Estacionando o seu carro na rua. Cuidados necessários para se evitar dores de cabeça

Atualizado em: 14/03/2012

Quem nunca deixou o carro estacionado em uma vaga aparentemente segura nas ruas e quando retornou ao veículo se deparou com riscos, amassados ou até vidros quebrados por ter sido vítima de malfeitores inconsequentemente?!

Muitos de nós já tivemos grandes prejuízos por descuidos bobos que geraram grandes estragos ao automóvel, os quais podem facilmente ser evitados, se seguirmos alguns conselhos básicos.

A preocupação com danos ao veículo já é bem grande quando ele é nosso. Agora, quando fazemos o aluguel de carro e ele está sob nosso domínio por tempo limitado, esse cuidado deve ser ainda maior, pois qualquer dano ao veículo arrecatará no desembolso da quantia referente ao conserto, pois está previsto em contrato com a locadora que nos responsabilizamos por quaisquer avarias que aconteçam ao automóvel durante o período de locação.

Abaixo trazemos algumas dicas para que você se sinta mais seguro quando precisar estacionar seu carro em estacionamentos públicos, as conhecidas vagas ao lado das vias de trânsito. Acompanhe!

Cuide com o retrovisor

Volta e meia acontece de outros veículos, seja carro, moto ou até bicicleta, baterem em nosso retrovisor e danificarem a estrutura do espelho devido à colisão. A dica é simples: quando você estacionar em vias mais estreitas ou de grande fluxo, dobre o retrovisor para dentro, evitando assim, que os veículos que transitam enquanto você estiver estacionado encostem-se nos espelhos do seu automóvel.

Leve a parte dianteira do rádio

É comum que os motoristas retirem a parte da frente do rádio do veículo quando saem do carro. Porém, esta medida, muitas vezes, não é suficiente para prevenir seu carro do assédio dos assaltantes. A medida mais coerente para inibir a ação desses bandidos é, sempre que possível, levar a frente removível na bolsa, mala ou bolso. Evite deixá-la no porta-luvas, console ou de baixo do banco, pois os assaltantes já estão acostumados a procurar nesses lugares. Além disso, procure carregar consigo a capa protetora do rádio, aquela que utilizamos para proteger o aparelho após retirar a frente removível. Assim, além de evitar que o rádio fique exposto ao sol e a sujeira, ela camufla a entrada do som, passando a sensação de que o carro não possui um sistema de som.

Verifique as travas, janelas e porta-malas

Ao sair do veículo, nunca se esqueça de checar bem se todas as maneiras de ter acesso ao interior do carro estão bem fechadas. Pode ser mais comum do que você imagina  esquecer uma porta encostada, ou uma janela mal fechada e até mesmo o porta-malas destravado. Se o veículo não tiver sistema de alarmes ou travas elétricas, será muito fácil ocorrer um roubo. Mas mesmo com todos esses sistemas, é recomendável, que você verifique todas as portas, pois sabemos, que qualquer sistema é vulnerável a falhas. Por isso, tome todo o cuidado com as travas!

Onde estacionar?

Esta dica é extremamente importante, pois envolve os diversos tipos de situação pelas quais os motoristas passam e muitas vezes não sabem o que fazer na hora de estacionar seu automóvel. Se você é um pouco inexperiente, procure não fazer balizas muito complexas para evitar a colisão com os veículos que estão a frente ou atrás do seu.

Se estiver chovendo ou houver o risco de acontecer um vendaval ou tempestade, no momento de procurar uma vaga, busque aquelas em locais mais abertos e sem muitas árvores, outdoors e postes. Quando a estrutura desses objetos não é muito reforçada, pode se abalar com ventanias e acabar caindo em cima dos carros que estão estacionados ao redor.

Outro fator fundamental é a iluminação. Nunca deixe o carro parado em locais escuros ou ermos. Obviamente ele estará muito mais propício a assaltos. É importante também que você não se deixe levar pelo impulso de não pagar ou ignorar os “flanelinhas”. Os famosos guardadores de carro trabalham na função de proteger os automóveis contra assaltantes, mas em alguns casos, acontece de serem ignorados e se sentirem ofendidos. Nunca se sabe o que pode acontecer com o seu automóvel enquanto você não estiver presente. Portanto, seja sensato e tome a atitude mais coerente para a segurança integral do veículo. Um bom exemplo para ficarmos mais atentos é o citado na matéria que foi ao ar recentemente no programa Fantástico, da Rede Globo. Na reportagem, são abordados aspectos como preço abusivo para estacionar o veículo e danos causados pelos próprios guardadores aos carros. Para conferir a matéria na íntegra, clique aqui.

No momento de alugar carro, se existir a opção de escolher automóveis com ou sem isofilme, não pense duas vezes e alugue o segundo! Isso dificultará que as pessoas que circulam consigam enxergar o que há dentro do carro e ajudará a te dar mais segurança. Já diz o ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Então, cuidados nunca são demais para evitar dores de cabeça com o carro.

Você conhece alguma outra dica útil de segurança na hora de estacionar o veículo na rua? Deixe seu comentário e divida com os outros leitores.

Um comentário

  1. Fabricio 11/10/2012 at 6:54 pm - Responder

    td vez que eu estaciono meu carro na rua … sempre acho um risco novo.. e incrivel!

Deixe seu comentário