Viagem de avião

Viagem de avião: Dicas para relaxar e aproveitar o passeio

Atualizado em: 24/08/2023

Aerodinâmica e Gravidade

Essas são as duas coisas que mantém em uma viagem de avião, a aeronave flutuando no ar, muito embora a gente não pense nelas a todo momento. Quer dizer, por mais que muitos de nós tenhamos medo de voar – e dificuldade de relaxar no avião –, ninguém entra dentro dele fazendo contas e resolvendo equações sobre massa, energia, velocidade… é provável que nem os físicos façam isso.

Mas, por mais que a capacidade de algo mais pesado que o ar flutuar no mesmo seja um fato, existem outros, de explicação mais simples, que podem ser de muita ajuda para quem tem medo de avião. Um deles: o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo. E sabe pra quem ele perde? Pro elevador. Ou seja: não precisa ficar com medo de voar quando os números estão a nosso favor.

Mas há outro fator muito importante que não nos permite relaxar nos voos, além do fator psicológico: o desconforto. Parece que os aviões foram projetados perfeitamente só para quem viaja de primeira classe, porque na maioria das máquinas as pessoas não se sentem além de sardinhas em lata. Não importa se o voo é curto ou longo, há a possibilidade de você ter que segurar o xixi por não querer atrapalhar quem está sentado do seu lado, ou não conseguir encontrar a posição perfeita para as pernas entre um banco e outro, se você for muito grande. Pessoas obesas também têm dificuldades de relaxar em uma viagem de avião, e quem nunca pensou “esse dia vai ser longo” quando entra em um avião cheio de bebês de colo? Mas antes de entregar os pontos, lembre-se que as crianças também sentem muito desconforto, e por isso choram, dentre outros fatores.

mulher poltrana avião

A tentativa de conforto de todos, no geral, vem se tornando tão palpável que até as companhias aéreas perceberam – e começaram a cobrar a mais pelos assentos que dão um mínimo diferencial nesse quesito, que são as cadeiras próximas às saídas de emergência. Nelas, o espaçamento entre a fileira de poltronas em relação às que estão imediatamente na frente é consideravelmente maior, tornando esse ponto atrativo para quem tem pernas muito grandes ou, simplesmente, querem ter mais espaço. Antes de pagar o extra pela cadeira na saída de emergência, é importante lembrar que você tem que se sentir preparado a fazer o seu papel em situações de… emergência. Uma das coisas a saber para ser uma pessoa preparada é que essas portas pesam de 18 a 25 quilos.

Então não tem jeito, né? Ou eu vou pra saída de emergência e pago mais, ou vou para a primeira classe para conseguir relaxar e curtir um voo? Nada disso. Tudo bem que esperamos muito que as companhias aéreas consigam melhorar sua frota de aeronaves pensando em nós, mas, até que isso aconteça, existem outras várias opções para relaxar e se divertir nos voos, e quanto mais você ocupar sua mente com outras coisas, o tempo vai passar mais rápido.

Anote as dicas para sua próxima viagem de avião

1. Vá com sono

Se você é daquelas pessoas que sabe que vai morrer de medo de voar, então vai ficar ligado o tempo todo, a dica é dormir o mínimo possível na noite anterior. Isso soa muito ruim para quem vai precisar descer do avião direto para o trabalho, ou tenha que fazer muitas conexões, mas quanto menos você dorme na noite, mais cansado você fica durante o voo.

viagem de avião

Essa dica, claro, só é boa mesmo para voos longos, acima de 4h de duração, que é quando você tem chance de compensar seu sono. Se você ficar acordado de noite ou for dormir muito tarde para uma ponte aérea de 45 minutos o peso dessa escolha será visível durante o dia.

2. Leia muito

Os bolsões dos aviões já costumam ter revistas. Folheie, leia e releia, caso não esteja com nenhum livro ou revista na bolsa. Ler é uma atividade prazerosa que, em situações de cansaço ou estresse, acabam adiantando o sono. Ou seja: se você não dormiu na noite anterior e pega um livro ainda com o avião taxiando, a probabilidade é que você só sinta que está num voo quando pousar novamente.

3. Levante-se com frequência

Sabemos ser chato incomodar as pessoas do lado, mas isso não pode impedir que você tenha um bom voo, por isso, procure se sentar sempre no corredor, mas caso não dê, em precisando ir ao banheiro ou quiser dar uma volta no avião para relaxar, faça isso. Peça com gentileza e, se a pessoa do lado estiver dormindo, seja ainda mais gentil. Em voos muito longos, como os intercontinentais, se levantar com frequência é, inclusive, uma recomendação da Organização Mundial de Saúde que você se levante e ande por alguns minutos dentro da aeronave. Com as condições de temperatura e pressão do avião, ficar sentado por muito tempo pode deixar as pernas inchadas e doendo, além de agravar lesões ou problemas de articulação de pessoas que já tenham predisposição a isso.

4. Evite bebidas energéticas

mulher tomando café

E aqui não estamos só falando daqueles que te dão asas, não. Um simples cafezinho ou refrigerante a base de cafeína podem ser o inimigo da sua hora de relaxar. Isso porque essas bebidas afloram sua energia, te deixam alerta, e aí descansar não vai ser só algo muito difícil como se tornará um desafio natural do seu corpo. Opte por sucos, águas e, se for de bebidas alcoólicas, para ajudar a relaxar também, só cuidado para não exagerar. Senão as idas ao banheiro vão ficar ainda mais constantes do que você gostaria – e a bebedeira também pode causar situações bem constrangedoras dentro do avião. Opte pelo conforto

5. Opte pelo conforto

É bacana viajar com roupa bonita, salto alto, sapato social… ainda mais se você vai pular do avião direto para o trânsito a caminho do trabalho. Mas a dica é sempre primar pelo conforto, pois, quanto mais longo for o voo, mais você vai precisar dele. Se você sabe que é “friorento”, pode levar na mala de mão uma mantinha a mais, que não tem problema. Ficar sentado ou andar pela aeronave com meias, desde que elas estejam limpas e cheirosas, está liberado! Travesseiros de pescoço, máscara para olhos, tudo isso vale a pena, se te faz sentir melhor. Lembre que o salto alto e a saia ou o terno podem estar na mala, prontos para serem vestidos quando você estiver esperando seus pertences na esteira de bagagem. Afinal, como quem viaja muito sabe, essa pode ser a parte mais demorada do seu voo…

Gostou das dicas para aproveitar melhor sua viagem de avião? Tem alguma para compartilhar conosco? Comente!

Deixe seu comentário