Aulas de direção: o essencial que você deve conhecer

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

No post de hoje falaremos sobre regras que todo motorista iniciante deve saber para conseguir se sair bem nas aulas de direção da autoescola. Vale ressaltar que para ter direito a tirar a carteira de habilitação é necessário ser maior de 18 anos.

Nunca é tarde para aprender ou ter pelo menos uma noção de como é dirigir. Para isso, desenvolvemos um post com dicas básicas sobre aulas de direção.

É comum pais e amigos ensinarem aos não habilitados a dirigir, mas será essa uma técnica inteligente?

O correto é que todo aprendiz tenha o primeiro contato com a direção na autoescola. Sabemos, porém, que muitos decidem começar antes do tempo e pedem para familiares, já experientes, que os ensinem.

CarroAluguel

Segundo os avaliadores, motoristas que aprendem a dirigir antes de fazerem as aulas, em sua grande maioria, acabam tendo resultado contrário ao que esperam. Os “vícios de direção” dos professores geralmente são passados para os alunos.

Dessa forma, aconselha-se que tenha sim um interesse por dirigir, observando outros motoristas, por exemplo, mas que não se aventure em aulas dadas por estes.

A primeira atitude que uma pessoa interessada em aprender a dirigir deve fazer é matricular-se numa autoescola. Acompanhe nossas dicas e fique de olho nos ensinamentos do seu instrutor.

O que você precisa saber antes das aulas de direção

Apresentamos aqui nossas dicas para você dar os primeiros passos a fim de obter sua CNH.

.

Aulas de direção – 1ª etapa: Conhecer o veículo e seus elementos básicos

Você deve entrar no carro e conhecer seus aspectos e normas básicas como: sentar no banco do motorista, regular a distância do assento, ajustar os espelhos e colocar o cinto de segurança.

regular assento do carro

Ainda com o carro desligado, faça uma simulação das suas ações, solte e puxe o freio de mão, passe as marchas da primeira até a quinta e depois as reduza, utilize a seta para sinalizar curvas à direita e à esquerda, aperte o freio, a embreagem e o acelerador.

Faça como se fosse uma aula de direção, como se estivesse dirigindo. Repita algumas vezes até sentir-se mais seguro. Siga para a próxima etapa.

.

Aulas de direção – 2ª etapa: Ligar o carro

É sempre aconselhável estar num lugar calmo, sem trânsito ou pedestres, para dar partida no carro. Fique calmo, lembre-se que seu instrutor estará sempre ao seu lado para auxiliá-lo. Afirmamos que isso não é aconselhável, mas caso você esteja aprendendo a dirigir com outra pessoa, fique atento a tudo o que ela tem a dizer.

ligar carro

Coloque a marcha do carro em ponto morto, depois vire a chave, ligue o veículo dando a partida do motor e solte a chave. Lembre-se de ficar com o pé no freio para evitar que o carro se mova ao soltar o freio de mão, nossa próxima etapa.

.

Aulas de direção – 3ª etapa: Sair com o carro

Quando estiver preparado é hora de sair com o carro. Lembre-se: o pé esquerdo sempre é usado na embreagem e o pé direito é utilizado para acelerar e frear.

engatar primeira marcha

Primeiro solte o freio de mão, depois pise na embreagem e coloque na primeira marcha. Acelere cautelosamente, mantendo a aceleração baixa. Ao mesmo tempo, comece a soltar a embreagem lentamente. Depois de soltá-la totalmente o carro começará a andar. Treine seu controle, pois esse é o ponto onde os iniciantes mais erram.

Após dominar a embreagem, você pode acelerar mais um pouco e passar para a próxima etapa: trocar as marchas.

.

Aulas de direção – 4ª etapa: Trocar as marchas

Depois de sentir-se confiante é hora de dar os próximos passos.

Conforme você for acelerando o carro, começará a perceber um barulho diferente do motor, como se ele estivesse sendo forçado mais do que aguenta. Nesse momento os giros do motor estão muito elevados e você deve passar de marcha. Com o tempo este se tornará um movimento automático, não se preocupe com a dificuldade no começo.

pá embreagem e acelerador

Para mudar de marcha, pressione a embreagem com o pé esquerdo e troque para a segunda. Solte a embreagem lentamente e espere o momento de passar para a terceira. Caso você solte a marcha rapidamente, sentirá um tranco no carro.

Lembre-se de pisar na embreagem sempre que for diminuir ou aumentar a marcha.

Para que você se oriente melhor, segue abaixo a lista de troca de marchas:

  • 1ª marcha – usada no momento da arrancada e para controlar embreagens e balizas.
  • 2ª marcha – carro andando a 20 km/h
  • 3ª marcha – carro andando a 30km/h
  • 4ª marcha – vias de 60km/h
  • 5ª marcha – rodovias

Vale ressaltar que você ainda não está apto a pegar estradas e rodovias, portanto não passe da terceira marcha.

.

Aulas de direção – 5ª etapa: Parar o carro

Todo carro possui um freio-motor que desacelera o veículo após o motorista soltar o acelerador. Sendo assim, com o carro engatado sem estar sendo acelerado e já perdendo a velocidade, pise no freio devagar para acelerar o processo de parada.

pedal do freio

Quando o veículo estiver quase totalmente parado, pise na embreagem ao mesmo tempo em que continua a pisar devagar no freio. Caso você pare o carro sem pisar na embreagem ele irá “morrer”, como dizem os motoristas.

O momento certo de se fazer isso vai sendo aprendido na prática, então não se preocupe se não acertar da primeira vez.

.

Aulas de direção – 6ª etapa: Engatar marcha ré

Cada modelo de veículo possui um sistema diferente para engatar a marcha ré, alguns para frente, outros para trás e ainda outros que precisam de algum comando adicional para engatá-la. Por isso, como dissemos lá em cima, é importante conhecer o carro.

Coloque a marcha em ponto morto e pressione a embreagem completamente para engatar a ré da mesma forma que as marchas das etapas anteriores.

engatar marcha ré

Estudando essas etapas, com certeza, você já saberá o essencial sobre aulas de direção e se sairá muito bem quando for colocá-las em prática. Fique tranquilo e siga as instruções.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe conosco sua opinião e continue acompanhando nossos posts!

.

Um comentário

  1. Auto Escola 29/01/2022 at 3:09 pm - Responder

    Gostei bastante deste conteúdo, é justamente o que eu estava buscando.

Deixe seu comentário