CNH

Categorias de CNH: conheça os tipos de carteira de motorista

Atualizado em: 08/03/2024Tags:

Todos sabemos que para dirigir o primeiro passo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é frequentar a autoescola, obter capacitação e fazer os exames teórico e prático.

Porém, há certa confusão na maioria das pessoas em relação às categorias de CNH. O que são as letras? Para que servem? Ser habilitado nos permite guiar qualquer tipo de veículo?

Confira tudo o que você precisa saber sobre as categorias de carteira de motorista no Brasil!

Quais são as categorias de CNH?

A carteira de motorista no Brasil é categorizada de acordo com o tipo de carro que o condutor está habilitado a conduzir.

Isso é definido através de testes teóricos e exames de aptidão específicos para cada uma das categorias. Abaixo, descrevemos uma a uma e suas respectivas características.

Comparativo das 5 categorias de CNH

CNH Categoria A

A categoria A da CNH habilita a condução de veículos com duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, como motos, triciclos, motonetas ou até mesmo ciclomotores. Ela permite condução de qualquer tipo de veículo de duas ou três rodas, independente das cilindradas.

Para obtê-la, é necessário ter 18 anos, fazer no mínimo 20 horas/aula, sendo 4 à noite (no caso de adição da categoria A, em sendo habilitado em outras, tais como B, C, D e E, necessário 15 horas/aula, sendo 3 delas à noite)

Ainda, é preciso os exames normais de direção, legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, e aptidão física e mental.
cnh

CNH Categoria B

A categoria B de CNH habilita a condução de veículos cujo peso total não passe de 3500 kg (exceto aqueles abrangidos pela categoria A). Além disso, a lotação do automóvel não pode passar de 9 lugares (contando com o motorista).

Alguns exemplos de veículos permitidos na categoria B de CNH são carros de passeio, SUVs e caminhonetes.

Os habilitados nessa categoria também poderão conduzir autos do tipo motor-casa com peso não superior a 6000 kg, respeitada a condição de que não poderão ultrapassar de 9 passageiros, incluindo o motorista.

CarroAluguel

Para essa categoria de CNH, é necessário ter 18 anos completos, passar por pelo menos 25 horas/aula, sendo 5 delas no período noturno, e no caso de adição (quem for habilitado na categoria A), deverá passar por 20 horas/aula, 4 delas à noites.

Até 30% da carga horária, de forma facultativa, pode ser substituída por aulas realizadas em simulador de direção veicular.

Além disso, é necessário os exames práticos, de legislação, direção defensiva, primeiros socorros e aptidão física e mental.

Categoria B

CNH Categoria C

Habilita a condução de veículos usados em transporte de carga, cujo peso total esteja entre 3500 e 6000 kg. Os caminhões, tratores e máquinas agrícolas representam esta categoria de carteira de motorista.

Para obter a categoria C, é preciso ser habilitado há pelo menos 1 ano na B e não pode ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

Ainda, não pode ser reincidente em violações médias e é preciso passar por testes de aptidão física e psicológica, exames práticos, e passar por 15 horas/aula.

Categoria C

CNH Categoria D

Habilita a condução de veículos utilizados no transporte de passageiros quando a lotação exceder 9 lugares. Em geral, os veículos da categoria D são ônibus ou vans.

Para se habilitar na categoria D, é necessário ter pelo menos 21 anos, ter carteira C por pelo menos 1 ano ou há 2 anos na B.

No que se refere às infrações, a regra aplicada à categoria C são as mesmas para a D. Além disso, é necessário passar por testes físicos e psicológicos, práticos e 15 horas/aula.

Categoria D

CNH Categoria E

Habilita a condução de todos os veículos das categorias B, C e D, além de trailers e automóveis que rebocam unidades com mais de 6000 kg ou lotação acima de oito passageiros.

Os requisitos da categoria E de CNH são: ter mais de 21 anos, estar habilitado há pelo menos 1 ano nas categorias C ou D, não ter tido nenhuma multa gravíssima ou grave, bem como reincidência de multas médias nos últimos 12 meses.

Os transportes que são classificados como especializações dentro da categoria E e podem requerer treinamento específico são:

  • Transporte coletivo de passageiros;
  • Transporte de escolares;
  • Transporte de emergência;
  • Transporte de produtos perigosos;
  • Transporte de carga indivisível.

Categoria E

Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC)

A resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) número 315 de 2008 equipara veículos ciclo-elétricos a ciclomotores, e nessa categoria se encaixam viaturas de duas ou três rodas, com combustão interna (3,05 polegadas cúbicas) ou propulsão elétrica e potência máxima de até 4 kW (quatro quilowatts), até 50 cilindradas, com ou sem pedais, velocidade máxima declarada pela montadora não seja superior a 50 Km/h,  e peso máximo (condutor, passageiro e carga) não ultrapasse 140 Kg (centro e quarenta quilogramas).

A ACC não é uma categoria formal de CNH, mas sim uma autorização. Mesmo assim os requisitos são os mesmos solicitados para obtenção da categoria A.

Para obter a ACC é necessário ter 18 anos completos, fazer no mínimo 20 horas/aula práticas, 4 delas à noite, além de exame de direção, legislação, primeiro socorros, direção defensiva, e aptidão física e mental.

Uma vez concedida, a ACC terá validade provisória de um ano. Ao final desse período, desde que não tenha havido infração gravíssima ou grave, ou ainda reincidência (duas médias), é possível solicitar a CNH definitiva, com validade de 5 anos (3 anos para maiores de 65 anos).

Cuidado com a validade de sua CNH

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as categorias de CNH, aproveite para checar a validade da sua habilitação. Andar mais de 30 dias com a carteira vencida é infração gravíssima e acarreta em apreensão do veículo. Não deixe passar o prazo!


Deixe seu comentário