Categorias de carros para alugar

Conheça as categorias de carros para alugar existentes

Conheça as categorias de carros para alugar existentes
Avalie

Quando você faz uma reserva em uma locadora, é garantido apenas que o veículo terá as características da categoria de carros para alugar que você deseja — o modelo só é apresentado na retirada do veículo, de acordo com a disponibilidade.

Dentre as categorias, existem veículos para todo tipo de necessidade: diferentes níveis de conforto, potência, tamanho, preço e finalidade. Neste post, separamos aqui 8 grupos distintos. Confira, a seguir, quais são eles!

1. Carros para alugar básicos

Indicados para quem só quer chegar de um ponto da cidade ao outro, com o máximo de economia. Os carros básicos são veículos com duas portas, motor 1.0, câmbio manual, sem ar condicionado e direção hidráulica.

Todos eles são carros hatch, como Gol, Celta e Pálio, onde o porta-malas é integrado ao habitáculo dos passageiros, em um único volume. Por isso, a capacidade do porta-malas é limitada.

volkswagen gol

Apesar de a maioria ter lugar para 5 pessoas, não é bom utilizar a capacidade máxima. Transporte no máximo 4 pessoas, para que ninguém fique apertado no banco traseiro.

Com muitos passageiros, o motor 1.0 não produz a força necessária para o carro andar normalmente. Por isso, ele pode acabar morrendo várias vezes, principalmente nas arrancadas em ladeiras.

2. Carros básicos com ar-condicionado + direção hidráulica e carros compactos

Nas estações quentes e locais de clima tropical, opte por carros com ar-condicionado. Porém, o aparelho “rouba” um pouco da potência do motor, tornando esse modelo contraindicado para transportar muitos passageiros.

O excesso de passageiros também deixa a direção mais pesada. Por isso, quem vai levar muita gente precisa alugar um carro com direção hidráulica.

Praticamente todos possuem 4 portas. Por isso, são veículos para quem quer aliar economia e conforto. São ótimos para viagens e utilização na cidade — desde que não seja usada a lotação máxima.

Os carros compactos são semelhantes aos básicos, porém com uma motorização de 1.3 a 1.6. A categoria inclui veículos como Onix e Sandero, que aguentam um número maior de passageiros, apesar de não oferecerem total conforto para quem fica atrás.

3. Sedans 1.0 e sedans compactos

Os sedans 1.0 são veículos como o Classic e o Siena, com praticamente as mesmas características dos carros básicos, porém com o porta-malas em um volume separado do habitáculo dos passageiros — portanto, com capacidade maior para bagagens.

Ford Ka +

No entanto, o volume a mais deixa o carro um pouco mais pesado. Como eles geralmente têm motores 1.0, não são indicados para transportar muitos passageiros. Você pode optar pela categoria simplescom ar-condicionadocom direção hidráulica ou com os dois.

Os sedans compactos são veículos como Voyage, Cobalt e Logan. Eles têm características semelhantes à dos compactos comuns, porém com um espaço de porta-malas maior. Por isso, são indicados para quem vai viajar e levar muita bagagem.

4. Sedans médios, executivos, blindados e de luxo

Os sedans médios são veículos como New Fiesta e Sentra, indicados para quem quer o conforto dos sedans, porém com mais robustez.

Ford Fiesta

Os executivos são para quem faz questão de conforto. Por exemplo, praticamente todos eles possuem câmbio automático, como o Corolla, o Jetta e o Cruze. Para quem ocupa uma posição que exige uma segurança maior, existem os blindados, como o Sonata e o Mercedes C180.

Para um luxo extra, existem os modelos elegantes e sofisticados, como o Audi A4 e o Audi A5. Eles possuem porta-malas bem espaçosos, motores acima de 2.0 e sistema de navegação por satélite.

5. Station Wagons, minivans, vans compactas e médias

Station Wagons são veículos como Palio Weekend e Spacefox, que oferecerem espaço para 5 pessoas, mas sem muito conforto para quem está atrás. Porém, como possuem porta-malas grandes, são indicados para quem não vai transportar muita gente, mas precisa de espaço para bagagens volumosas.

Se você pretende viajar com um número maior de pessoas e precisa de espaço para as bagagens, o ideal é que você alugue uma minivan ou uma van compacta. São modelos como Idea, Zafira e Meriva, nos quais háa opção de abaixar os bancos de trás, aumentando o espaço para bagagens.

Aluguel de Carros online

As vans médias e multivans incluem modelos como Doblò e Kangoo. A grande diferença delas para as Minivans é a presença de uma fileira a mais de bancos. São veículos mais pesados, que levam de 5 a 7 pessoas e possuem motores mais fortes — a maioria tem potências de 1.4, 1.6 e 1.8.

Você pode optar pelo uso do espaço do veículo para levar bagagem. Porém, é necessário abaixar a última fileira de bancos, diminuindo a capacidade para 5 pessoas.

6. Vans

Se você deseja transportar um grupo maior do que 8 pessoas, alugue uma van como a Jumper ou a Mercedes Vito. Além do espaço para bagagens, elas são bem espaçosas internamente. Por terem motores superiores a 2.0, possuem excelente desempenho na estrada.

São ótimas para casamentos e formaturas, principalmente em outras cidades. Converse com a locadora sobre a sua necessidade e veja qual é a melhor opção para você.

A procura pelas vans é bem grande na alta temporada e em feriados prolongados. Portanto, faça a reserva com muita antecedência, se você quiser alugar em alguma época dessas.

7. Mini camionetes, utilitários e furgões

Se você precisa levar muita carga e vai viajar sozinho ou com um acompanhante, alugue uma mini camionete como a Saveiro, a Strada ou a Montana. Elas são ideais para quem não quer gastar muito e precisa fazer algum serviço pesado, como uma obra ou o transporte de uma carga grande.

Saveiro

Porém, se você vai fazer esse tipo de serviço e precisa transportar mais pessoas, o ideal é o aluguel de um utilitário, como uma Kombi. Esses veículos também são indicados para quem vai transportar alguma carga que precisa ser protegida do tempo.

Entretanto, o formato é um dos grandes problemas dos utilitários. Além de oferecerem pouca estabilidade, o motorista praticamente não possui qualquer proteção.

Com um espaço um pouco menor e a capacidade de levar apenas um passageiro, você pode alugar um furgão. Nessa categoria estão inclusos veículos como Fiorino e Kangoo.

8. Pick-ups, SUVs e SUVs compactos

Se você precisa levar carga para algum sítio ou outro lugar de relevo acidentado, o ideal é o aluguel de uma pick-up, como a S-10, a Amarok ou a Ranger.

Com cabines duplas e espaço para mais passageiros, as pick-ups são mais confortáveis do que as mini camionetes. Outras vantagens desses veículos estão na tração 4×4 e no motor a diesel, que é um combustível mais barato.

Se você for para um sítio, mas não vai levar muita carga, ou quer proteger a carga do tempo, o ideal é o aluguel de um SUV como Santa Fé, BMW X1 ou Freemont. Os SUVs são semelhantes às pick-ups, porém com o espaço de carga e o habitáculo de passageiros no mesmo volume.

Duster

Para quem prefere um veículo menos robusto e mais econômico, uma boa opção é um SUV compacto, como Duster, Ecosport ou Jeep Renegade.

Já decidiu qual é a categoria de carro para alugar mais adequada para você? Então agora acesse nosso site e garanta o melhor preço em sua próxima locação.


 

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *