Pórtico de entrada para a cidade de Holambra, interior de São Paulo, com um carro estacionado e outro seguindo pela via.

10 passeios bate e volta saindo de São Paulo

Atualizado em: 23/10/2023

Você está na capital paulista e planeja uma viagem rápida para renovar as energias e respirar outros ares? Conheça 10 passeios bate e volta saindo de São Paulo e programe o próximo final de semana, feriado ou até mesmo suas férias ao lado de quem você tanto ama!

Destinos rápidos para curtir saindo de São Paulo 

A permanência na cidade de São Paulo pode ser estressante, mas nada como uma viagem a um lugar próximo no intuito de quebrar a rotina e apreciar novas paisagens. Seja com a família, amigos ou apenas o casal, optar por essas localizações que apresentam atrações variadas pode ser uma saída perfeita para aquele bate e volta revigorante.  

Confira agora 10 destinos de tirar o fôlego não tão distantes da capital, mas que valem a pena em todas as épocas do ano! 

São Roque – 71 km de São Paulo 

Pedalinhos, alguns estacionados em formato de cisnes, outros sugerindo caravelas carregando turistas, flutuam sobre lago em área temática com muita vegetação e até uma passarela ao fundo.

Quinta do Olivardo

Cidade perfeita para passeios em família ou a dois. Já no pórtico de entrada é possível colher referências no Posto de Informação Turística. Se você gosta de história, vale uma visita à antiga Estação Ferroviária, onde funciona a sede da Guarda Municipal. A Rota do Vinho, outro cartão-postal importante de São Roque, além da vista linda, é agraciada por restaurantes, algumas vinícolas, dentre outros passeios imperdíveis. Festivo, o município de São Roque dispõe de diversos eventos no seu calendário anual, como a Vindima (janeiro e fevereiro), Festival de Inverno (julho), Festa da Alcachofra (outubro) e Natal de Luz (dezembro). 

Holambra – 130 km de São Paulo 

Pequeno Moinho de Vento em praça de Holambra, interior de São Paulo. Logo ao fundo, praticamente escondido sobre uma árvore, está o Moinho Povos Unidos., além de um pequeno pórtico de entrada para a Trilha dos Invisíveis.

Moinho de Vento

Conhecida como ‘cidade das flores’ pelo amplo cultivo, Holambra é uma ótima opção para quem deseja desfrutar de um lugar encantador. O Moinho dos Povos Unidos, principal ponto turístico, remonta os tradicionais moedores e pulverizadores oriundos dos países baixos. Tido como o mais elevado da América Latina, foi inaugurado para comemorar os 60 anos da imigração holandesa em nosso território. Outro atrativo, esse para os amantes da natureza, é o Lago Vitória Régia, que possui um extenso gramado rodeado por casas típicas europeias, o que torna o ambiente ideal para relaxar e aproveitar aquele bom piquenique. 

Campos do Jordão – 172 km de São Paulo

Pórtico de entrada ao estilo enxaimel, arquitetura típica alemã, com o nome 'Campos do Jordão' centralizado sobre a pista.

Pórtico de entrada da cidade

A cidade é um destino perfeito para o inverno: belas paisagens em meio às montanhas, hotéis e pousadas aconchegantes, além da boa comida.  A cervejaria Baden Baden é considerada um ponto turístico tradicional, oferecendo um passeio pela história da marca e produção artesanal da bebida. Já o teleférico, que termina no Morro do Elefante, é ideal para vislumbrar do alto a paisagem central e arredores, como a Vila Capivari. Para quem está de carro, estenda o passeio até a Ducha de Prata e ao Parque da Lagoinha. Vale lembrar que Campos do Jordão também é muito visitada em outras estações do ano. 

Ubatuba – 224 km de São Paulo 

Pequena orla em praia calma de Ubatuba, com turistas entrando na água, embarcações e muita vegetação ao fundo.

Praia do Camburi em Ubatuba

Para quem gosta de sol e água fresca, Ubatuba é o lugar ideal! Situada no litoral norte paulista, a cidade é servida de águas cristalinas e esverdeadas, além de limpas e com vistas paradisíacas. Assim como a Praia Vermelha do Norte, preferida dos surfistas. Além da orla, passeios pelas trilhas e visitas às cachoeiras também são boas pedidas. E para quem curte programas diferentes, há o Projeto Tamar, que busca a preservação das tartarugas marinhas. É possível visitar o local e participar das atividades ofertadas. 

Paraty – 268 km de São Paulo

Orla concretada em Paraty com pessoas caminhando sobre a via arborizada, enquanto barcos seguem ancorados em águas calmas da baía. Há um único em movimento.

Orla e Ancoradouro

Situada no extremo sul do litoral fluminense e quase na divisa com o estado de São Paulo, Paraty é uma cidade histórica perfeita para todos os públicos, com belas praias e atividades ao ar livre. O município conta com um famoso centro histórico preservado, construído entre os Séculos 18 e 19, repleto de casarões coloridos, igrejas antigas e ruas de paralelepípedo. A Baía de Paraty, outro atrativo essencial e imperdível, possui fácil acesso e também é cheia de belas paisagens, alguém de trilhas para curtir uma natureza exuberante e única. 

