costa do sol poente

Costa do Sol Poente: tudo o que você precisa saber sobre a rota

Atualizado em: 24/08/2023Tags: ,

O roteiro da Costa do Sol Poente apresenta ao turista toda a beleza do litoral do Ceará. Ele começa na Região Metropolitana de Fortaleza, capital do estado, e termina nas proximidades da divisa com o Piauí.

Estamos falando de um dos principais roteiros turísticos do Brasil, que apresenta praias, dunas, falésias e lagos que, juntos, dão o charme característico dessa região. Trata-se de um circuito com belíssimas paisagens.

Que tal, nas próximas férias, se programar para fazer esse roteiro? Continue a leitura e saiba tudo sobre o roteiro da Costa do Sol Poente!

O Nordeste brasileiro

1. História

A região Nordeste do Brasil é composta por 9 estados e é bastante conhecida por sua história, tradições, culinária e belezas naturais.

Fazem parte dessa região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

É o terceiro maior complexo regional do país, ocupando 18,2% do território nacional. Dados do IBGE, de 2010, apontam o Nordeste como lar de 28% da população brasileira.

O Nordeste, desde a era pré-histórica, sempre foi habitado por povos indígenas. As evidências dessa população são encontradas em importantes sítios arqueológicos, como a Pedra do Ingá e a Pedra Furada.

Sobre a presença do europeu nessa região, há algumas teorias que indicam o espanhol Vicente Yáñez Pinzón como sendo o primeiro, chegando ao litoral Sul de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho) em 26 de janeiro de 1500.

Cabo Santo Agostinho

Cabo de Santo Agostinho

As terras, recém-descobertas, foram reivindicadas pelos portugueses em 22 de abril de 1500, com a chegada da frota liderada por Pedro Álvares Cabral.

No início do período colonial, os indígenas realizavam trocas comerciais com os europeus. Eles extraíam o pau-brasil em troca de outros itens.

Ao longo da colonização, eles passaram a ser incorporados ao domínio dos europeus ou exterminados por causa das constantes disputas territoriais contra senhores de engenhos.

2. Cultura

O complexo regional do Nordeste apresenta uma grande diversidade cultural, que é composta por várias manifestações. Uma delas se dá por meio do carnaval, que é o evento mais famoso da região.

Ele se destaca em cidades como Salvador, Olinda e Recife, atraindo milhares de turistas de todo o mundo. O carnaval nordestino é embalado pela riqueza musical da região, que emplaca todos os anos hits que contagiam o Brasil.

A região também é conhecida por outras tradições, como:

  • Maracatu;
  • Coco;
  • Festas Juninas;
  • Bumba-meu-boi;
  • Frevo;
  • Capoeira;
  • Lavagem da escadaria do Santuário do Senhor do Bonfim;
  • Candomblé;
  • Literatura de cordel;
  • Culinária;
  • Artesanato.

3. Curiosidades

Como a região é grande e bastante diversificada, apresenta características singulares.

Há muito o que conhecer no Nordeste, afinal, estamos falando de uma região rica em vários sentidos: belezas naturais, povo acolhedor e muita cultura.

Para que você saiba mais sobre esse pedaço do Brasil, listamos abaixo 10 curiosidades sobre o Nordeste:

  1. O Nordeste é a região brasileira que agrupa o maior número de estados. São 9 ao todo;
  2. A Bahia é responsável pela produção de 95% de todo o cacau brasileiro;
  3. O terceiro maior rio do país corta essa região: trata-se do São Francisco;
  4. Bons ventos! Essa região é a maior produtora de energia eólica do Brasil;
  5. A capital mais antiga do país está no Nordeste, e não é Salvador. Estamos falando de Recife, que foi fundada em 1537;
  6. A região abriga 5 paraísos ecológicos de suma importância para a nossa biodiversidade: Delta do Parnaíba (Piauí), Lençóis Maranhenses (Maranhão), Fernando de Noronha (Pernambuco), Arquipélago de Abrolhos e Chapada Diamantina (ambos na Bahia);
  7. O carnaval da Bahia surgiu no século XVIII;
  8. A revista norte-americana Newsweek apontou a cidade de Campina Grande, na Paraíba, como o Vale do Silício brasileiro, devido à sua alta produção tecnológica;
  9. Apesar de suas capitais serem conhecidas pelas belíssimas orlas, uma delas não é banhada pelo mar: Teresina, no Piauí;
  10. O litoral do Nordeste tem mais de 3.300 km de extensão, ou seja, praia para todos os gostos!

As informações foram extraídas do site Orgulho Nordestino.

Por falar em praia, vamos ao nosso roteiro?

As praias que fazem parte da rota Costa do Sol Poente

Apesar de ser um dos menores estados do Brasil, o Ceará tem 580 km de litoral. Nele, encontramos um dos roteiros mais conhecidos do país, o da Costa do Sol Poente, que apresenta dunas, falésias, lagoas e lagunas que formam a paisagem característica da região.

