Veja como alugar um carro pode ser mais fácil do que você imagina

Atualizado em: 23/08/2023

É um senso comum entre os turistas do mundo inteiro que uma viagem a passeio deve ser o mais confortável e prazerosa que possa ser – senão, não há a menor razão para viajar por aí. Nessa máxima entram as diversas possibilidades de hospedagem em estabelecimentos bacanas, visitas a lugares significativos, aluguel de veículos e escolha das companhias aéreas ou terrestres de viagem. No Brasil, então, é interessante sempre pesquisar todas essas variáveis no destino escolhido, principalmente porque há muito o que se visitar em, geralmente, pouco tempo de estadia.

Para cidades onde tudo isso é bem fácil e prático, o quesito de locação de carros costuma ser o diferencial, principalmente para quem viaja em grupo ou com a família. O aluguel de carros no Brasil nunca esteve tão fácil e prático, e sua reserva pode ser feita até pela internet. Para facilitar os trâmites de locação, até a burocracia fica em segundo plano. Em primeiro vem a qualidade do carro a ser utilizado e os respaldos que a locadora dá aos consumidores.

Entre as vantagens de se alugar um carro dentro do país estão o conforto e a praticidade de se ter um veículo sempre à disposição. Todo mundo sabe que, no Brasil, o trânsito não costuma ser lá muito bom (principalmente nas grandes capitais), o transporte público por vezes deixa a desejar e o uso de táxi é uma escolha para quem pode realmente bancá-lo. Com um veículo alugado, é possível passear a qualquer lugar do dia, em qualquer lugar do Brasil, sem ter que pagar a mais por horários diferenciados, como acontece com táxi. Dependendo do deslocamento, um táxi pode custar tanto quanto ou até mais do que uma diária de aluguel de carro. E, se a economia de uso é uma vantagem, poder escolher ainda as formas de pagamento e as modalidades de pagamento (diária, quilometragem, etc), é outra grande vantagem. Some-se a essas duas coisas a possibilidade de dispor de um carro com seguro para viajar não só no destino escolhido, como também desbravar seus arredores. Quem viaja para o nordeste, por exemplo, geralmente passa por vários estados diferentes. Nesse caso, o aluguel de veículos é a escolha ideal, mesmo porque você pode, na maioria das vezes, entregar o carro em um estado diferente.

O procedimento de aluguel também é bem simples, e a reserva na maioria das locadoras pode ser feita pela internet. Nas empresas mais renomadas do mercado é possível locar um carro caso o motorista tenha a partir de 21 anos de idade e porte carteira de habilitação válida em território brasileiro. Dentre os documentos mais comumente pedidos para se alugar um carro estão comprovantes de endereço e renda, além de um caução (uma garantia financeira para a locadora – veja o que é caução clicando aqui) para o aluguel. O locatário pode dividir com outra pessoa a possibilidade de dirigir o veículo, desde que ela seja igualmente habilitada, com mais de 21 anos de idade e que tenha realizado um cadastro junto à locadora no momento da locação. Alguns seguros são opcionais, e cabe a você a decisão, mas sempre é bom fazer, visto que não são tão caros e ninguém sabe o que nos aguarda na próxima esquina.

A maior facilidade em optar pelo aluguel de carros no Brasil é ter o carro à disposição logo no saguão do aeroporto ou rodoviária, onde ficam os guichês das principais empresas de locação que operam na cidade de destino. Quem já faz a reserva antecipada não passa por todo o processo burocrático e ainda sai com a chave em mãos, evitando gastos extras desde o primeiro momento do passeio. Por essas e outras é que vale tanto a pena abrir mão das outras alternativas de transportes nas cidades brasileiras; fora que a liberdade de ir e vir sem gastar muito por isso sempre acaba sendo um diferencial interessante.

Deixe seu comentário