cursos de direcao defensiva

Os melhores cursos de direção defensiva online

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

De acordo com os dados do DETRAN, a maioria dos acidentes de trânsito ocorrem devido a negligências ou falhas humanas. Por isso, ter acesso a cursos de direção defensiva e saber os cuidados que o condutor deve ter, é um aprendizado que faz toda a diferença.

Ter pleno conhecimento de como conduzir um veículo com segurança é fundamental, por exemplo, em situações onde se está utilizando um carro de outra pessoa ou um carro alugado. Isto porque a falta do domínio completo desse automóvel, demanda que você aja cuidadosamente para evitar acidentes.

Neste artigo, mostraremos alguns cursos de direção defensiva online, pagos e gratuitos, para que você aprenda mais sobre o assunto, mas em primeiro lugar, é importante entender o que significa.

O que é direção defensiva?

Direção defensiva ou direção segura é uma postura que se assume ao dirigir. Basicamente, é um conhecimento que uma vez aplicado, tem a finalidade de evitar acidentes de trânsito ao monitorar seus próprios atos, como também, os de terceiros, adotando métodos cautelosos e preventivos para lidar com situações adversas que possam vir a ocorrer.

direcao defensiva

Essa é uma forma de aprender a reconhecer perigos e preveni-los, não só em relação ao seu próprio veículo e passageiros, mas também aos outros usuários das ruas, tais como ciclistas, motociclistas e pedestres. Não confunda isso com apenas obedecer às leis de transito, mas também sobre como adotar uma postura pacífica e civilizada no cotidiano do motorista.

Para se ter uma ideia parcial dos elementos indispensáveis, é possível citar cinco fatores de extrema importância:

  • Conhecimento das leis de trânsito;
  • Atenção: estar sempre atento e em estado de alerta;
  • Previsão: estar sempre prevenido às eventualidades que possam ocorrer;
  • Habilidade: é o hábito de dirigir que se aprende na prática, quanto mais se dirige, se é melhor motorista e se tem mais conhecimento sobre o trânsito;
  • Decisão: conhecer suas alternativas nas horas necessárias, saber evitar situações de riscos e tomar decisões com bom senso.

Agora, para aqueles que estão interessados no assunto, existem alguns bons cursos de direção defensiva on-line. Foram selecionados dois, um pago e outro gratuito, para aprender a conduzir defensivamente do zero ou para apenas se aprofundar.

Cursos de direção defensiva pagos

Os cursos pagos são ideais para quem desejar aprender o conteúdo do zero, pois além de todo conhecimento obtido pelas aulas, vídeos e apostilas, é possível contar com suporte simultâneo de profissionais que esclarecerão e auxiliarão nos momentos de dúvidas.

Dentre os cursos de condução on-line pagos que existem pela internet, selecionamos o melhor ao analisarmos a opinião de motoristas que o cursaram.

educamundo cursos online

As aulas da Educamundo apresenta-se em forma de vídeos, áudios, apostilas, questionários e avaliações disponíveis 24h por dia na plataforma do site e, por isso, facilita a vida das pessoas que querem aprender o assunto. É ideal também para aqueles que não possuem muito tempo, isto porque é possível escolher os dias e os horários para assistir as aulas.

Os ensinamentos são de fácil compreensão, o que aumenta as chances do aluno não se perder, além da plataforma on-line também ser bem intuitiva.

Os seus módulos são divididos em oito capítulos:

  • Comportamentos Perigosos no Trânsito;
  • Comportamentos Seguros no Trânsito;
  • Dicas de Segurança no Trânsito;
  • Direção Defensiva – Condições Adversas;
  • Direção Defensiva, Preventiva e Corretiva, Fundamentos, Leis da Física e Equipamentos;
  • Direção Defensiva: Conceitos de sinalização horizontal e regra da direita;
  • Elementos Básicos da Direção Defensiva;
  • Fatores importantes para evitar acidentes;
  • O papel da fiscalização de trânsito e do treinamento de motoristas;
  • Por que praticar a Direção Defensiva?;
  • Princípios da Direção Defensiva;
  • Sistema Nacional de Trânsito.

