comida no carro

9 dicas para lidar com comida no carro

Atualizado em: 24/08/2023

Nos dias de hoje, tentamos economizar nosso tempo ao máximo, não é mesmo? E isso inclui até mesmo levar comida no carro, com algumas dessas refeições sendo feitas no caminho para o trabalho, para a faculdade ou em viagens mais longas.

Afinal, quem nunca comeu um sanduíche ou um salgado enquanto dirige? Bem, não vamos abordar nesse artigo o fato de que dirigir apenas com uma das mãos poderá lhe render uma bela multa.

Na verdade, nosso objetivo aqui é comentar algumas dicas de como lidar com comida no carro. Então, continue lendo e confira!

1. Coloque capa nos estofados

De fato, realizar pequenas refeições no carro, muitas vezes, se torna inevitável. Mas o maior problema é que, se algum alimento ou bebida cair nos estofados, pode gerar manchas dificílimas de limpar

Por isso, se você e sua família têm esse hábito enquanto estão no transito, é conveniente que sejam colocadas capas nos estofados para protegê-los e facilitar sua limpeza.

2. Selecione os alimentos

Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao tipo de alimentação que precisa ser evitado no interior do veículo.

Em primeiro lugar, evite ao máximo o consumo de comidas gordurosas, pois esse é o tipo de alimentação que mais mancha os estofados e carpetes. E não permita também que sopas ou qualquer tipo de alimentos líquidos e pastosos sejam consumidos no carro.

No geral, prefira alimentos saudáveis e práticos. Dessa forma, além de ficar saciado por mais tempo, você evita sujeira dentro do carro. Aliás, uma dica interessante é colocar uma toalha no colo antes de comer — assim, a limpeza será mais fácil caso alguma coisa seja derramada.

3. Limpe o carro com mais frequência

Mesmo cuidando para manter o interior do veículo limpo e sem manchas, inevitavelmente alguns resíduos cairão nos estofados e carpetes. 

Não raro, veículos necessitam de dedetização para eliminar insetos indesejados, atraídos por restos de comida jogados pelo carro por falta de limpeza.

limpar carro

Então, para evitar a proliferação de bactérias e mau cheiro dentro do carro, é fundamental que uma limpeza mais profunda seja feita pelo menos uma vez na semana. Além de manter o carro limpo e agradável, isso evita a contaminação de doenças.

4. Prepare os alimentos em recipientes adequados

Levar comida no carro e realizar algumas refeições é possível, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Além de selecionar bem o tipo de alimentos, é necessário também escolher os recipientes de forma adequada. 

Isso porque deve-se armazenar os alimentos de uma maneira que, quando forem consumidos, sejam desembalados com praticidade, evitando que caiam e acabem sujando ou manchando o interior do carro. 

Então, oriente os seus filhos para que tomem o máximo de cuidado ao retirar os alimentos os recipientes — pois é nesses momentos que acontecem os incidentes.

5. Cuidado com os alimentos frios

Aqui, não podemos deixar de comentar também sobre o transporte de alimentos — seja do mercado para casa ou até mesmo numa pequena viagem em que você vai levar a sua cota do churrasco. 

É extremamente importante que os alimentos frios, principalmente carnes vermelhas, sejam muito bem embalados para evitar o escorrimento de água ou até mesmo um pouco do sangue que pode ficar retido nas carnes. 

Afinal, esse tipo de liquido gera um odor bastante desagradável, e é de difícil remoção. Assim, coloque-os sempre em duas ou três sacolas ou em recipientes com tampa.

6. Utilize um cooler para a comida no carro

Se você está acostumado a fazer viagens mais longas, refrigerantes e algumas garrafas de água podem ser colocadas no freezer na noite anterior, e depois transportadas em um cooler.

Isso faz parte de um planejamento que, além de lhe proporcionar uma boa economia, também vai lhe ajudar a comer fazer as alimentações de forma mais prática, sem precisar parar para comprar bebidas. 

Assim, o cooler pode ajudar manter os alimentos e bebidas fresquinhas, possibilitando que você faça uma refeição contendo carnes e produtos perecíveis, como frutas, por exemplo. Mas, tome cuidado: não mexa no cooler enquanto dirige, sempre peça para alguém fazê-lo por você.

7. Em viagens longas, faça paradas

Sabemos que algumas pessoas pensam somente em chegar logo no destino e acabam não pensando que podem aproveitar a viagem em família para alguns momentos de distração.

Ok, uma refeição aqui e outra ali, tudo bem. Mas, se você e a sua família vão fazer uma viagem mais longa, paradas em postos de combustível para o abastecimento são inevitáveis. 

aluguel de carros

Então, além de levar comida no carro, faça algumas paradas sempre que possível. Até porque esses momentos podem ser aproveitados para “esticar as pernas” e fazer uma refeição mais tranquila e satisfatória. 

8. Ajude os seus filhos a preparar seus lanches

Outra dica interessante é incentivar as crianças a preparar os seus próprios lanches e embalar de maneira adequada, mostrando a importância de fazer refeições saudáveis e manter a limpeza e organização no interior do veículo durante uma viagem. 

Para isso, calcule o tempo de viagem e, mais ou menos, quantas refeições poderão ser feitas no interior do carro. Ajude as crianças no preparo, e faça com que elas entendam a importância de cuidar da limpeza interna do seu veículo.

9. Fique preparado para enjoos

Algumas pessoas não conseguem conter os enjoos após uma refeição, ainda mais com o carro em movimento. Então, se antecipe a situações como essa e leve remédios para náuseas e vômitos, para casos de emergência. 

E leve também sacolas plásticas para o caso de as crianças (ou até mesmo os adultos) sentirem vontade de vomitar. Afinal de contas, ninguém quer passar uma viagem longa em um automóvel com mau cheiro, certo?

Enfim, todas essas dicas podem mesmo lhe ajudar a levar comida no carro e fazer algumas breves refeições em viagens de família.

duas mãos ao volante

Mas ainda é importante ter a consciência de que comer ou beber utilizando apenas uma das mãos para dirigir limita consideravelmente o nosso reflexo para manobras de emergência, o que pode causar algum acidente. 

Por isso, enfatizamos que nossas dicas são para pessoas que estejam acompanhadas no carro, e quem poderá fazer essas refeições durante a viagem são os acompanhantes, nunca os motoristas!

E aí, gostou dessas dicas? Agora, que tal ler um pouco mais sobre os itens indispensáveis na hora de viajar com a família?


Deixe seu comentário