turismo gastronomico

Turismo gastronômico: 6 melhores destinos nacionais

Atualizado em: 24/08/2023Tags: , , ,

Existe quem viaja a trabalho, quem viaja para fotografar ou para praticar esportes radicais: há viajantes para tudo! Ir a um lugar ainda desconhecido é uma das melhores maneiras de conhecer a si mesmo e a pessoas diferentes, explorando as mais diversas novidades possíveis. Em meio à cultura de um lugar novo, há muito o que ser descoberto, principalmente quando falamos sobre turismo gastronômico!

Aqui pertinho de nós, dentro de nosso país, é possível conhecer lugares incríveis para passear e se divertir muito. E não se engane: mesmo estando relativamente próximos, todos os estados e regiões têm costumes próprios. Uma dessas particularidades por exemplo, é a culinária!

Turismo gastronômico no Brasil

E aí, já pensou em fazer viagens pelo Brasil para experimentar pratos típicos e desvendar as especialidades de cada canto do país? Temos certeza de que seria delicioso! Por isso, dê uma olhadinha nesta seleção que fizemos com os melhores destinos para conhecer a gastronomia brasileira!

Tiradentes, MG

A culinária mineira é muito conhecida pelo Brasil afora e tem fortes influências portuguesas, além de combinar outras cozinhas internacionais, como a italiana. Ela não é feita apenas de pão de queijo e cafezinho, muito pelo contrário: essa é uma das regiões com as tradições mais ricas do país. O frango com quiabo, por exemplo, é um clássico prato de Minas, assim como o leitão à pururuca.

culinaria minas gerais

Para fazer um turismo gastronômico e experimentar essas e outras tipicidades mineiras (não se esqueça dos doces incríveis que vêm na sobremesa!), Tiradentes é a cidade ideal para visitar. Além de ter restaurantes maravilhosos dedicados exclusivamente a essa cozinha, você ainda conhecerá um dos centros históricos mais belos do estado.

Não deixe de dar uma passada no Virada’s do Largo, da Chef Beth, um restaurante de comida tradicional mineira, mas com um toque de contemporaneidade.

Rua do Moinho, 11 – Centro.

Manaus, AM

A culinária do Norte do Brasil é uma das mais exóticas de toda a sua extensão. Seus pratos mais típicos são feitos, geralmente, com ingredientes que só podem ser encontrados por lá. É isso que a torna tão singular em meio ao nosso país. E não há lugar melhor para experimentá-la do que o coração da Amazônia, a capital do estado do Amazonas, Manaus.

culinaria manaus

Para experimentar o verdadeiro açaí e suas mil e uma formas de ser ingerido, além do conhecido caldo de camarão com mandioca (chamado de Tacacá), experimente ir ao Banzeiro, restaurante carregado de regionalidades e receitas deliciosas, conhecido pelo bom atendimento e preço justo. Toda a influência indígena na culinária do Norte será bem ressaltada por lá!

Rua Libertador, 102 – Nossa Sra. das Graças.

Salvador, BA

É só falar em Nordeste que a gente logo pensa em Salvador. Cheia de praias incríveis e com um centro histórico extremamente importante e conhecido pelo país, a cidade também é um excelente destino para um roteiro de turismo gastronômico. Por ser a capital de um dos estados mais importantes da região, a Bahia, seus restaurantes costumam representar muito bem as comidas típicas do local — e todos eles evidenciam a influência africana da região em seus pratos.

culinaria salvador

É fácil encontrar as delícias mais conhecidas do Nordeste: qualquer barraquinha à beira da praia venderá para você o famoso Acarajé, um bolinho de feijão feito no azeite de dendê e cheio de camarões e outros recheios. Mas, para fugir dos estereótipos e descobrir mais algumas comidas típicas maravilhosas de lá, você pode visitar o Paraíso Tropical, restaurante com frutas e hortaliças próprias, ambiente agradável e pratos preparados pelo chef Beto Pimentel.

Rua Edgard Loureiro, 98 – Cabula

São Paulo, SP

Esqueça a questão da comida típica da região: São Paulo é o lugar para experimentar a culinária de qualquer canto do Brasil e do mundo; afinal, a cozinha mundial parece convergir para lá e influencia diretamente em todos os pratos paulistas. A cidade, completamente urbana, movimentada e cosmopolita, carrega sabores trazidos dos mais diversos lugares, e abriga restaurantes que te deixarão com água na boca.

culinaria sao paulo

O Maní, da chef Helena Rizzo, é considerado o melhor restaurante da cidade. Simples, mas ainda assim delicioso e original, o local serve pratos criativos e experimenta com os mais diversos tipos de carnes, como o cordeiro e a bochecha de boi, por exemplo. Atração imperdível em São Paulo!

Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano

CarroAluguel

E não há como falar de São Paulo sem citar o clássico D.O.M., único restaurante do Brasil a ganhar mais de uma estrela no Guia Michelin, que avalia os melhores restaurantes do mundo. Conhecido internacionalmente, o D.O.M., do chef Alex Atala, costuma explorar pratos com bases brasileiras, mas incrivelmente surpreendentes. É o caso do pirarucu com sagu de tapioca e caldo de tucupi: não deixe de experimentar!

Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins

Rio de Janeiro, RJ

O Rio de Janeiro também é a cidade ideal para experimentar culinárias do mundo afora, e não apenas do Brasil. É o caso do Mr. Lam, um dos restaurantes mais badalados das noites cariocas. Ele explora a gastronomia chinesa, e tem como especialidade as sopas tradicionais da cidade de Pequim.

O chef acredita que o que importa no prato é sua aparência, antes de tudo, mas sem deixar o sabor de lado. Então, prepare-se, porque você dará de cara com visuais incríveis.

Maria Angélica, 21 – Lagoa

culinaria rio de janeiro

Para a gastronomia brasileira, existem opções que podem apresentar pratos de todos os cantos do país. O Aprazível é um desses lugares: com ambiente acolhedor e mesas a céu aberto, revelando uma vista de tirar o fôlego, o restaurante conquista também pela boca, claro. São servidos pratos típicos do Brasil inteiro, com ingredientes selecionados e um menu que trabalha muito bem cada um deles. O Rio, por exemplo, é representado por pratos de frutos do mar, uma vez que é influenciado diretamente por sua localização geográfica litorânea.

Aprazível, 62 – Santa Teresa

Florianópolis, SC

Ao pensar em Floripa, a primeira coisa que vem à cabeça em termos de comida costumam ser as ostras. A região toma conta de 80% da produção nacional, principalmente por seu ambiente favorável a isso: as águas do Sul são bastante nutritivas. Além disso, os traços italianos e alemães são fortes em diversos pratos.

Portanto, ao visitar a cidade, experimente os pratos com ostras. Você jamais vai a um lugar melhor para isso, afinal, todas são servidas bem fresquinhas.

O restaurante Ostradamus é a maior referência em toda a cidade, principalmente pelo cultivo logo em frente ao local. Não deixe de dar uma passada por lá para experimentar os vários jeitos de comer o molusco, seja vivo, ao bafo ou gratinado.

Rod. Baldicero Filomeno, 7640 – Ribeirão da Ilha

culinaria florianopolis

.

Viu só como é possível conhecer lugares incríveis para fazer um turismo gastronômico no Brasil? Temos certeza de que essas dicas de viagens para conhecer nossa gastronomia tão variada não vão falhar! Aproveitando a visita, confira os melhores destinos para viajar em família. Quem sabe não dá para fazer um tour por esses lugares também?

.

Deixe seu comentário