Dia Internacional das Mulheres: conheça Bertha Benz

Quem foi Bertha Benz?

Bertha nasceu em 1849, em uma família rica da cidade de Pforzheim, na Alemanha. Interessada em mecânica, ela começou a aprender sobre motores com o pai, que eventualmente permitiu que ela frequentasse uma escola.

Bertha era uma jovem inteligente e empreendedora, bastante interessada em ciências naturais e no funcionamento de mecanismos complexos.

Em 1869, Bertha conheceu o engenheiro Karl Benz, que, na época, buscava desenvolver um novo tipo de carruagens que não precisassem de cavalos. Bertha e Karl se casaram em 1872, e o engenheiro terminou seu projeto em 1885.

Em 1886, Karl apresentou o automóvel Patent-Motorwagen ao mundo, porém a invenção não foi bem recebida. Havia dúvidas com relação à sua utilidade e segurança, e poucas unidades foram vendidas. O veículo e suas futuras versões foram utilizados exclusivamente em viagens de curta distância.

Na esperança de divulgar a invenção do marido, em 1888, Bertha tomou uma decisão até então inédita: viajar de carro de uma cidade para outra.

Ela dirigiu de Mannheim até Pforzheim, cobrindo uma distância de aproximadamente 100 quilômetros e atraindo a atenção do público por onde passava.

Depois da viagem, Bertha propôs diversas mudanças baseadas em sua experiência na estrada, aprimorando a invenção e alavancando as vendas da Benz & Cie., companhia fundada por Karl com recursos próprios e da família de Bertha.

Bertha Benz foi uma pioneira da indústria automobilística, e suas ações mudaram os rumos da história da humanidade. Neste Dia Internacional das Mulheres, a CarroAluguel.com celebra a história dela e todas as mulheres que, histórica e diariamente, contribuem para o nosso avanço tecnológico, econômico e social.

Impacto cultural de Bertha Benz

A imagem histórica, em preto e branco, mostra Karl e Bertha Benz acompanhados de sua filha Clara e Fritz Held em um dos carros inventados por Karl. O veículo é totalmente aberto, lembrando uma carruagem, com quatro rodas altas e finas. O carro está parado em uma estrada de terra.

Karl e Bertha Benz no banco de trás de um Benz Victoria, 1893, com sua filha Clara e Fritz Held na frente.

Além de suas contribuições para o desenvolvimento de uma das indústrias mais essenciais na modernidade, Bertha também é lembrada por seu pioneirismo em prol da causa feminina e seu impacto cultural.

Bertha é reconhecida pela Mercedes-Benz como uma de suas fundadoras. Na Alemanha, a Bertha Benz Memorial Route é um popular roteiro turístico temático que segue a viagem feita por Bertha em 1888.

Em 2019, para marcar o Dia Internacional das Mulheres e o 170º aniversário de Bertha Benz, celebrado em 3 de maio, a Mercedes-Benz lançou um vídeo contando a histórica viagem de longa distância de Bertha.

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Deixe seu comentário