passeios de trem

Os melhores passeios de trem do Brasil

Atualizado em: 24/08/2023Tags: , , ,

É comum vermos nos filmes europeus as pessoas viajando  de trem, passando por lugares com belas paisagens, repletas de montanhas e vegetação. Mas você sabia que no Brasil também existem ótimas opções de passeios de trem?

Por mais que muitas vezes os trens sejam associados apenas a um meio de transporte do cotidiano rápido e barato, existem diversos passeios que garantem uma experiência bonita e inesquecível. Os trajetos variam entre cenários com campos, montanhas, vales, cachoeiras e muito mais.

Não deixe de conferir a nossa lista com os melhores passeios de trem do Brasil e volte no tempo em trajetos envoltos pelas belezas do nosso país.

Trem da Serra do Mar Paranaense

Eleito pelo jornal The Guardian como um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo, o Trem da Serra do Mar Paranaense viaja 110 quilômetros pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil, em uma ferrovia com mais de 125 anos de história.

Ele sai de Curitiba e faz um trajeto de aproximadamente três horas até a cidade de Morretes, que possui muitas construções históricas e uma culinária rica. Esse com certeza é um passeio que vale muito a pena.

trem serra do mar

A ferrovia começou a ser construída em fevereiro de 1880 com o intuito de estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado visando ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, ela também foi muito importante para o desenvolvimento econômico da região ligando o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil.

Considerada uma das mais ousadas obras da engenharia mundial, a ferrovia possui um grande valor histórico e é muito procurada para passeios turísticos.

Aluguel de Carros online

O seu trajeto conta com centenas de obras de arte da engenharia como túneis, pontes e viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura e o Viaduto do Carvalho. A passagem pelo viaduto provoca nos passageiros a sensação inesquecível de uma viagem pelo ar, dando impressão de que o trem está flutuando. Essa foi a primeira obra com essa característica construída em todo o mundo.

Expresso Turístico da Luz

Se você quer conhecer mais sobre a história da cidade de São Paulo e visitar os seus principais pontos turísticos, esta com certeza será uma excelente opção de passeio de trem. Apesar de não ser em uma cidade com foco no turismo e não ter um trajeto com muitas áreas verdes, o Expresso Turístico da Luz oferece uma verdadeira viagem no tempo, repleta de cultura.

O Expresso Turístico foi inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

trem expresso turistico da luz

Saindo da Estação da Luz, ele integra diversos pontos de interesse turístico localizados ao longo da ferrovia, oferecendo aos passageiros uma inesquecível viagem cheia de história e belas arquiteturas.

O trem é composto por dois vagões de aço fabricados no Brasil nos anos 60 e uma locomotiva movida a diesel fabricada no Canadá em 1952 que pertence à CPTM. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados, sendo que ambos pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA) onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul.

Trem do Vinho

O Trem do Vinho (ou Maria-Fumaça) percorre 23 quilômetros em um belo percurso de aproximadamente duas horas de duração pela Serra Gaúcha. Esse é um passeio praticamente obrigatório para quem está de passagem pela região vinífera do Rio Grande do Sul.

O trajeto começa na Estação Bento Gonçalves, onde os passageiros são recepcionados com uma degustação de vinho. Ao soar do sino, todos embarcam em uma viagem cheia de alegria e uma festa conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas. No fim, todos são recebidos em Carlos Barbosa em um show de música italiana e danças folclóricas gaúchas.

trem do vinho

O visual de todo o trajeto é cercado por mata nativa e colorido por lindas flores. E na volta para Bento Gonçalves ainda é possível visualizar a Union Distillery, uma das maiores destilarias de uísque do país.

Esse é um passeio de trem perfeito para quem gosta de vinho, atividades culturais e muita animação.

Trem do Corcovado

O Morro do Corcovado é um dos pontos turísticos mais célebres do Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Nele está localizada a estátua do Cristo Redentor que é visitada por diversas pessoas do mundo inteiro.

O Trem do Corcovado é um dos meios que levam muitos turistas até a famosa atração e aos mirantes à sua volta. A viagem dura apenas 20 minutos e não passa dos 15 km/h, mas ainda assim é possível admirar a beleza da mata atlântica que cerca a área.

trem do corcovado

A locomotiva elétrica utilizada no passeio é centenária e ecologicamente correta. Ela não polui o meio ambiente e atravessa a mata atlântica preservada que pertence ao Parque Nacional da Tijuca. O trajeto tem seu fim aos pés do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno que mostra do alto o que o Rio de Janeiro tem de mais especial.

Trem das Águas

Partindo de São Lourenço (MG), o Trem das Águas percorre um trajeto de duas horas até Soledade de Minas, embalado por shows de violeiros ao vivo. No desembarque, os passageiros podem desfrutar de pratos típicos mineiros e conhecer cachaças e artesanatos locais.

O passeio, que só ocorre aos fins de semana, passa pelas margens do Rio Verde e cruza belíssimos vales. O trem é tracionado por uma autêntica locomotiva a vapor e é formado por até oito carros de passageiros, sendo a maioria antigos carros de madeira e dois de aço-carbono.

trem das aguas

Passeios de trem

Agora você já tem boas opções de passeios de trem, com belas paisagens e riqueza cultural. Comente se você já teve alguma experiência ou deixe sua sugestão de outras aventuras pelo Brasil.

 

Ebook planejar viagem em 5 passos


.

Deixe seu comentário