post-categorias-capa

Quais as categorias de carro alugado?

Atualizado em: 11/09/2023

Você está planejando locar um veículo e quer entender melhor sobre as categorias de carro alugado disponíveis? 

Ao efetuar uma reserva numa locadora, a escolha é feita pela categoria do carro, não pelo modelo exato. Estes grupos são definidos por diversas características, como tipo de motor (econômico, por exemplo), design do porta-malas (estilo hatch), número de portas, presença de direção hidráulica, tipo de câmbio (automático ou manual), entre outras. Devido à variedade de automóveis que se enquadram em cada categoria, nas cotações frequentemente são listados os modelos específicos seguidos de “ou similar”. Assim, o carro exato só é determinado ao retirá-lo, conforme a disponibilidade no local. 

Dentre as diversas categorias disponíveis, há opções para atender todo o tipo de necessidade, abrangendo variados padrões de conforto e potência, além de diferentes tamanhos, preços e finalidades. Nesta postagem, apresentamos dez grupos distintos de categorias de carro alugado para ajudá-lo a entender melhor suas opções. Acompanhe a seguir! 

Econômico e Compacto  

Categorias de carro alugado - Econômico e Compacto

           Econômico e Compacto

Ao pesquisar sobre categorias de carro alugado, você está buscando equilíbrio entre agilidade, funcionalidade e economia? Os grupos Econômico ou Compacto podem ser sua melhor escolha! Ambos são perfeitos para aqueles que desejam praticidade em ambientes urbanos, com design característico de porta-malas integrado, normalmente chamado “hatchback”. Dependendo do modelo escolhido, o espaço do porta-malas pode variar: 200 litros, com acomodação para duas malas pequenas, e até 300 litros, espaço para uma mala média e outra pequena. E para garantir o conforto em qualquer estação, todos vêm equipados com ar-condicionado. 

Os modelos Econômicos, que incluem veículos como o Kwid da Renault, Mobi da Fiat, entre outros, são reconhecidos como veículos de entrada. Possuem quatro portas, câmbio manual, direção assistida – seja ela hidráulica ou elétrica – e com motor, geralmente, 1.0. São flex, adaptando-se à gasolina ou etanol, conforme a necessidade. Embora projetados com cinco cintos de segurança para acomodar o mesmo número de passageiros, para desfrutar de um conforto ideal, especialmente em viagens mais longas, é sugerido que se limite a quatro ocupantes. 

Já os Compactos vão além. Inclui-se opções como o Ônix da Chevrolet, HB20 da Hyundai, Polo da Volkswagen e outros modelos que podem compor a frota da locadora. Esses tendem a ter motores um pouco mais potentes, por vezes acima de 1.0, e em raras situações, a opção de câmbio automático. Também são veículos flex e, assim como os Econômicos, embora possam acomodar cinco pessoas graças aos cinco cintos de segurança, a experiência é mais confortável para quatro passageiros em trajetos mais extensos. 

Seja em modelos Econômicos ou Compactos, a locação desses veículos garante uma condução eficiente e prática, ideal para a dinâmica urbana. 

Sedan e Sedan Compacto

Categorias de carro alugado - Sedan e Sedan Compacto

                                          Sedan e Sedan Compacto

 Você procura por espaço, conforto e design clássico? A categoria Sedan pode ser uma opção perfeita! Divididos em Sedan Compacto e Sedan tradicional, ambos se destacam por serem ‘três volumes’, caracterizados pelos espaços separados para o motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas. 

O Sedan Compacto geralmente é uma extensão dos modelos econômicos e compactos, mas com a particularidade de apresentar o design ‘três volumes’. Sua motorização costuma ser econômica, frequentemente de 1.0. Em versões mais sofisticadas, esta propulsão pode ser ampliada. Alguns exemplos dessa categoria são o Voyage da Volkswagen, Ônix Plus da Chevrolet e HB20S da Hyundai. 

Já o Sedan tradicional oferece uma experiência mais luxuosa. São carros maiores, com uma motorização mais robusta e, em certas versões, com opção turbo. Para o segmento destacam-se o Corolla da Toyota e Cruze da Chevrolet, entre outros modelos. 

