Como fazer viagens de longa distância com segurança

Atualizado em: 24/08/2023

Você já programou onde ficar, quando ir e o que fazer durante a viagem de férias tão esperada. Mas agora chegou a hora e você não sabe quais cuidados tomar com o carro? Preparamos uma lista de algumas dicas para ajudar quem vai viajar e vai ficar horas e horas dentro do carro. Siga as sugestões abaixo e esteja pronto para viajar com toda a segurança!

Para começar, fazer revisão no automóvel antes de longas viagens é fundamental. Para evitar gastos com o check up e possíveis trocas de equipamentos, que tal optar pelo aluguel de carro? É muito indicado para viagens em família e a negócios, pois você economiza na revisão e tem a possibilidade de utilizar um carro até mais confortável e espaçoso que o seu durante o período da viagem. Alguns tipos de carros bem adequados para longas viagens são os Sedan, os Sedan médios ou as Minivans, devido ao espaço interno e funções que possuem.

Se você está na correria de arrumar as malas e não tem tempo para ir até uma locadora de veículos escolher o carro e fazer a reserva, use o serviço do CarroAluguel.com. O site lhe ajuda a encontrar o veículo que mais tem a ver com você e permite a reserva na mesma hora. Um fator bem legal é que o site reúne diversas locadoras do Brasil e, inclusive, admite fazer o aluguel de carro internacional.

Caso a viagem seja muito longa, faça paradas a cada três ou quatro horas para esticar o corpo e descansar a mente e a vista. Aproveite e alongue bem o pescoço e as pernas.

E as malas? O que levar para passar bem durante o bom tempo em que vai estar na estrada? As primeiras coisas de que você não pode se esquecer são os itens essenciais. Remédios que toma periodicamente, um conjunto de roupa reserva, escova de dente e óculos de sol devem estar obrigatoriamente em uma mochila de fácil acesso para evitar contratempos ou incômodos. Com relação à roupa, procure escolher uma muda que se adéque a outras condições de tempo. Por exemplo, se você estiver saindo de um lugar onde faça sol e esteja quente, leve roupas de inverno para você não passar frio caso encontre uma queda de temperatura no caminho ou no destino final. Os óculos de sol são importantes para evitar cansaço nos olhos e proporcionar mais conforto, principalmente ao motorista. Uma outra dica é carregar um travesseiro para os passageiros descansarem durante o trajeto. Porém, fique atento para que sempre haja alguém acordado junto com o motorista. A solidão na estrada causa tédio e muitas vezes sonolência, colocando em risco a segurança de todos.

Até mesmo em viagens curtas a alimentação é um problema. Em percursos mais longos, então, costuma ser um incômodo bem grande. A saída da maioria das pessoas para isso é a parada rápida em lanchonetes, postos de gasolina e restaurantes à beira da estrada para comer um salgado. Mas o ideal é que você leve consigo lanche e bebida. Evite alimentos gordurosos ou pesados. Já que você vai ficar muito tempo no carro e pode encontrar estradas com muitas curvas e buracos, procure não consumir alimentos ou bebidas que causem enjôo e náuseas. Frutas, biscoitos e barras de cereal, além de saudáveis, são opções práticas e, exceto pelas frutas que devem ficar na geladeira, não-perecíveis.

Abuse da água! Se estiver muito quente você precisará se hidratar com bastante frequência e, para isso, levar garrafinhas de água de casa é a melhor escolha.

Um grande problema: o que fazer com as crianças? Carregar algo para entretê-las durante as várias horas em que ficarão paradas é o mais aconselhado. Leve pequenos jogos ou brincadeiras que fixem sua atenção enquanto elas não pegarem no sono. Lembre-se de tomar cuidado com a segurança dos pequenos! Não deixe de usar as cadeirinhas e assentos certos para cada idade. Para mais dicas de como transportar crianças no carro, clique aqui.

Procure viajar durante o dia, pois a maior visibilidade ajuda a se prevenir melhor de buracos e obstáculos na pista e causa menos sonolência ao motorista.  Se for viajar à noite, procure fazer paradas mais frequentes do que faria se tivesse a luz sol e o maior movimento de carros a seu favor para mantê-lo acordado e atento.

Siga nossas dicas e ajude a diminuir a probabilidade de passar por imprevistos desagradáveis na estrada. Vale lembrar: em toda viagem que fizer, cuide para não exceder o limite de velocidade.

Deixe seu comentário