O passeio começa em Caucaia, município que faz parte da Região Metropolitana de Fortaleza, e segue em direção ao oeste. São quase 40 praias ao longo do caminho.

Listamos as 25 principais logo abaixo, indicando o que o turista pode fazer e as características de cada uma delas. Confira!

1. Iparana

A primeira parada da rota Costa do Sol Poente é a Praia de Iparana. Sua principal atração é uma unidade do SESC, que atrai muitos visitantes de Fortaleza.

O acesso se dá pelas ruas e avenidas à beira-mar de Fortaleza e Caucaia, além de linhas regulares de ônibus que se deslocam até lá.

A praia tem uma pequena faixa de areia sem pedras, onde ficam as barracas que atendem os turistas.

2. Pacheco

O próximo destino é uma praia bastante arborizada e cheia de casas de veraneio: a praia do Pacheco. Ela é uma das mais tranquilas de Caucaia, tendo seu acesso pelas ruas e avenidas à beira-mar.

Como não há estrutura turística no local, acaba sendo pouco procurada. A faixa de areia é curta por causa das pedras colocadas ali para conter o avanço do mar, além das residências.

Praia do Pacheco

Praia do Pacheco

3. Icaraí

Chegamos à praia de Icaraí, frequentada por muitos surfistas por causa de suas excelentes ondas. As barracas também atraem os jovens da região, que buscam por diversão.

Ao redor da praia, é possível encontrar pequenas vilas de pescadores, casas de veraneio e condomínios. Icaraí é extensa e tem pequenas dunas em alguns trechos. Ela é sede de alguns campeonatos de surfe e bodyboard.

4. Tabuba

A praia do Tabuba é um dos pontos mais atraentes do litoral cearense. Seu visual é deslumbrante e enche os olhos do turista.

Seu acesso se dá pela Rodovia da Costa do Sol Poente e pelas ruas e avenidas próximas ao mar, além de linhas de ônibus.

Essa praia tem uma larga faixa de areia clara, mar de água verde, coqueiros e barracas que atendem aos turistas. Suas características permitem a prática de kitesurfe e windsurfe.

Em suas dunas, há várias lagoas para se visitar. Por lá, é possível fazer passeios de buggy.

Praia de Tabuba

Praia do Tabuba

5. Cumbuco

Pertinho de Fortaleza, a praia do Cumbuco tem paisagens incríveis! Trata-se de um dos melhores locais para a prática do kitesurfe, atraindo turistas de várias partes do mundo.

Cumbuco é a praia mais badalada e movimentada de Caucaia, abrigando casas de veraneio, estabelecimentos comerciais, hotéis e restaurantes especializados em culinária internacional.

Suas dunas servem de cenário para passeios de buggy, que desvendam lagoas e permitem a prática de sandboard e skibunda.

6. Pecém

Saindo de Caucaia, chegamos ao município de São Gonçalo do Amarante. É lá que fica o nosso próximo destino: a praia do Pecém. Ali se encontra uma vila de pescadores e um mar bastante propício para a prática do surfe.

Artesãos também residem nela, produzindo peças com bordados em ponto cruz. A localização dessa praia é privilegiada e foi escolhida para receber o porto mais importante do estado.

7. Taíba

Seguindo a Rodovia Costa do Sol Poente, a cerca de 50 minutos de Fortaleza, encontramos a praia da Taíba. No local, há uma vila de pescadores situada em um rochedo que se projeta em direção ao mar.

O visitante encontra na Taíba ótimas opções de restaurantes e pousadas, além de várias árvores frutíferas: coqueiros, cajueiros e bananeiras. O mar dessa praia é generoso com os surfistas, oferecendo ondas grandes e constantes.

Praia da Taiba

Praia da Taíba

8. Paracuru

Paracuru tem um vasto coqueiral, enseadas, bicas, piscinas naturais, arrecifes, currais de peixes, jangadas e dunas. A diversidade encontrada nessa praia é incrível! Aproveite para subir nas dunas e contemplar o pôr do sol.

Na maré alta, quem gosta de surfe pode aproveitar os points Ronco do Mar e Pedra do Meio. Já na maré baixa, a praia fica perfeita para uma caminhada ou passeio de carro.

9. Lagoinha

Chegamos à praia da Lagoinha, localizada no município de Paraipaba. Lá, há um mirante natural de 50 metros, em um penhasco, ladeado pela única duna do Ceará que é de tom avermelhado.

A região, além do banho de mar, oferece ao turista passeios de buggy, quadriciclos, cavalos e jangadas. Procure programar sua parada aqui durante os dias úteis, pois nos finais de semana a Lagoinha costuma ficar lotada.

