Consulta de pontos na CNH: informações importantes

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Carteira Nacional de Habilitação: o que é, para que serve e como é possível fazer a consulta de pontos na CNH?

Todos os cidadãos brasileiros que possuem uma Carteira de Habilitação válida estão aptos a conduzir veículos. É importante que um habilitado porte sempre o documento, pois nele constam informações como número do RG e CPF, além de fotografia. A CNH vale, também, como um documento oficial, assim como o Registro Geral.

Categorias de Habilitação

As categorias de habilitação são divididas em cinco:

A categoria “A” se trata daquela em que o condutor está apto a dirigir veículos de duas ou três rodas, como motos e triciclos.

A categoria “B” é aquela em que o habilitado está apto a dirigir veículos com capacidade máxima de oito lugares, além do motorista. Como exemplo podemos citar carros e caminhonetes.

A categoria “C” se trata daqueles motoristas que transportam carga com limite determinado de peso, como caminhões, por exemplo.

Na categoria “D” temos um condutor apto a dirigir uma lotação que suporta oito ou mais passageiros, como ônibus e vans.

Já na categoria “E” temos uma combinação das categorias “B”, “C” e “D”, isto é, o condutor pode dirigir qualquer veículo que se enquadre em uma dessas categorias, e também os que possuem reboque ou um acoplamento com determinado peso bruto, ou um trailer.

categorias de CNH

Para retirar a primeira habilitação é necessário ir devagar. Deve-se, primeiramente, decidir em qual categoria será a CNH. “A”, “B” ou “AB”? Ao longo do tempo será possível aperfeiçoar o nível da sua carteira.

Quando você já tem a CNH, como funciona?

É preciso saber identificar os vários tipos de infrações. Algumas pessoas pensam que já cometeram algum deslize, isso acontece por terem passado em um local de maneira rápida ou distraída, ou até mesmo de forma imprudente.

Caso essa infração tenha sido registrada, ela valerá alguns pontos em sua carteira. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito existem quatro tipos de infração: leve, média, grave e gravíssima. Elas estão distribuídas em 3, 4, 5 e 7 pontos, respectivamente.

consulta de pontos na CNH

A pontuação máxima anual é de 20 pontos na CNH. Caso esse valor seja ultrapassado dentro desse período, o motorista receberá uma notificação do Departamento Nacional de Trânsito informando que por conta disso a carteira de habilitação será suspensa.

Sabendo disso, suponhamos que a notificação chegou a sua casa. E agora, o que fazer? Existe um prazo de até 30 dias, a partir do recebimento, para recorrer da suspensão. É necessário apresentar uma defesa. Caso seu recurso seja negado, você ainda poderá recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito.

Apesar da possibilidade de recorrer, há a chance do motorista perder o direito de dirigir num prazo que varia de 1 a 12 meses. Durante esse período, ele ficará suspenso e terá de passar por cursos no DETRAN que abordam a educação no trânsito e visam à reciclagem do motorista infrator.

CarroAluguel

Não basta apenas obedecer aos agentes durante os cursos, o condutor precisa participar assiduamente e efetivamente deles, só assim ele será aprovado e poderá ter o direito à CNH novamente.

Consulta de pontos na CNH: Como fazer?

Para evitar a perda da carteira é necessário sempre olhar o site do DETRAN de seu estado para fazer a consulta de pontos na CNH. Em muitos casos, o motorista não sabe que possui multas ativas, simplesmente por elas não chegarem a sua residência.

consultar pontos na cnh online

Com isso, indicamos que faça o atendimento virtual do órgão. Trata-se de um sistema simples e bastante funcional. Caso a consulta de pontos seja feita e não esteja constando nenhuma irregularidade, poderá ficar tranquilo. Caso conste alguma multa em sua CNH, é hora de ver quem estava dirigindo no momento.

Essa dica é importante porque, muitas vezes, vários familiares dirigem o mesmo veículo. Caso uma infração seja cometida enquanto outra pessoa estava ao volante, o responsável deverá solicitar a transferência de pontuação para a carteira de quem praticou a infração.

Informações importantes

É necessário lembrar que os pontos ganhos na carteira não serão perdoados caso as multas sejam pagas. Isso é um boato muito comum que as pessoas, até hoje, acreditam.

Existem motoristas que, definitivamente, não têm cuidado com o veículo e, com isso, acabam tendo a CNH suspensa várias vezes. Algumas pessoas costumam dizer que uma vez feitos os cursos necessários para conseguir a habilitação de volta, não será obrigado a fazê-los novamente. Isso se trata de uma mentira. Todos os que têm uma carteira que foi suspensa terão que fazer os cursos quantas vezes forem precisas.

auto escola

É importante, também, esclarecer outros detalhes. Bastam apenas 20 pontos para que isso ocorra. Se acontecer, não existem mais do que dois órgãos aos quais são possíveis recorrer. Se disserem para apelar ao Departamento Municipal de Trânsito, não perca tempo, pois não adiantará nada. Os únicos que resolvem isso são o DETRAN e o CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

No caso da PPD (Permissão para Dirigir), quem cometeu infração grave ou gravíssima, ou também seja reincidente em infração média terá a CNH suspensa, além ser obrigado a reiniciar o processo de habilitação.

Se o motorista suspenso continuar a dirigir, ele terá a CNH cassada por 2 anos, e somente após esse período poderá solicitar a reabilitação, passando novamente por todo o processo. Portanto, muito cuidado ao dirigir. Procure evitar multas, não estacione em locais proibidos, obedeça sempre aos limites de velocidade e as placas de sinalização — evite dor de cabeça.

Gostou do nosso conteúdo sobre a consulta de pontos na CNH? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

.

Um comentário

  1. […] o valor devido quanto a perda de pontos na carteira por conta de uma multa é de responsabilidade de quem estava dirigindo o carro. No caso de aluguel, […]

Deixe seu comentário