Dicas de turismo em Salvador – BA

Atualizado em: 24/08/2023

Se existe um lugar literalmente abençoado por Deus dentro desse enorme país tropical chamado Brasil, esse lugar é Salvador. Afinal a capital do estado da Bahia é protegido por nada menos do que todos os santos, de todos os credos – e essa é uma fé inabalável que dá vida e energia à cidade soteropolitana. Quem passeia por lá pode fazer logo o aluguel de carro como um item obrigatório da viagem, porque o que não falta são bons lugares para se conhecer. E, claro, programas super interessantes para se fazer em uma cidade que é muito mais do que apenas carnaval.

Quem procura por locadoras de veículos para deixar ainda mais interessante seu passeio pela cidade, deve começar a viagem no coração da Bahia, que é o Pelourinho. Nesse bairro icônico da capital baiana é possível ver as cores, a energia e a fé dos povos que permeiam o território da Bahia por centenas de anos – afinal, o estado é considerado o berço do descobrimento brasileiro. Ir à Salvador e não visitar o Pelourinho é exatamente a mesma coisa de não ter ido a Salvador de maneira nenhuma, assim como estar na cidade e não visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim – e colocar, no braço, fitinhas coloridas pedindo aos céus algumas bênçãos. Quem tem realmente fé também pode visitar a Igreja de São Francisco, que encanta até a quem não tem lá tanta fé assim, por sua magistral arquitetura e riqueza.

A terra do Olodum e da grande maioria dos artistas baianos reconhecidos nacional e internacionalmente também tem lindas praias, como a Praia de Porto da Barra, o Solar do Unhão, a praia Stella Maris, a praia Flamengo, que tem piscinas naturais, a praia Farol da Barra, considerada um dos paraísos tropicais da Bahia, e a praia de Itapuã, imortalizada nas músicas de Dorival Caymmi. Se a intenção de quem faz locação de carros em Salvador é conhecer mais da cultura baiana a dica é assistir a uma apresentação do Balé Folclórico da Bahia, visitar o Forte de Santo Antônio e o Museu Náutico ou dar um pulo na Fundação Casa de Jorge Amado. Mas, além deles, visitar o Palacete das Artes Rodin Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu Afro Brasileiro são ótimas opções de passeio a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano.

Ao alugar carros em Salvador o turista não pode deixar de conhecer, também, um dos principais cartões postais da cidade – e um dos locais de onde se tem uma das vistas mais privilegiadas de Salvador –, que é o Elevador Lacerda, construído e adaptado em um antigo farol da cidade. Quem quer ficar mais perto da natureza durante sua visita à capital baiana pode ir até a Coluna de Cristo ou ao Jardim Zoológico Getúlio Vargas, um dos mais importantes de todo o nordeste brasileiro.

O importante em Salvador é que o turista se sinta em casa, bem recebido e visitando um lugar incrível em qualquer época do ano – inclusive no carnaval, se essa for a intenção. Nesse caso, tanto o aluguel de carros quanto o melhor da acomodação devem ser tratados com antecedência, uma vez que a cidade fica bastante lotada. De qualquer forma, visitar Salvador é um bom programa sempre que o turista se sentir com vontade de ir para lá. A cidade é hospitaleira, animada e mostra a todo mundo o que é, realmente, alegria de viver.

Deixe seu comentário