10. Guajiru

Localizada no município de Trairi, a praia de Guajiru fica a 134 km de Fortaleza e a menos de 20 km da sede da cidade.

O acesso a ela é todo asfaltado e o caminho que leva até lá é cercado de dunas e coqueiros, além de um parque eólico.

O mar é calmo e forma lindas piscinas naturais na maré baixa. O pôr do sol dessa praia é um dos mais bonitos que você pode presenciar. A localidade tem excelente oferta de pousadas e restaurantes.

11. Flecheiras

A praia de Flecheiras também fica no município de Trairi. Muito aconchegante, ela é um dos destinos mais indicados do litoral cearense para turistas que buscam por tranquilidade, belas paisagens e boa estrutura.

Trata-se de um paraíso de coqueirais, com bons ventos e piscinas naturais. Apesar de ser um destino menos explorado que os demais, a praia de Flecheiras oferece bastante conforto ao visitante.

Praia das Flecheiras

Praia de Flecheiras

12. Mundaú

Prepare a câmera fotográfica, porque a natureza foi extremamente generosa com a praia de Mundaú. O espetáculo oferecido é de encher os olhos do turista: dunas com areias brancas, lagoas, encontro entre rio e mar e vegetação nativa.

Um dos principais passeios na região é o de buggy, que desvenda as dunas e seus segredos. Aproveite para mergulhar na Lagoa das Cabaceiras, experimentar o peixe camurupim e os variados pratos à base de lagosta.

Praia de Mundaú

Praia de Mundaú

13. Baleia

A praia da Baleia mantém um ar primitivista, onde parece que o sossego chegou e jamais quis ir embora. Ela é formada por enseadas que se dispõem de forma sequencial, com areia fina e batida, além do mar calmo e de águas claras.

O lugar é muito familiar, quase não tem comércio e nem baladas. Na maré seca, a população local recolhe algas que servem para a culinária e que são exportadas para países como o Japão, que as usa para fabricar cosméticos.

14. Icaraí de Amontada

A praia de Icaraí de Amontada, também conhecida como Icaraizinho, encontra-se a 200 km de Fortaleza e abriga uma pequena e singular vila de pescadores.

Essa praia é ideal para quem deseja ficar longe de qualquer tipo de agito e também é um dos destinos mais procurados por quem pratica esportes de vela.

15. Caetanos de Cima

Os moradores da praia de Caetanos de Cima dizem que ela ganhou esse nome quando Caetano da Silva, na época fugindo da escravidão, chegou e se abrigou nesse paraíso. Lá não há pousadas e o visitante é recebido nas casas dos moradores.

A praia quase não tem ondas, o que a torna ideal para as crianças. Como é fora do eixo comercial, aproveite para deixar o celular de lado (até porque não há sinal) e curtir a natureza.

16. Barra das Moitas

Afastada do centro, a praia Barra das Moitas tem uma vila de pescadores e poucas opções de hospedagem. Existe um passeio de barco ou jangada no encontro do rio com o mar que pode ser feito quando a maré está baixa.

Nele, você aprende mais sobre a história do lugar. Aproveite para subir nas dunas e contemplar o pôr do sol.

17. Patos

A praia de Patos fica no litoral da cidade cearense de Itarema. Ela, que parece ser longe de tudo e de todos, se mostra como um verdadeiro oásis tropical.

Seu nome surgiu no ano de 1889 com a fundação de uma fazenda de marrecos, que logo foram confundidos com patos pelos moradores.

A praia apresenta uma combinação de areias claras e mar de águas rasas, com excelentes pontos de mergulho.

18. Torrões

Localizada a 14 km da sede do município de Itarema, a praia Torrões é bastante primitiva e tem paisagens de tirar o fôlego. É um refúgio perfeito para quem deseja ter uns dias de relaxamento.

Essa praia é cercada por dunas, rios, manguezais e uma beleza natural estonteante. Tem um porto natural, de onde partem os barcos pesqueiros que buscam lagostas no oceano.

19. Almofala

A praia de Almofala também é conhecida como a guardiã das tartarugas. Trata-se de uma das praias mais visitadas por turistas que vão a Itarema. Sua paisagem é composta por rios, lagoas, mangues e outros atrativos naturais.

Nela, é possível encontrar artesanato feito a partir da palha da carnaúba, árvore típica da região.

Na praia, encontra-se também uma das unidades do Projeto Tamar, que protege animais selvagens que ficam presos nas redes de pesca.

Praia de Almofala

Praia de Almofala

20. Tijuca

Durante a semana, a praia da Tijuca, em Itarema, fica deserta. Até as barracas que de lá permanecem fechadas, deixando a faixa de areia para o visitante que prefere um lugar mais tranquilo.

Nos fins de semana, o agito toma conta do lugar — inclusive durante a noite. O mar não é dos mais calmos, mas permite que o banhista possa desfrutar de uma água morna e limpa.

