dirigir à noite

Dirigir à noite com segurança e os cuidados necessários

Atualizado em: 20/01/2016

Dirigir à noite submete os motoristas a uma série de riscos e dificuldades em função da pouca luz e cansaço. Ainda assim, muita gente insiste em conduzir nessas condições para viajar e assim evitar o trânsito diurno. Quais são riscos que essa prática envolve? Que tipo de cuidados os motoristas devem ter? Confira a seguir algumas dicas de segurança para não ter problemas quando pegar a estrada no período noturno.

Verificar a manutenção do carro periodicamente

Um dos maiores perigos que os motoristas enfrentam quando dirigem à noite é o risco de acidentes normalmente evitáveis ou problemas no veículo que causam a sua parada. Essas situações colocam as pessoas em perigo por dois motivos.

O primeiro é o risco da violência urbana. Um carro enguiçado em uma rua escura é alvo fácil para os bandidos abordarem. Eles se aproveitam dessas circunstâncias para cometer vários tipos de crimes, tais como assaltos e sequestros relâmpago.

O segundo perigo diz respeito à possibilidade de contratempos relacionados ao mal funcionamento de alguma parte do veículo, seja um pneu furado, falha no freio, ferver o motor, panes elétricas, entre outras, algumas dessas situações podem causar sérios problemas, até mesmo acidentes. Por isso, é muito importante checar os componentes do carro com frequência para evitar ficar na mão à noite. Revisões periódicas – geralmente a cada 10 mil km rodados – evitam dificuldades e garantem a segurança na maior parte do tempo. É claro que podem acontecer imprevistos, mas ao fazer a manutenção preventiva do carro, diminui a chance disso acontecer.

dirigir à noite

Se for alugar um carro, não deixe de ser muito rigoroso ao checar esses itens.

Como está a visão para dirigir à noite?

Uma das principais causas de acidentes noturnos está relacionada à dificuldade de enxergar bem. A cada 5 anos, para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é necessário realizar exame de visão, mas vamos combinar, não precisa esperar todo esse tempo para saber se está tudo bem com os seus olhos, não é? O correto seria visitar o oftalmologista anualmente a fim de se certificar de que a saúde está bem. Se for detectado miopia, astigmatismo ou hipermetropia, considere usar óculos ou lentes de contato, mesmo que não seja exigido na carteira de motorista, é importante não correr riscos desnecessários.

dirigir à noite

Checar faróis e consertá-los caso necessário

A única forma de dirigir à noite com segurança é usando farol baixo na cidade ou alto em rodovias. Tenha certeza de que as luzes do carro estão funcionando adequadamente e evite usar lâmpadas diferentes das originais. Faróis de xênon em automóveis que não tem essa peça ameaçam a segurança dos outros motoristas, uma vez que ele não é regulado para a potência ou altura do veículo.

aluguel de carros

As lâmpadas traseiras de freio também são fundamentais para garantir a segurança de todos no trânsito. Por isso, certifique-se de que elas funcionam devidamente, já que batidas na traseira são comuns à noite, quando não se percebe uma freada. De maneira geral, nunca deixe de trocar uma lâmpada queimada, já que elas cumprem função importante no trânsito, especialmente à noite, sem falar que podem gerar multas se a polícia parar e conferir esse item.

Mantenha os vidros sempre limpos

Uma das coisas que menos se presta atenção em um carro é na limpeza dos vidros, por se pensar tratar apenas de estética. Acontece que a sujeira pode dificultar enxergar à noite, o que coloca o motorista e acompanhantes em sérios riscos. Atente sempre para a limpeza, principalmente do para-brisa. Se estiverem sujos, muitos postos de gasolina oferecem ducha ou possuem lava-rápidos, 5 minutos é o suficiente para garantir a segurança durante o percurso.

Manter os vidros limpos

Reduzir a velocidade, principalmente ao dirigir à noite!

Um dos maiores perigos quando se está dirigindo à noite é a alta velocidade, tem-se a falsa impressão de que as ruas e estradas estão com menos movimento e por isso mais seguras, puro engano! É maior a chance de acontecer um acidente grave no período noturno, até porque podem ocorrer outros problemas já relacionados aqui, e também buracos na estrada, ou pessoas e animais que cruzam a pista. Mantenha a aceleração controlada e dentro do limite permitido para a via!

Não dirigir cansado ou com sono

Essa dica é especial para quem gosta de dirigir à noite para fugir do trânsito, ou dirige durante muito tempo para chegar em casa. Uma das maiores causas de acidentes está no fato de o motorista acreditar que o cansaço e sono não são problemas, mas, sem perceber, dormem ao volante e causam grandes desastres, muitas vezes fatais.

Descansar bem durante o dia, fazer refeições leves e evitar bebidas com cafeína, já que após o pico de energia, vem a fase depressiva e de cansaço. Se estiver acompanhado, peça para conversar e interagir todo o tempo. Tenha muito cuidado em estabelecer um ambiente confortável, como o ar condicionado e música tranquila, isso aumenta a chance de dormir ao volante.

dirigir à noite cansado

Faça paradas regulares para esticar o corpo, ir ao banheiro e se mexer em intervalos de 2 horas. Assim, você consegue se manter acordado por mais tempo e com atenção devida. Em caso de sono, não hesite em parar em alguma cidade para descansar. A estrada continuará lá no dia seguinte e sua vida vale mais do que chegar mais cedo em qualquer lugar.

A fatal mistura álcool e direção jamais deve acontecer

O maior inimigo de uma direção segura é o álcool. Muitos motoristas infelizmente misturam bebida e condução, seja saindo de uma balada, do happy hour da empresa ou jantar entre amigos. Além do risco de cair numa blitz de lei seca e perder a carteira de motorista (ainda com a possibilidade de enfrentar um processo criminal), dirigir alcoolizado é um risco extremo para quem estiver na rua: outros motoristas, pedestres, passageiros etc. Jamais cometa o erro de achar que, mesmo bebendo pouco, você está em condições de dirigir. Os reflexos são reduzidos, a visão fica alterada e o comportamento do motorista é de agressividade. Por isso, se for beber, não dirija. E, se beber, chame um táxi, motorista, familiar, qualquer pessoa que não tenha bebido para te levar para casa.

Fundamental que a atenção seja redobrada mesmo quando não ingerir álcool, principalmente nos motoristas de outros carros, reduza a velocidade ao passar por semáforos (mesmo no sinal verde), preferenciais, lombadas, cruzamentos, trevos, pratique a direção defensiva.

Pequenas atitudes fazem diferença

Dirigir à noite não tem segredos, mas exigem cuidados a mais. São pequenas atitudes que, na soma, fazem um motorista mais seguro e preparado para enfrentar os problemas do trânsito. O grande truque é ter atenção redobrada a tudo o que acontece ao redor para ser capaz de antecipar e se proteger de possíveis problemas.

Tem alguma outra dica sobre direção? Deixe nos comentários abaixo e compartilhe em nossas redes sociais.

4 Comentários

  1. […] Se perceber um veículo com luz alta, avise o motorista piscando os faróis. Caso a via esteja escura, use a faixa branca lateral que há na pista para se […]

  2. Gomes 26/05/2016 at 3:27 am - Responder

    Muito bacana.

  3. Elivelton 02/06/2016 at 1:17 am - Responder

    Muito bom conteúdo.

    • CarroAluguel 02/06/2016 at 1:14 pm - Responder

      Obrigado, Elivelton!

Deixe seu comentário