Diária do Aluguel de Carro

O que você precisa saber sobre a diária do aluguel de carro

Atualizado em: 08/09/2023Tags:

A diária do aluguel de carro é computada a cada 24 horas, iniciando a contagem a partir do momento em que você retira o veículo da agência.

Normalmente, é cobrado um valor predefinido por cada hora de atraso na entrega do veículo, entretanto para algumas locadoras o atraso é sinônimo de pagamento de mais uma diária.

Fique atento a todas as cláusulas do contrato de locação, o acordo firmado e assinado irá definir os valores a serem pagos no caso de horas adicionais. Confira abaixo outros cuidados que você deve ter:

Quilometragem controlada ou quilometragem livre?

Se você utilizar o carro apenas para trajetos curtos, o ideal é que você escolha o modelo controlado. Essa modalidade vem com uma quilometragem estabelecida, o preço é menor, e caso exceda os quilômetros rodados, paga-se um valor adicional que é calculado no momento da devolução.

Se a quilometragem for livre — como o próprio nome diz — não há limites para rodar. Nesse caso, você paga uma diária fixa e anda o quanto quiser.

E se eu bater ou levar multa com o carro alugado?

Se você cometer alguma infração de trânsito durante o aluguel, você deve pagar uma taxa administrativa para a locadora — além de, obviamente, pagar a multa.

É importante que você exija um comprovante com data e hora de retirada e devolução do veículo. Assim, você estará se resguardando contra qualquer infração ocorrida fora desse período.

Aluguel de Carros online

Quase todas as locadoras já incluem um seguro básico na tarifa. É importante lembrar que, em caso de sinistro, você deve pagar uma coparticipação na franquia, juntamente com a locadora.

Evite ainda que lhe cobrem por qualquer dano no veículo que tenha sido causado antes do seu aluguel. Por isso fique atento na vistoria, procure por arranhados, amassados e repare nas condições do veículo antes de alugar. Peça que todas essas avarias constem no contrato.

Que cuidados devo ter ao devolver o carro alugado?

Caso queira adiantar ou atrasar a data de devolução, você deve comunicar à locadora com pelo menos 24 horas de antecedência. Se o atraso for maior de dois dias, pode ser configurada uma apropriação indébita.

Você deve devolver o veículo com a mesma quantidade de combustível, normalmente com o tanque cheio, de quando foi retirado. Existe uma cobrança sobre a diferença de combustível inicial e final, de acordo com uma tabela da locadora. Lembre-se de que abastecer no posto sempre vai ser mais barato.

Diária do aluguel de carro

Gostou de aprender sobre o que você está pagando em uma diária do aluguel de carro? Economize mais pesquisando os melhores preços de locadoras de veículos, acesse CarroAluguel.com.


4 Comentários

  1. Shirlei Aparecida Busa Stelli 07/10/2019 at 12:16 pm - Responder

    Gostaria de saber valores de aluguel de carro, sou de Ribeirão Preto sp,

    • CarroAluguel 23/10/2019 at 10:10 am - Responder

      Oi, Shirlei, tudo bem? Para te enviarmos as melhores ofertas, precisamos que você nos informe as datas de retirada e devolução do veículo. Entre em contato conosco para tirarmos a sua dúvida, no chat do site CarroAluguel.com ou no telefone: 4003 6851.😁

  2. BRENO BESSA PEREIRA DA SILVA 22/03/2023 at 2:43 pm - Responder

    Carro passou um dia na oficina tenho que paga esse dia?

    • CarroAluguel 24/03/2023 at 4:19 pm - Responder

      Olá, Breno! Vai depender da situação.
      Se o veículo teve problemas mecânicos e foi guinchado para a oficina, o contrato é encerrado. Se for apenas manutenção ou reparo eventual necessário, o contrato segue correndo normal com a cobrança de todas as diárias.

Deixe seu comentário