21. Porto do Barcos

A praia Porto dos Barcos ganhou esse nome por causa do porto que abastece o município de Acaraú. A praia, em si, não é muito movimentada e abriga muitos locais pouco modificados pela ação do ser humano.

Vale a pena visitar o local e conhecer o porto, para ver a maneira simples dos pescadores de levar suas vidas. No mangue presente na região, o turista pode encontrar várias espécies, como o cavalo-marinho.

22. Ilha do Guajiru

A praia ou Ilha do Guajiru também é conhecida como Cancún cearense.

Nos últimos anos, esse pedacinho do litoral vem atraindo visitantes de várias partes do mundo, que estão em busca do clima bucólico presente na vila de pescadores.

Praticantes de kitesurfe também frequentam o lugar, pois os ventos na região são bastante favoráveis.

23. Guajiru de Itarema

Praia com um visual encantador! Recebe muitos turistas na alta temporada. Conta com uma espaçosa faixa de areia dourada, mar calmo e de águas esverdeadas — lembra uma imensa piscina natural.

A praia é ideal para o banho de mar e a prática de esportes náuticos, como vela e windsurfe.

Como o mar é calmo, as crianças podem brincar e nadar com tranquilidade.

24. Jericoacoara

Jericoacoara figura entre as praias mais bonitas do mundo. Apesar da fama (anualmente atrai turistas de todas as partes do planeta), ela mantém o ritmo de vida da antiga vila de pescadores.

A região virou uma Área de Proteção Ambiental em 1984 e, posteriormente, Parque Nacional, em 2002. Ali se concentra um grande número de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.

Jericoacoara CE

Praia de Jericoacoara

As melhores praias de Jeri, como também é conhecida, são as lagoas.

A principal delas é Jijoca, que é dividida em duas partes: Lagoa Azul (rústica e com barracas simples) e Lagoa do Paraíso (mais sofisticada, com pousadas mais requintadas e restaurantes que oferecem aos seus clientes redes na lagoa e espreguiçadeiras).

A região é excelente para a prática de esportes náuticos, como o kitesurfe.

A praia mais próxima do centro da vila de Jericoacoara é muito frequentada pelo público que gosta de windsurfe e tem como grande destaque a duna do pôr do sol.

Todos os dias, os moradores e os turistas se encontram lá no final da tarde para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois disso, a vila vira uma festa!

25. Mangue Seco

A praia de Mangue Seco fica no caminho de Jericoacoara para a vila, onde o rio se encontra com o mar e forma uma lagoa de água salgada que serve de abrigo para animais como o cavalo-marinho.

No período chuvoso, que vai de janeiro a maio, surgem inúmeras lagoas de água doce na região, que se formam entre as dunas.

Os meios de transporte para chegar até os locais

Quem é de outros estados e vai ao Ceará pode chegar por dois meios de transporte: aéreo (Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins) e rodoviário (Terminal Rodoviário Eng. João Thomé). 

Para percorrer a rota da Costa do Sol Poente, é preferível que o viajante vá de carro.

A região está ganhando um aeroporto, em Jijoca de Jericoacoara, porém, como o percurso tem pouco mais do que 400 km, as praias podem ser visitadas com tranquilidade e no tempo do viajante com o auxílio de um automóvel alugado.

Os esportes para praticar na Costa do Sol Poente

Conforme você viu nas descrições das praias, a maioria delas é própria para a prática de esportes náuticos, como o kitesurfe e o windsurfe.

Em algumas delas, você também poderá praticar stand-up paddle e mergulho.

Uma das grandes vantagens de praticar esses esportes na Costa do Sol Poente é poder apreciar um dos mais belos espetáculos da natureza: o pôr do sol.

Graças a ele, a região ganhou esse nome. Com paisagens dignas de pinturas, sempre compostas por dunas, coqueirais, jangadas e um mar verde e cristalino, a prática dos esportes náuticos ganha um toque a mais de charme e emoção.

esportes na costa do sol

Quem aprecia o contato com a natureza precisa incluir essa rota em sua próxima viagem. Reserve alguns dias e aproveite o melhor de um litoral onde o sol sempre oferece um espetáculo ao partir.

O roteiro da Costa do Sol Poente é incrível e pode ser aproveitado por viajantes em família, casais e turmas de amigos.

São mais de 30 praias para aproveitar, com opções que dão desde o bucólico à agitação, passando por bons ventos para os praticantes de esportes náuticos e cenários de tirar o fôlego.

Preparado para pegar a estrada e conhecer cada um dos destinos da Costa do Sol Poente?

Antes de se organizar, nós te convidamos para ler um o guia “Viagem de carro em segurança“. Nele, você encontrará todas as dicas necessárias para percorrer esta e outras rotas mais.

 

Ebook Roteiros de viagem de carro


Deixe seu comentário