Dicas de turismo em Recife – PE

Atualizado em: 24/08/2023

Não é segredo para ninguém que o nordeste é uma das regiões mais turísticas – e charmosas – de todo o Brasil. Por conta de seus diversos estados com um litoral mais do que chamativo, dezenas de cidades nordestinas são ponto de visita de turistas de todas as outras regiões do país e também do exterior. E com Recife, capital de Pernambuco, não é diferente. A história de luta de seu povo, do domínio holandês e a proximidade de outras cidades turísticas, como Olinda e Porto de Galinhas, fazem da cidade um ótimo destino para a visitação – portanto, é imprescindível que se alugue um carro em Recife para conhecer outros pontos do estado.

A começar pelas praias Recife tem boas referências para os turistas. A principal delas é a praia de Boa Viagem, eternizada em música de Alceu Valença e um dos mais queridos pontos turísticos de todo o estado de Pernambuco. Com suas águas quentes (Recife tem dessas) é bastante atraente, mesmo porque o mar não é tão agitado. Da orla dá para ver os arrecifes que deram o nome à cidade, e quem gosta de esportes radicais não deve passar deles – para além dessa muralha natural o risco de ataque de tubarões é iminente. Além dela a Praia do Paiva faz também muito sucesso, mas apenas para vista: é imprópria para banho.

Quem procura por uma locadora de veículos na capital pernambucana para deixar a viagem ainda mais atraente pode visitar lugares históricos, principalmente o Marco Zero e o Recife Antigo, que formam o centro histórico da cidade. Essa região conta até os dias de hoje com projetos arquitetônicos originais, da época da colonização, e é um dos lugares que ficam mais movimentados durante o carnaval, já que é lá que acontecem os principais shows de Recife durante o feriado. Além desse, outro lugar para se visitar em Recife é o Instituto Ricardo Brennand, que junta museu, biblioteca, parque e galeria de arte, tudo em um só lugar. É um dos principais cartões postais de toda a cidade, e vale uma visita.

Quem quer alugar carro para visitar cartões postais ligados diretamente à cultura e a história de Pernambuco não pode deixar de visitar Olinda. Além de prover algumas das mais belas vistas da cidade do Recife, esse vilarejo vizinho (que mais parece um bairro da cidade, tamanha a proximidade) também tem igrejas e museus que colocam o turista a par de vários estilos pernambucanos de arte. É também um ótimo lugar para ver manifestações religiosas da região, seguido de perto pela Capela Dourada, em Recife, a Igreja e Mosteiro de São Bento, o Arquivo Judaico de Pernambuco e a Catedral da Sé.

Alguns outros bons lugares para o turista visitar quando faz locação de veículos em Recife são o Conjunto Arquitetônico da Praça da República, o Forte das Cinco Pontas, o Museu da Abolição, o Palácio da Justiça e a Casa de Cultura de Pernambuco. Quem estiver a passeio na cidade também pode visitar o Museu de Arte Contemporânea de Olinda, o Itamaracá, Calhetas e a Casa da Cultura antes de pegar o carro e rumar para Porto de Galinhas, em um passeio que pode ser feito em apenas um dia. Dessa forma fica mais barato e mais prático passear por Pernambuco, já que uma simples viagem com hospedagem em Porto de Galinhas pode custar mais do que uma viagem à Europa.

Deixe seu comentário