Ele é ministrado por Eduardo Victor Franco, técnico em segurança do trabalho do DER-MG (Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais), também palestrante e elaborador de projetos de “Educação no Trânsito”. O sistema de estudo é simples, e também é possível entrar em contato com outros professores e técnicos.

As condições para acessar o conteúdo de direção defensiva on-line da Educamundo não são tão exigentes quanto outros. Na verdade, um computador mediano com internet conseguirá navegar pelo site e acompanhar as aulas facilmente.

Requisitos para acessar a plataforma do site:

  • Navegador Google Chrome, Mozilla Firefox ou Internet Explorer;
  • Leitor de arquivos PDF (Adobe Reader 7 ou Superior, Foxit Reader ou Sumatra);
  • Conexão com a internet de pelo menos 64 kbps;
  • Computador que tenha processador Pentium 2 ou superior;
  • Computador com pelo menos 1Gb de memória.

Além das aulas sobre direção defensiva, a Educamundo disponibiliza mais 650 cursos com certificação, e que podem ser visualizados por um ano após o pagamento.

Cursos de direção defensiva gratuitos

Se você já é um motorista habilitado e possui alguma noção sobre direção defensiva, o mais aconselhável é que você não pague por um curso completo, pois a necessidade de suporte é muito menor.

Após a avaliação das opiniões de usuários, é fácil identificar um curso que se apresenta de forma mais clara e objetiva, além de ser um dos mais completos sobre o assunto.

cursou cursos online

As aulas da CURSOU são divididas em quatro módulos, totalmente on-line e grátis, com textos, exercícios e vídeos.

  • Módulo 1. Acidentes não acontecem por acaso;

Dirigir é uma ação coletiva. Para que todos se entendam nas ruas, é fundamental saber e cumprir as normas e regras básicas. Esse conhecimento faz com que o motorista tenha um bom relacionamento com os demais. Não é apenas uma manobra mal feita que provoca acidentes; falta de informação e de cortesia também.

  • Módulo 2. Direção Defensiva

A direção defensiva começa antes mesmo de você chegar às ruas. Fazer a revisão e deixar o veículo em perfeitas condições, além de encontrar a posição correta no carro são alguns dos primeiros passos para evitar imprevistos. Manter uma distância segura e conhecer as vias, levar em consideração que você não está sozinho e ter tranquilidade ao volante ajudam a antecipar situações de risco e evitar acidentes.

  • Módulo 3. Dirigindo em condições especiais

Além de todos os cuidados básicos ao volante, é preciso estar preparado para algumas condições especiais, como de neblina, chuva ou descidas acentuadas. Cada caso exige um comportamento especial e, eventualmente ainda mais atenção. Veja quais são estas situações e como agir nesses casos.

  • Módulo 4. O comportamento humano

O comportamento humano é responsável por 80% dos acidentes de trânsito no mundo. Ou seja, ter apenas o controle da máquina não é suficiente. Algumas características são fundamentais para viver bem com o trânsito e com a sociedade

Após fazer a matrícula e assistir às aulas, basta responder os questionários e realizar uma prova para obter o certificado de conclusão. Mas lembre-se, esse tipo de material gratuito não apresenta o mesmo suporte que os pagos, por isso voltamos a reafirmar que aqueles que não possuem noções básicas de direção ou possuem medo de dirigir, para a própria segurança, devem procurar um curso com maior auxílio.

Noções básicas de direção defensiva

Caso não possua o tempo necessário para fazer um curso completo, mas sabe da importância desse assunto na condução do seu veículo, recomendamos ler o nosso post com dicas exclusivas para dirigir com segurança.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que teremos prazer em responder.

.

Deixe seu comentário