Em ambas as categorias os carros são bicombustíveis (aceitam gasolina ou etanol) e contam com direção assistida, que facilita a condução por serem elétricas ou hidráulicas. Conforme o modelo escolhido, há opções de câmbio manual ou automático. Todos são equipados com ar-condicionado. Vale ressaltar que os porta-malas oferecem capacidade acima de 450 litros, acomodando pelo menos duas malas de bom tamanho. 

SUV e SUV Compacta

Categorias de carro alugado - SUV e SUV Compacta

                                       SUV e SUV Compacta

Para quem busca combinar robustez com elegância dentre as categorias de carro alugado, os veículos da categoria SUV e SUV Compacta se destacam. Os SUVs, ou “Veículos Utilitários Esportivos”(quando a sigla é traduzida para o português) são a escolha ideal para aqueles que desejam uma postura elevada na estrada, mais espaço e funcionalidades premium. 

Uma SUV Compacta apresenta a combinação perfeita de espaço e versatilidade para aqueles que buscam a robustez dos SUVs em um tamanho mais manejável. Esses veículos, com modelos como a Duster da Renault, Creta da Hyundai e Jeep Renegade, oferecem um porta-malas espaçoso, facilitando a acomodação de várias bagagens, tornando-se uma escolha prática para viagens e compromissos diários. 

Por outro lado, a categoria SUV eleva a experiência em utilitários esportivos com espaço interno ampliado e um porta-malas ainda mais generoso. O diferencial, entretanto, não se limita ao espaço: esses veículos são mais sofisticados, vindo equipados com recursos de alta tecnologia e acabamentos premium. Modelos emblemáticos dessa categoria, como o Jeep Compass e o Audi Q3, representam bem a mistura de luxo, espaço e inovação que uma SUV pode oferecer. 

Características gerais que permeiam ambas as categorias incluem: a versatilidade em aceitar tanto gasolina quanto etanol, ar-condicionado, direção assistida, opção de câmbio manual ou automático, sensores de estacionamento, centrais multimídia com conexão para smartphones, controles de tração e estabilidade, além de diversas assistências ao motorista para uma condução mais segura e confortável. 

Minivan 7 Lugares

Categorias de carro alugado - Minivan 7 lugares

                                    Minivan 7 lugares

Ao planejar uma viagem em família ou com um grupo maior de pessoas, o espaço e o conforto são fatores decisivos na escolha do veículo. No que se refere às categorias de carro alugado, as Minivans de 7 Lugares, com modelos representativos como a Spin da Chevrolet e o Tiggo 8 da Chery, surgem como uma solução ideal para tais situações. 

O grande diferencial desses veículos é, sem dúvida, a presença de uma terceira fileira de bancos. Essas Minivans são desenhadas para transportar de 5 a 7 pessoas, garantindo que cada passageiro desfrute de uma viagem agradável. Equipadas com uma gama de acessórios modernos, muitas delas oferecem direção assistida, opção de câmbio manual ou automático — dependendo da disponibilidade na locadora e no momento da reserva —, ar-condicionado, sistemas de áudio e entretenimento integrados, sensores de estacionamento, entre outros confortos. 

No entanto, uma característica importante a se considerar é a flexibilidade da disposição dos bancos. Especificamente na Spin, para aproveitar a capacidade total de 7 lugares, é necessário armar a última fileira. Isso permite acomodar mais passageiros, mas o espaço para bagagem é comprometido. Adicionalmente, os assentos dessa última fileira podem não oferecer o mesmo nível de conforto que os demais. Portanto, é essencial avaliar as necessidades específicas da sua viagem ao optar por um veículo do tipo. 

Furgão e Utilitários

Categorias de carro alugado - Furgão e Utilitários

                                   Furgão e Utilitários

Os furgões e utilitários são a escolha certeira para aqueles que pesquisam categorias de carro alugado e precisam de um veículo robusto, além de eficaz no transporte de cargas. Destacando-se por sua capacidade e versatilidade, a Fiorino da Fiat, com motor 1.3, e a Kangoo da Renault, com motor 1.6, são modelos exemplares dessa categoria. 

Ambos acomodam até 2 passageiros e são equipados com ar-condicionado e direção assistida para uma condução confortável. Com câmbio manual e flexibilidade no abastecimento, tanto com gasolina quanto etanol, esses veículos são práticos para o dia a dia. 

