lugares paradisíacos

10 lugares paradisíacos para conhecer no Brasil

Atualizado em: 24/08/2023

Se você está pensando em fazer uma viagem para relaxar e curtir praias, cachoeiras e muita natureza, nem precisa ir muito longe. O Brasil está repleto de lugares paradisíacos para conhecer e se encantar!

Para te ajudar a definir o roteiro, fizemos uma lista com 10 desses lugares fantásticos. Confira e comece a programar sua próxima viagem!

1. Poço de Esmeralda — Complexo da Vargem Grande (MG)

O Complexo da Vargem Grande fica, aproximadamente, há 8 km do centro do município de Carrancas, e o Poço de Esmeralda é seu atrativo principal. No caminho até lá, é possível aproveitar vários poços, piscinas naturais e pequenas corredeiras.

poco de esmeralda mg

Chegando ao local, você encontra águas cristalinas e verdinhas, o que dá origem ao nome do lugar. Embora a queda d’água não seja alta, o poço é grande em extensão e possui uma natureza exuberante ao redor. Ideal para relaxar, aproveitar o silêncio, respirar o ar puro e se encantar!

2. Cataratas do Iguaçu — Foz do Iguaçu (PR)

As Cataratas do Iguaçu fazem parte daqueles destinos que não podem ficar de fora do seu roteiro! Localizado no Parque Nacional do Iguaçu, fronteira entre Brasil e Argentina, o lugar tem uma estrutura que recebe, anualmente, mais de 1 milhão de visitantes.

cataratas do iguaçu

Que as cataratas são lindas, todo mundo já sabe. O que nem todos sabem é que há dois tipos de passeios que dão acesso às quedas d’agua: um pelo lado brasileiro e o outro pelo lado argentino.

Pelo lado brasileiro, o tour dura de 2 a 4 horas e conta com uma caminhada em trilha com paradas para contemplar a imensidão das 275 quedas d’água. O passeio termina na “Garganta do Diabo”, famosa pela sua formação rochosa causada por erosões.

3. Península de Maraú — Barra Grande (BA)

Um verdadeiro paraíso natural, a Península de Maraú, que está localizada na Costa do Dendê, no sul da Bahia, é perfeita para quem não gosta de praias tumultuadas.

peninsula marau

São mais de 40 km de praias praticamente desertas, cercadas de areia branquinha, coqueiros, mata virgem e manguezais. O pôr do sol também é imperdível! E quando você acha que não tem como melhorar, dependendo da época, quando a maré está baixa, milhares de peixes coloridos dão mais vida às piscinas naturais dos recifes. Encantador!

4. Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha é outro destino famoso em terras tupiniquins, e com razão. Há 545 km de Recife, esse paraíso conta com areias douradas, águas em tons de verde-esmeralda e azul-turquesa, corais, tartarugas marinhas, golfinhos e até tubarões.

fernando de noronha

Entre as praias mais famosas estão a Baía do Sancho, Baía dos Porcos e do Leão. Os morros Dois Irmãos e do Pico também completam os cartões-postais da cidade. Em meio à tantas riquezas de vida marinha, o mergulho é a principal atração do local. Inclua Fernando de Noronha no seu roteiro de viagem e viva dias de completa ligação com a natureza!

5. Jericoacoara (CE)

Jericoacoara traduz exatamente o que é a palavra relaxar. Diferente dos outros lugares em que as praias são atrações principais, em Jeri, como o município também é conhecido, são as lagoas que roubam a cena.

jericoacoara-free

O estilo do lugar é bem rústico e repleto de dunas, mar, lagoas e mangues. Os ventos fortes e constantes favorecem a prática de esportes como kitesurf e windsurf. Ponto forte para as pousadas e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras na beira das lagoas.

6. Porto de Galinhas — Ipojuca (PE)

Localizado há 70 km de Recife, o cenário de Porto de Galinhas muda conforme a maré, o que faz dela um excelente opção para quem quer curtir o visual e se aventurar!

porto de galinhas free

Na maré baixa, o cenário passa calma e tranquilidade com as jangadas indo e vindo, rodeadas de piscinas naturais de águas mornas e transparentes. Já na maré alta, você encontra amantes do surf e esportes náuticos se aventurando pelas águas. Passeios de jangada e buggy também chamam atenção dos aventureiros.

7. Gruta do Lago Azul — Bonito (MS)

Bonito é cheio de riquezas, curiosidades e exuberância. Mas, uma das principais paradas é, com certeza, a Gruta do Lago Azul. São mais de 200 metros de profundidade, sendo considerada uma das maiores áreas inundadas do mundo! Ninguém ainda descobriu qual seria a fonte das águas azuis mas, acredita-se que a venham de um rio subterrâneo.

Bonito Gruta do Lago Azul

Outra curiosidade é que, em uma expedição no ano de 1992, foi encontrado na gruta milhares de ossos de animais pré-históricos como as preguiças gigantes e os tigres de dentes de sabre! Um super destino para quem quer relaxar, curtir a natureza e conhecer novas histórias!

8. Parque Estadual do Jalapão — Mateiros (TO)

O Jalapão está localizado entre três estados: Bahia, Maranhão e Piauí, em meio as vegetações do cerrado e da caatinga. Suas belas paisagens são formadas por cachoeiras, rios com águas cristalinas, chapadas, dunas com areia alaranjadas e formações rochosas de diversas cores e desenhos.

parque estadual do jalapao

Além de atrair apaixonados pelo turismo de aventura, o lugar é perfeito para os amantes do 4×4 devido seu solo arenoso. Para visitar esse paraíso não precisa se preocupar com a época do ano: a paisagem é convidativa independente da estação!

9. Praia do Carro Quebrado — Maceió (AL)

Como o próprio nome diz, é melhor ter cuidado se você pretende visitar a Praia do Carro Quebrado de carro! Se ele não for próprio para andar na areia, o mais aconselhável é alugar um carro 4×4, pois atolar, cair em um buraco e quebrar o carro são coisas que realmente podem acontecer.

praia do carro quebrado

Por lá, a maioria dos locais não são sinalizados e o risco de se perder ou ficar preso, devido a maré alta, também é grande. Por isso, procure fazer o passeio com um guia que conheça o local.

aluguel de carros

Mas como todo sacrifício tem uma recompensa, você pode desfrutar à vontade da praia deserta com uma vista incrível, repleta de falésias coloridas. Se tiver oportunidade, não deixe de visitar também o Mirante do Carro Quebrado.

Quer conhecer mais sobre as praias de Maceió? Confira nosso post com as melhores praias da região!

10. Cachoeira do Covão — Boa Esperança (PI)

A época de chuvas no Piauí é excelente para aproveitar as cachoeiras do estado. E um dos melhores destinos é a Cachoeira do Covão.

Cachoeira do Covão

Com formações rochosas bem peculiares, a impressão que temos é que a água da cachoeira desce por uma enorme escadaria. E olha, chegar lá embaixo não é nada fácil! Você também precisará passar por escadas e reunir um pouco de coragem, pois o piso é bem escorregadio. Mas cada degrau é recompensado pela vista inacreditável!

Lugares Paradisíacos

Quer conhecer outros lugares paradisíacos do nosso país? Continue acompanhando nosso blog e deixe seu roteiro recheado de destinos incríveis!

Ebook planejar viagem em 5 passos


 

Deixe seu comentário