viajar de carro ao Rio de Janeiro

10 dicas para viajar de carro ao Rio de Janeiro

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Conhecer a cidade maravilhosa é o objetivo de muitos brasileiros e, diga-se de passagem, estrangeiros também. Esse sonho fica ainda melhor quando estamos falando sobre viajar de carro ao Rio de Janeiro, com familiares e sem abrir mão da segurança.

No mundo em que vivemos é necessário tomar bastante cuidado para evitar que imprevistos prejudiquem o passeio. Sabendo dos cuidados necessários para aproveitar a viagem, resolvemos produzir este conteúdo. Nele, listamos 10 dicas para que você consiga viajar de carro ao Rio de Janeiro e aproveitar todas as belezas da cidade.

Gostou? Então, vamos lá!

1. Tome cuidado com as rodovias — principalmente se for a Rio-Santos

Também conhecida como BR-101 Sul, a rodovia Rio-Santos é considerada uma das mais perigosas do Brasil pelos graves acidentes que já ocorreram em seus trechos. Isso se deve à falta de sinalização, pistas estreitas e aos diversos túneis, que acabam dificultando a visão dos motoristas.

Rodovia-RioSantos

Então, ande sempre atento e aplique as regras da direção defensiva. Assim, a chance de algum acidente ocorrer com você é bem menor — e toda a sua família estará tranquila e segura.

2. Fique atento ao seu redor

Está perigoso em todo o Brasil, não é mesmo? Então deixe para fazer compras no centro da capital carioca durante o dia.

O ideal é que você não frequente lugares desertos e esteja sempre atento ao seu redor — isso vale para quando estiver a pé, de carro ou com bicicleta.

3. Frequente as praias nos dias de semana

Sabemos que o Rio de Janeiro recebe muitos turistas, principalmente em datas comemorativas como carnaval, natal e ano novo, por exemplo.

Logo, o ideal é que você frequente as praias de segunda a sexta, pois o movimento é muito intenso nos finais de semana (principalmente nas praias mais badaladas, como Ipanema e Copacabana).

aluguel de carros

4. Vá para Arraial do Cabo

Muitas pessoas não conhecem, mas existem belas praias no estado do Rio de Janeiro que também merecem destaque.

Arraial do Cabo RJ

Na Região dos Lagos, em Arraial do Cabo, por exemplo, há diversos passeios e praias para se conhecer em uma viagem, como o Pontal do Atalaia, a Prainha, a Praia Grande e a Praia dos Anjos, entre outras belezas naturais do município.

5. Visite as praias de Búzios

Localizado a 180 quilômetros da capital, o balneário de Armação dos Búzios conta com alguns dos cenários mais bonitos do Brasil, como a Praia Brava, a Praia da Tartaruga e a Praia da Ferradura.

São lindos lugares para a sua família curtir e aproveitar o verão, fazendo mergulhos e passeios de barco ou assistindo a um lindo pôr do sol.

6. Visite as principais feirinhas da capital carioca

Uma das feiras mais conhecidas da cidade, que acontece no primeiro sábado de cada mês, é a do Rio Antigo, montada na Rua do Lavradio, bairro da Lapa. Nela, são expostos diversos produtos, desde antiguidades até artesanatos de artistas de rua, que apresentam suas técnicas ao vivo.

feira rio antigo

Além dessas artes, na feirinha você encontra boa comida e vários pratos típicos do Rio de Janeiro — entre eles, um dos mais famosos e pedidos pelos turistas é a feijoada.

7. Conheça os principais pontos turísticos

Se você vai viajar ao Rio de Janeiro de carro, fique sabendo que existem pontos turísticos para todos os gostos. Para quem gosta de cultura e história, por exemplo, visitar o Museu do Amanhã, o Paço Imperial e o Teatro Municipal é um ótimo programa.

Mas, como em qualquer outra cidade, há atrações que não devem ser ignoradas, como: Corcovado — Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Morro da Urca, Lapa, entre outras.

8.  Vá também aos pontos menos badalados

Conhecer os pontos turísticos mais badalados é bom? Claro, não podemos negar. Mas existem outros lugares pouco frequentados na cidade maravilhosa que também valem uma visita, como o Real Gabinete Português de Literatura, o Parque Nacional da Tijuca, o Bosque da Barra e a Pista Cláudio Coutinho.

Então, se vai viajar de carro ao Rio de Janeiro e quer aproveitar todas as belezas da região com a sua família, visite esses locais. Você não se arrependerá!

9. Aproveite e faça passeios gratuitos

Quando se fala em viagens, a primeira coisa que passa pela cabeça dos turistas são os gastos.

Mas existem alguns passeios gratuitos no Rio de Janeiro bem interessantes que você também pode fazer, como, por exemplo, a Trilha da Pedra Bonita, a Catedral São Sebastião, o Samba do Ouvidor, o Museu Nacional de Belas Artes, entre outros.

Trilha na Pedra Bonita

10. Atenção com o seu veículo (seja para viajar de carro ao Rio de Janeiro ou qualquer outro destino)

Viajar até o Rio de Janeiro tem tudo para ser um ótimo programa, mas tenha atenção com todas as dicas de segurança que listamos acima. Uma excelente opção é alugar um carro, assim você vai poder aproveitar ao máximo tudo o que a cidade maravilhosa tem a oferecer, sem tirar o seu automóvel da garagem.

E aí, gostou das nossas sugestões sobre viajar de carro ao Rio de Janeiro? Compartilhe este artigo em suas redes sociais (Facebook, Google + e Twitter) e ajude seus colegas, amigos e familiares a aproveitarem os passeios em terras cariocas da melhor forma!


Deixe seu comentário