O diferencial está no amplo furgão tipo baú, capaz de transportar aproximadamente 600 kg de carga, protegendo-a das adversidades climáticas. Portanto, para transportes que exigem abrigo e organização, a Fiorino, Kangoo, entre outros modelos, são opções ideais.  

Picape e Picape Compacta

Categorias de carro alugado - Picapes

                                      Picape e Picape Compacta

As categorias de veículos Picape e Picape Compacta também se destacam pela robustez e capacidade de carga. Mas, embora ambas apresentem essas características, são projetadas para necessidades diferentes. Veja os exemplos abaixo: 

Picape Compacta

As Picapes Compactas são ideais para quem precisa de eficiência em trajetos urbanos, sem abrir mão da capacidade de transporte de carga. Com espaço para até 600 kg, modelos como a Fiat Strada, com motor 1.3, e a Saveiro da Volkswagen, com motor 1.6, são opções populares. Ambos acomodam duas pessoas e vêm equipados com câmbio manual, direção assistida e ar-condicionado. E, independentemente do modelo, elas funcionam com combustível flex. 

Picape

Em contraste, as Picapes são veículos de maior porte e mais robustos. Com cabine dupla, elas se destacam pela perfeição aos que precisam acomodar até 5 passageiros sem comprometer a capacidade de carga, que varia entre 1000 e 1100 kg. Há como enfatizar alguns modelos, como o Amarok da Volkswagen, Ranger da Ford e S10 da Chevrolet. Em termos de motorização, variam de 2.2 até 3.2, com opções que incluem turbo. Os recursos adicionais também variam, porém, comuns a muitos modelos são os sistemas de multimídia, o controle automático de clima e o sensor de estacionamento. O cliente pode optar por câmbio manual ou automático e decidir pelo combustível, seja gasolina ou diesel, já no momento da reserva. 

Para concluir, seja para uso urbano ou mais exigente, as picapes são uma escolha resistente e versátil. O modelo e as especificações exatas dependem da frota da locadora e da disponibilidade no momento. 

Luxo  

Categorias de carro alugado - Luxo

                                                      Luxo

Dentre as categorias de carro alugado, os veículos de luxo são verdadeiros representantes de elegância e sofisticação no mundo automobilístico. Com eles, não apenas destaca-se o status, mas também se desfruta de uma experiência de condução inigualável e avançada. 

Escolher um veículo de luxo é optar por um padrão superior em design, desempenho e conforto. Esses veículos são movidos por motores potentes e, em alguns modelos que possam ser equipados com turbinas, garantem não apenas uma resposta mais ágil nas acelerações, mas também uma eficiência de combustível surpreendente. Modelos icônicos como o Audi A5 e o Mercedes C180 fazem parte desse distinto grupo.  

No interior dos carros, o foco recai sobre o conforto meticuloso: bancos com ajustes elétricos e memória, sistema de som de alta-definição, acabamento em materiais de primeira linha, teto solar, câmbio automático e controle de temperatura. Com espaço para acomodar até 5 pessoas, garantem uma viagem serena e prazerosa para todos os ocupantes. Embora muitos sejam adaptáveis quanto ao tipo de combustível, é importante verificar a especificação de cada modelo no momento da reserva, especialmente no caso dos importados. 

Finalizando, para aqueles que buscam uma experiência de condução sem concessões, a categoria Luxo é a escolha ideal. Lembre-se de que a disponibilidade de modelos específicos pode variar conforme a frota da locadora e o período escolhido. 

Categorias de carro alugado: conclusão

Pesquisou as categorias de carro alugado e está pronto para fazer a escolha certa?  

Diante das suas necessidades e agora com o conhecimento sobre as categorias de veículos da CarroAluguel, a próxima decisão será ainda mais acertada.  

Visite nosso site e confira as melhores opções! 

 

2 Comentários

  1. Janaina Silva Santos 30/01/2023 at 1:17 pm - Responder

    Preciso alugar um carro final de semana me ligue 31 99918-4090 Obrigado

    • CarroAluguel 14/02/2023 at 2:56 pm - Responder

      Olá, Janaina! Tudo bem? Você pode estar entrando em contato pelo nosso whatsapp, caso preferir, ou então ligar para o nosso callcenter. Para ambas as opções, o telefone é 0800 008 5950. Ou reservar direto pelo nosso site https://www.carroaluguel.com/

Deixe seu comentário