Brotas – 251 km de São Paulo

Cachoeira do Astor, queda d'água sobre pedras famosa no município de Brotas.

Cachoeira do Astor

Repleta de cachoeiras e trilhas, Brotas é ideal para o ecoturismo, com opções aventureiras e relaxantes. A Areia que Canta é uma atração imperdível da região. Trata-se de uma nascente enorme que brota em meio a grãos branquíssimos de quartzo que, quando friccionados, produzem um som de cuíca (daí o nome do local). É possível tomar banho na nascente e descansar em meio à natureza exuberante do local. O Parque dos Saltos é outro ponto importante, localizado próximo ao centro da cidade. As quedas d’água, a ponte pênsil e a casa das máquinas completam a paisagem única. 

Embu das Artes – 31 km de São Paulo

Igreja Nossa Senhora do Rosário, obra do barroco paulista, situada no Largo dos Jesuítas em Embu das Artes.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Histórica, de ritmo desacelerado e arredores únicos, Embu das Artes é famosa pelos seus artesanatos e restaurantes. As conhecidas e populares feiras (de Arte, Artesanato e do Verde) são atrativos obrigatórios. Além disso, há cachaçarias, empórios, antiquários, além de um parque temático com 100 mil m² denominado Cidade das Abelhas (cerca de 15 km do centro). Vale lembrar que a entrada do parque é paga e a visitação feita mediante agendamento. Na cidade há boas opções de hotéis e pousadas para quem deseja desfrutar de mais tempo pelas redondezas ao lado dos amigos e família.  

Aparecida – 170 km de São Paulo

Em destaque segue a Catedral Basícila de Nossa Senhora Aparecida, com ponte repleta de pessoas. Sob a ponte, ruas, espaço arborizado, barracas e automóveis.

Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida

A conhecida ‘Cidade da Fé’ se evidencia por ser o principal destino religioso do Brasil. Somente o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida tem capacidade interna para mais de 30 mil pessoas e é considerado a maior igreja mariana do mundo. Já o Mirante da Torre possui uma visão privilegiada da região, mas é possível ir muito mais alto: o teleférico da cidade conta com um percurso de 1170 m de extensão, atravessando a Rodovia Dutra (que liga SP ao Rio) até o Morro do Cruzeiro. Com comércio diversificado, Aparecida também se destaca pelos restaurantes e ampla rede hoteleira. 

Paranapiacaba – 62 km de São Paulo 

Trem Maria-fumaça sobre trilhos, atração turística na Vila de Paranapiacaba, com passageiros num único vagão e maquinista na locomotiva. Ao fundo há pessoas, casas e carros em uma parte do vilarejo.

Trem Maria-fumaça

A Vila de Paranapiacaba, localizada no topo da serra do mar e pertencente ao município de Santo André (Grande São Paulo), tornou-se uma opção ideal para quem está na capital paulista e busca por um roteiro de final de semana, feriado mais curto ou até mesmo fazer aquele bate e volta num só dia. Um dos marcos do lugar é a particularidade da arquitetura histórica ao estilo inglês. O destaque fica para o Museu Ferroviário, a Torre do Relógio e a Casa Fox com seus objetos preservados. Paranapiacaba também encanta como destino ecoturístico, diante de suas cachoeiras e trilhas que serpenteiam a Mata Atlântica na região. 

Registro188 km de São Paulo

Praça Beira Rio, com o monumento Guaracuí de Tomie Ohtake em destaque e, ao fundo, Conjunto Arquitetônico KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, conhecido como antigo Casarão do Porto).

Guaracuí, monumento de Tomie Ohtake – Acervo Prefeitura de Registro

A cidade pertencente ao Vale do Ribeira tem fácil acesso pela Régis Bittencourt (BR-116). Marco da colonização japonesa, em Registro diversos pontos turísticos em homenagem aos povos e descendentes asiáticos, como os monumentos Guaracuí e Torii na Praça Beira Rio, além do Conjunto Arquitetônico KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, conhecido como antigo Casarão do Porto). Um dos principais atrativos de visitação na cidade é a Rota do Chá. Reverencie ainda as ricas culturas ribeirinha e quilombola E mais: observe a rotina de uma fábrica de cachaça e outra de esteira de junco. Por fim, há uma bela vista a ser apreciada no Mirante do Ribeira. 

Economize tempo e dinheiro com aluguel de carro em suas viagens

Dentre os 10 passeios bate e volta saindo de São Paulo, qual você se identificou? A hora é agora para programar o próximo destino e desfrutar de um merecido descanso! 

Sendo assim, fica aqui uma dica extra: para quem deseja autonomia e liberdade na hora de viajar, quer o tempo a seu favor e fazer tudo do próprio jeito, alugar um carro é o ideal. Encontre o veículo da sua preferência no site da CarroAluguel, onde é possível comparar os melhores preços nas dezenas de locadoras do Brasil e reservar on-line sem pagar nenhuma taxa adicional. Tudo isso num só lugar! Acesse agora: www.carroaluguel.com ! 

Deixe seu comentário