Carro andando estrada

Viagem à praia: 7 cuidados para proteger seu carro

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Programar uma viagem à praia depois de meses de muito trabalho é, de fato, uma conquista merecida. No entanto, na hora de pegar a estrada alguns cuidados são essenciais para que você consiga aproveitar ao máximo o tão esperado descanso. Pensando nisso, nossas dicas de hoje trazem o melhor sobre revisão do carro, direção defensiva , ultrapassagem, direção na chuva, sinalização, entre outras. Tudo para garantir uma viagem segura. Acompanhe!

Antes e durante a viagem

Revisão mecânica

A revisão mecânica antes de uma viagem à praia é a melhor maneira de garantir que você não tenha prejuízos inesperados com o carro. Marcar em uma oficina de confiança para avaliar a suspensão, pneus e óleo é fundamental; dessa forma, será possível realizar o alinhamento do veículo, balanceamento, cambagem, rodízio de pneus, troca de óleo, entre outros procedimentos.

Não custa nada lembrar de que seu carro pode não precisar de todos esses serviços, por isso a importância de ter profissionais em que você possa confiar.

Homem segurando ferramenta

Cuidados nas estradas

Dirigir em estradas é diferente de conduzir em ambientes urbanos. É preciso prestar atenção especial à sinalização e ter agilidade de reações, uma vez que nas estradas a velocidade média é maior. Além disso, sinalizar suas intenções aos outros motoristas é ainda mais importante.

Uma dica é sempre usar a buzina e piscar o farol ao ultrapassar caminhões e veículos longos. Assim, você mostra ao condutor que pretende ultrapassá-lo e ele pode te ajudar, uma vez que a visibilidade dele será melhor que a sua.

carro andando estrada

Direção defensiva

Muitos acidentes nas estradas podem ser evitados se o condutor tiver em mente a importância da direção defensiva. Ela nada mais é do que dirigir de forma segura, atento aos próprios atos, às ações dos outros motoristas e às condições das vias com o objetivo de evitar acidentes. Mesmo que a estrada esteja vazia, ela ainda pode ser perigosa; por isso, é essencial ter atenção.

Dentre os riscos de pegar a estrada podemos citar o excesso de velocidade praticado por muitos condutores, as condições da pista, os animais que podem atravessar a vida (dependendo do caminho que você seguir) e muito mais. Por conta disso, algumas precauções devem ser tomadas:

  • Manter a velocidade permitida;
  • Preservar uma boa distância entre o veículo que está à sua frente;
  • Só realizar ultrapassagens quando tiver certeza de que é seguro e com a sinalização correta;
  • Conferir equipamentos do seu veículo, como feios, pneus e luzes.

Ultrapassagem

Sinalização não significa apenas ligar as setas do carro: é preciso saber a maneira ideal de usá-las, principalmente quando o assunto é ultrapassagem. É necessário mostrar aos outros motoristas que você pretende ultrapassar e, para isso, ligar a seta com antecedência é fundamental.

Além disso, permaneça com a seta ligada durante a ultrapassagem e, ao superar seu obstáculo, ligue a seta contrária, indicando que você está voltando para sua pista. Assim você mostra claramente aos outros condutores o que pretende fazer.

Mas não se esqueça: só realize ultrapassagens quando você tiver certeza de que o espaço é suficiente e que a sinalização da pista permite, afinal, segurança em primeiro lugar!

Ultrapassagem carro

Direção na chuva

Ao dirigir na chuva, os primeiros cuidados devem ser com o para-brisa. Caso ele esteja sujo, acionar o limpador trará complicações, pois a sujeira vai espalhar, dificultando ainda mais sua visibilidade. Portanto, caso você não lembre de limpar antes de pegar a estrada, pare no primeiro posto de combustível e jogue água até que o para-brisa esteja completamente limpo.

Além disso, na chuva é preciso manter ainda mais distância do veículo à sua frente para que suas reações tenham bons resultados. O recomendado para esse caso é uma distância suficiente para que consiga visualizar os quatro pneus do outro veículo.

Carros andando estrada chuva

Depois da viagem à praia

Limpeza interna e externa do carro

Uma viagem à praia é sinônimo de lazer e descanso. Contudo, ao chegar em casa, alguns cuidados são essenciais para conservar seu veículo, pois o carro na praia está exposto aos efeitos da maresia e do sal.

A limpeza interna, além da aparência e da higiene do carro, favorece a conservação dos materiais, como couro, partes plásticas, borrachas e outros. Desse modo, aspirar o carpete, lavar os tapetes, higienizar os bancos e, se for o caso, realizar uma lavagem a seco são soluções eficazes para manter seu veículo em bom estado.

Quanto à parte externa, o ideal é uma lavagem completa, com aplicação de cera para garantir uma proteção a mais na pintura. Vale lembrar que aplicar óleo de mamona por baixo do carro acaba não valendo a pena, uma vez que ao rodar o produto irá concentrar areia e outras impurezas onde foi aplicado.

Pessoa limpando carro após viagem à praia

Revisão elétrica

A maresia causa danos mais rápido do que muitas pessoas imaginam. Por isso, prevenir possíveis prejuízos é fundamental para o seu bolso e para sua segurança — afinal, a ferrugem pode oxidar peças importantes do seu carro.

Chegando em casa, além de providenciar uma revisão na caixa de direção e amortecedores, revisar a parte elétrica é fundamental. Depois de uma viagem à praia, é preciso verificar as condições dos terminais da bateria, pois é possível que uma crosta causada pela maresia tenha se formado ao redor deles.

Além disso, os conectores elétricos também precisam ser avaliados, caso estejam gastos, uma pane pode causar problemas mais sério. Por fim, o filtro de ar não pode passar despercebido: como ele retém as impurezas, o acumulo de sujeira prejudica outros componentes e a sua saúde. Portanto, caso seja necessário, o ideal é substituí-lo.

Pessoa fazendo revisão elétrica carro

Como você já realizou uma revisão completa antes da sua viagem à praia, esse momento nada mais é do que uma conferência para ter certeza de que está tudo bem.

O que achou das dicas de hoje? Viu como a direção defensiva faz diferença? Gostou das informações de cuidados com o carro ao chegar de uma viagem à praia? Então espalhe essas ideias compartilhando nas redes sociais!

Deixe seu comentário