alugar carro com segurança

9 dicas para alugar um carro com segurança!

Atualizado em: 23/08/2023

Muito antes de fazer as malas é preciso planejar bem as viagens. Para que tudo saia dentro do roteiro, com tempo disponível para desfrutar todos os pontos turísticos, é preciso tomar alguns cuidados. E um deles está ligado a alugar um carro com segurança. Para ajudar nessa tarefa, preparamos nove dicas neste post sobre atitudes simples que podem fazer uma grande diferença no processo de locação.

Que tal embarcar nessa viagem com tudo regularizado e com a devida segurança? Quer total tranquilidade em seu passeio? Então venha conosco!

1. Peça um GPS

Há certos investimentos que valem a pena. A primeira dica é solicitar a presença de um GPS no veículo.

O aparelho pode ser muito útil para traçar rotas seguras e mais rápidas, o que contribui para economizar combustível e tempo.

GPS aluguel de carros

Trace rotas seguras com o GPS.

2. Calcule o custo-benefício do modelo 

Há carros 1.0 que podem consumir mais combustível do que veículos mais potentes ao circular por estradas, por isso fique atento ao roteiro, pesquise se passará por rodovias ou apenas circular dentro da cidade.

E não esqueça de confirmar qual o tipo de combustível utilizado, assim como o índice de libras da calibragem dos pneus.

Outra dica é analisar quantas pessoas viajarão no veículo e qual o número de malas. Esses são fatores que devem ser levados em conta na hora de definir o modelo, o tamanho do porta malas e também a capacidade de passageiros.

3. Analise o contrato de locação  

Apesar das letrinhas pequenas é preciso se atentar a todos os detalhes do contrato de locação. Isso porque existem diferentes exigências.

Uma delas é em relação ao combustível no momento da devolução do carro. No esquema Full to Full você deverá devolver o veículo com o tanque cheio. Já no Full/Empty o pagamento pelo tanque cheio será feito no momento da retirada do carro da locadora.

Nesse caso, é preciso aproveitar todo o combustível antes de entregar o veículo, rodando o máximo possível para não perder dinheiro.

4. Reserve seu carro com antecedência    

Como ter tempo livre é um dos grandes investimentos de uma viagem é importante que você reserve o carro com antecedência. Essa atitude evita filas na hora de assinar o contrato, bem como agiliza todo o processo.

aluguel de carros pela internet

Alugar um carro com segurança pela internet é fácil e rápido.

Ao fazer uma reserva com antecedência, o tempo de espera pode durar até 20 minutos na agência; enquanto se você for resolver tudo na hora poderá ter que esperar um tempo bem maior, dependendo do número de pessoas que estejam à procura de um carro.

A recomendação é utilizar o site CarroAluguel.com, que pesquisa tarifas das maiores locadoras do Brasil, ajudando a encontrar os melhores preços, e ainda com a facilidade de reservar on-line.

5. Veja se a documentação está em dia 

Para alugar um carro com segurança, evite contratempos nas estradas e também em blitz dentro das cidades. Uma boa dica é analisar minuciosamente a documentação do veículo antes de sair com ele. Sempre é bom tomar todos as precauções necessárias.

6. Opte sempre pelo seguro do carro  

Essa é uma maneira de assegurar mais tranquilidade ao seu momento de lazer. Vale a pena pagar um valor um pouco maior e ter essa segurança a mais. Há muitos problemas inesperados que podem acontecer, como furtos, roubos ou até mesmo pequenas colisões.

7. Cadastre todos os motoristas que vão dirigir 

Cadastrar os nomes de todas as pessoas que vão dirigir o carro é fundamental para evitar problemas caso aconteça algum sinistro.

CarroAluguel

Mais uma vez, seja prudente e cadastre outro nome além do seu, principalmente se a quilometragem rodada for alta, necessitando de revezamento na condução do veículo.

Analise ainda as regras da locadora escolhida, pois frequentemente há alterações nos contratos em relação aos demais motoristas, inclusive com taxas extras.

8. Verifique as condições do carro 

Antes de colocar o pé na estrada, ou melhor, no acelerador, veja todas as condições do veículo que será alugado.

Afinal, é importante sair da agência com a certeza de que tudo está correto. Analise a funilaria, os estofados, painel, ligue o carro para verificar o motor e questione os funcionários sobre quaisquer dúvidas que surgirem.

Vistoria carro alugado

A vistoria é fundamental para a locação de carros.

Abra o porta malas e veja se o estepe está em boas condições. Verifique se há macaco, um triângulo de sinalização e chave de rodas.

Para alugar um carro com segurança, solicite uma vistoria e peça um recibo informando sobre as condições do veículo, com o intuito de evitar possíveis cobranças extras quando você for entregar o carro.

Afinal, prevenir é muito melhor do que remediar e sua viagem necessita de todos os cuidados para sair exatamente do jeito que foi programada.

9. Seja pontual na entrega  

Para evitar pagamentos de taxas extras é fundamental entregar o veículo no prazo estipulado com a locadora.

No aluguel de carros, as regras são bem exigentes. Somente em caso de algum problema previamente comunicado com a agência você poderá se isentar de uma nova diária, mas frequentemente a devolução segue padrões muito bem definidos.

Planeje bem suas rotas e faça um retorno tendo um tempo maior do que o que seria gasto com a quilometragem a ser rodada. Vale a pena ser pontual!

Alugar um carro com segurança

Seguindo todas as dicas, certamente a sua viagem com carro alugado terá tudo para dar certo. Aproveite todos os momentos e cuide do veículo como fosse seu.

alugar um carro com segurança

Viaje em segurança com sua família.

Afinal, manter a credibilidade é importantíssimo para futuras experiências em outras localidades e com novas agências de locação.

E você já teve que contratar o aluguel de carros em uma viagem pelo Brasil ou exterior? Gostou deste artigo? Siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de promoções em locação de veículos e receber dicas de turismo.

 

Deixe seu comentário