5 cidades históricas do Brasil que você precisa conhecer

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Com mais de 500 anos de história, nosso país preserva muitas locais que contam um pouco da trajetória da sociedade brasileira, desde o descobrimento até os dias de hoje. Visitar as cidades históricas do Brasil é uma maneira de conhecer de perto diferentes momentos dessa trajetória.

Para quem está no Rio de Janeiro ou em Minas Gerais, qualquer fim de semana é suficiente para pegar o carro e conhecer essas cidades. Quem mora mais longe pode fazer um roteiro completo, reservando um feriado prolongado ou mesmo alguns dias de férias. Seja qual for a duração do seu roteiro, confira quais não podem ficar de fora!

Tiradentes (MG)

Situada a 196 km de Belo Horizonte, um dos destinos mais importantes do Ciclo do Ouro, Tiradentes preserva ruas estreitas com calçamento de pedras, casarões coloniais imponentes e igrejas barrocas preservadas e ornamentadas, como a Matriz de Santo Antônio, que reúne trabalhos de Aleijadinho, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída por escravos.

Durante o dia, o clima é pacato e perfeito para quem quer passear. Mas não se engane com a simplicidade aparente: há uma boa estrutura de turismo com diversas opções de acomodação charmosas e confortáveis para todos os orçamentos. Os restaurantes também surpreendem: 7 casas foram premiadas pelo Guia Brasil 2015. A cidade também é rica em artesanato e há diversos ateliês onde são comercializadas peças em madeira, estanho, pedra sabão e ferro.

rua de Tiradentes

Ouro Preto (MG)

O conjunto arquitetônico de Ouro Preto é um verdadeiro espetáculo, sendo tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. O município é repleto de ladeiras e preserva casarões coloniais imponentes e conservados.

Entre as igrejas barrocas, ornamentadas com ouro, as principais são a São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. O roteiro turístico também passa pela Casa dos Contos, uma antiga casa de pesagem e fundição de ouro que serviu de prisão dos inconfidentes, e pelo Museu da Inconfidência, que conta um pouco da história e da luta do movimento da Inconfidência Mineira.

aluguel de carros

Ao caminhar pelas ruas de calçamento de pedra, é possível encontrar lojas de artesanato e ateliês artísticos. Assim como em Tiradentes, a pedra-sabão é uma das matérias-primas mais utilizadas pelos artesãos.

Ouro Preto fica a 107 km de Belo Horizonte, na Estrada Real. Há boas opções de hospedagem e diversos eventos culturais ao longo do ano, como o Festival de Inverno, o Fórum das Letras e a Mostra de Cinema.

cidade histórica de Ouro Preto

Mariana (MG)

Primeira vila de Minas Gerais, primeira capital do estado, sede do primeiro bispado e cheia de pioneirismo, Mariana é uma cidade histórica que preserva a arquitetura colonial, com casarões e igrejas barrocas tão imponentes como a da vizinha Ouro Preto. A diferença é que, por ser uma cidade planejada, o projeto arquitetônico e urbanístico de Mariana conta com praças retangulares e ruas em linha reta, que facilitam o passeio a pé entre os principais pontos turísticos.

Para quem gosta de visitar igrejas barrocas, Mariana é um prato cheio: algumas das principais são a Catedral Basílica da Sé, Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Francisco de Assis. Quem vai ficar mais dias também pode se aventurar pelas cachoeiras e grutas da região.

O trajeto entre Ouro Preto e Mariana, de apenas 12 km, pode ser percorrido de locomotiva. A tradicional Maria-Fumaça tem mais de 100 anos de funcionamento e hoje serve principalmente como atração turística, fazendo o transporte dos turistas entre as duas cidades históricas brasileiras. A distância de Belo Horizonte é de 110 km.

Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo

Petrópolis (RJ)

A apenas 65 km do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destino histórico charmoso que preserva construções que datam do período imperial, como o palácio de verão da família real. A construção foi erguida em 1845 e preserva, até hoje, mobiliário, joias, documentos e objetos pessoais dos membros da corte. Outros ícones que fazem de Petrópolis uma cidade turística atraente são o Palácio de Cristal e o Palácio Quitandinha, antigo cassino com salões luxuosos abertos à visitação.

O centro histórico da cidade também preserva outras residências famosas, como as casas de Santos Dumont, Rui Barbosa e da princesa Isabel. Para sentir um gostinho do passado, faça o passeio de charrete que passa pelos principais pontos turísticos do centro. Para conhecer melhor a história do Brasil Império, não deixe de conferir o Museu Imperial.

Palácio Quitandinha

Paraty (RJ)

Patrimônio Histórico Nacional, se desenvolveu durante o ciclo do ouro por estar em posição estratégica e ter um porto, por onde as riquezas de Minas Gerais eram levadas para a Europa. Posteriormente, Paraty também protagonizou o ciclo do café, sendo um importante polo comercial do Brasil Colônia.

As construções históricas, casarões e igrejas revelam que Paraty foi importante no período colonial. Caminhar pelo centro histórico, com suas ruas de calçamento de pedras, é um convite a conhecer o passado do Brasil.

Outro atrativo é ser uma das mais belas cidades históricas do Brasil situadas no litoral. Depois de conhecer as belezas do passado, o turista pode aproveitar as lindas praias da região ou se aventurar no Parque Nacional da Serra da Bocaina, cheia de trilhas por dentro da mata atlântica.

paraty

Cidades históricas – Estrada Real

Além desses destinos, há muitos outros para visitar de carro. A Estrada Real, com 1.600 km de extensão, é um excelente ponto de partida para começar a planejar o roteiro. Ao longo da estrada, que passa pelas principais cidades históricas do ciclo do ouro e dos diamantes no Brasil, existem 162 municípios mineiros, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

Estrada Real

Que tal começar a planejar o seu roteiro pelas cidades históricas do Brasil? Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse conteúdo sobre alguns dos principais patrimônios históricos e culturais do país nas suas redes sociais!

Deixe seu comentário