos carros marcantes já produzidos no Brasil.

1. Fusca

Qualquer lista que tenha o objetivo de falar a respeito dos carros mais marcantes já produzidos no Brasil não poderia começar por outro veículo que não o Fusca, da Volkswagen.

Um carro cuja história se confunde com a da indústria automobilística nacional.

Sem dúvida, o Fusca foi um dos grandes responsáveis por fazer a indústria crescer rapidamente, com Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek tendo oferecido uma série de incentivos fiscais para que a Volkswagen construísse sua fábrica na Anchieta e passasse a fazer os carros por aqui.

Esse e outros fatores fizeram com que o Fusca fosse o carro mais vendido do Brasil por muitos anos, tendo-se criado, até mesmo, versões exclusivas para o mercado nacional, como é o caso do “Fusca Itamar”.

fusca-azul

Volkswagen Fusca

2. Troller T4

Se você nunca ouviu falar da marca Troller, deveria. Trata-se de uma montadora de origem cearense que criou, no final dos anos 90, o Troller T4, um veículo offroad que rodava, em sua primeira versão com motor Volkswagen AP de 2 litros e 114 cavalos.

Um motor confiável, porém longe de ideal para um carro desse tipo.

Foi apenas em 2001, no entanto, que a marca conseguiu angariar fundos para trocar o motor do T4 por um turbodiesel MWM de 2,8 litros e 132 cavalos, bem mais apropriado, começando, a partir de então, a cavar seu espaço na indústria nacional.

Em 2007 a marca foi comprada pela Ford e passou a fazer parte do grupo.

troller t4

Troller T4

3. Opala

O Opala é outro exemplo de carro que está intimamente ligado com o desenvolvimento da indústria automobilística nacional.

Lançado em 1968 pela General Motors do Brasil, foi fruto de um extenso trabalho de engenharia da companhia, que buscou a plataforma e a carroceria na Europa e o estilo de motor nos Estados Unidos – a primeira versão vinha equipado com um motor “seis-em-linha” de 3,8 litros, tipicamente americano.

O carro foi fabricado, em diferentes versões, até 1992, tendo feito grande sucesso entre os brasileiros ao longo desse período – em meados dos anos 80 ele passou a ser visto como carro de luxo.

opala-ss

Chevrolet Opala SS

4. Puma

O Puma é outro exemplo de carros marcantes que foram fabricados no Brasil.

Em 1964 Genaro Malzoni desenvolveu um protótipo de carro de corrida sobre uma plataforma DKW, com o modelo vencendo 5 corridas e fazendo tanto sucesso que os idealizadores do projeto se sentiram compelidos a produzir uma série de esportivos baseadas no modelo.

O primeiro deles era o GT Malzoni, que posteriormente, em 1967, evoluiu para o Puma DWK.

Foi apenas em 1968, no entanto, quando o Puma passou a ser feito sobre uma plataforma da Volkswagen refrigerada a ar que o carro ganhou verdadeira relevância no cenário nacional, sendo bastante popular até os anos 80.

puma

Puma DKW

5. Santa Matilde

O Santa Matilde é, provavelmente, um dos carros mais interessantes que já foram produzidos no Brasil, possuindo um visual bastante peculiar – capô longo, traseira curta, interior bem acabado, quatro faróis na dianteira, lanternas horizontais na traseira e mecânica bem alinhada e confiável – sua base era a do Opala.

Vinha, ainda, com diversos acessórios consideravelmente modernos, como ar condicionado, direção hidráulica progressiva e acabamento interno em couro legítimo.

Em meados da década de 80 era o carro mais caro que se podia comprar no Brasil.

santa-matilde

Santa Matilde

Carros marcantes: a indústria automotiva no Brasil

A indústria automotiva está presente no Brasil desde o início do século XX. A sua real ascensão, no entanto, se deu apenas nos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, que trabalharam arduamente para fomentar a indústria nacional por meio da criação de entraves para a entrada de automóveis importados já montados e incentivos para abertura e construção de fábricas nacionais.


Deixe seu comentário