Florianópolis

O que fazer em Florianópolis: pontos turísticos e praias imperdíveis!

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Florianópolis é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurados por visitantes do Brasil e do exterior. Entretanto, engana-se quem pensa que o balneário tem como atrativo apenas as suas badaladas praias. A capital de Santa Catarina tem muito mais a oferecer a seus visitantes. Veja agora nosso roteiro de turismo em Florianópolis e confira dicas de tudo o que você precisa conhecer!

Centro histórico

Fundada em 1673, Florianópolis tem muita história para contar. Boa parte dela pode ser encontrada em seu Centro Histórico, a começar pela Antiga Casa de Câmara e Cadeia, construção erguida com paredes de areia, cal e óleo de baleia para ser a sede do poder municipal da antiga vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.

casa de câmara e cadeia de florianópolis

Outros edifícios históricos podem ser encontrados no entorno da praça Getúlio Vargas, que conta ainda com um chafariz, parque infantil e monumentos em homenagem ao próprio Vargas, Anita Garibaldi e ao ex-prefeito Bulcão Viana.

Outras duas praças merecem destaque. A praça XV de Novembro, repleta de fícus indianos, palmeiras imperiais, cravos-da-índia e lar da Figueira Centenária, é também o local onde foi fundada a antiga vila de Nossa Senhora do Desterro. Já a praça Hercílio Luz tem como grande atrativo o mirante. De lá, o visitante pode tem uma impressionante vista das porções norte e sul da baía e da Ponte Hercílio Luz, que liga a ilha ao continente e é hoje o principal cartão-postal de Florianópolis.

praça XV de novembro de florianópolis

Dentre os demais prédios históricos de destaque, podemos citar também o Teatro Álvaro de Carvalho, inaugurado em 1875; a Alfândega, inaugurada em 1876, onde hoje funciona uma galeria de artes e uma feira de artesanato; e o Mercado Público Municipal, que vende um pouco de tudo, desde peixe fresco a peças de vestuários, além de atrair um grande público por conta de seus bares e restaurantes, sendo palco de um animado samba nas tardes de sábado.

Para quem gosta de museus, duas opções imperdíveis são o Museu do Homem do Sambaqui e o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Além de estarem instalados em prédios belíssimos, eles contam com um rico acervo. O primeiro é dedicado a zoologia, arte sacra e numismática — a arte das medalhas —, mas seu principal atrativo são as exposições sobre o homem, que reúne desde utensílios indígenas a uma coleção de cerca de 200 esqueletos, encontrados nos sambaquis da região. O segundo, por sua vez, foi sede do poder estadual até 1984, sendo convertido em museu dedicado à história de Santa Catarina já em 1986.

palácio cruz e sousa florianópolis

Se o seu interesse são as construções religiosas, Florianópolis reúne um conjunto de grande valor, do qual se destacam a Capela do Menino Deus e da Irmandade do Senhor dos Passos, a Igreja São Francisco e a Catedral Metropolitana.

Praias

Se o centro histórico é facilmente percorrido a pé, o mesmo não se pode dizer das principais praias de Florianópolis. Dispostas em todo o seu entorno, são melhor aproveitadas se o turista investir em um deslocamento em automóvel próprio. Se não chegou até Floripa de carro, alugar um veículo para percorrer a ilha pode ser uma excelente opção.

CarroAluguel

Praia de Jurerê

Talvez a praia mais conhecida de Florianópolis, Jurerê oferece aos visitantes, além da beleza de sua orla, uma eficiente estrutura formada por comércio, hotéis, bares e restaurantes. Para quem procura badalação, Jurerê é o lugar certo.

mar e praia de jurerê

Praia da Joaquina

Mais uma famosa praia de Floripa, esse é um point de surfistas há mais de uma década por ter grandes ondas em seu mar agitado. Quem quiser trocar o mar pela areia e continuar a surfar pode encontrar nas dunas da Joaquina um terreno perfeito para a prática do sandboard. Assim como Jurerê, a praia oferece boa estrutura aos visitantes, mas com menos badalação.

praia da joaquina florianópolis

Praia do Campeche

Lugar de rara beleza, a praia do Campeche é bastante procurada por aqueles que curtem esportes ao ar livre, reunindo praticantes de windsurf, kitesurf, slackline, vôlei e futebol de praia, além de futevôlei e frescobol! A praia dá acesso ainda à Ilha do Campeche, localizada à sua frente, e que prima pela tranquilidade.

praia do campeche florianópolis

Praia Mole

Por fim, temos a Praia Mole, perfeita para aqueles que buscam diversão. Costuma reunir jovens que pretendem curtir o sol em busca do bronzeado perfeito ou algum dos inúmeros bares da região.

praia mole florianópolis

A Lagoa

Além de praias belíssimas, Florianópolis conta com um atrativo inusitado quando pensamos em uma ilha. Estamos falando da Lagoa da Conceição, com 19 km², que está situada entre o mar e uma cadeia de montanhas. A Lagoa concentra em sua orla um grande número de bares e restaurantes, o que faz com que seja um centro gastronômico, bem como um dos lugares mais procurados para quem quer curtir a noite.

A lagoa de águas claras é convidativa para todos os públicos, atraindo de banhistas e praticantes de stand up paddle a pescadores da região. Seu entorno oferece trilhas que são perfeitas para caminhadas ou passeios de bicicleta.

lagoa conceição florianópolis

Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha

Florianópolis reserva ainda algumas surpresas a quem resolve desbravá-la, sobretudo se o fizer utilizando um carro. Estamos falando dos lugarejos de Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

De colonização açoriana, contam com uma arquitetura em estilo peculiar. Em Santo Antônio de Lisboa vale a pena conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, enquanto em Ribeirão da Ilha o destaque fica por conta da Igreja de Nossa Senhora da Lapa.

santo antônio de lisboa florianópolis

Para quem quiser mais do que história e arquitetura, as duas localidades contam com outros interessantes atrativos. Lojinhas de artesanato na orla farão a felicidade daqueles que adoram fazer compras. Outra boa opção nesse sentido é a Feira das Alfaias, realizada aos finais de semana em Santo Antônio.

ribeirão da ilha florianópolis

Redutos de pescadores, ambas as localidades oferecem aos turistas excelentes opções de restaurantes para degustar delícias típicos da culinária local. São comuns os pratos à base de peixes, bem como de ostras, cultivadas ali mesmo e servidas sempre frescas. O tempero caseiro e o atendimento familiar da maioria dos estabelecimentos são diferenciais.

Apesar de serem lugarejos tranquilos, sua noite costuma ser agitada, com barzinhos em que a música ao vivo anima os clientes.

Arredores de Florianópolis

Se você já aproveitou tudo o que podia em Florianópolis, que tal dar uma volta por seu entorno? Os arredores da capital catarinense oferecem atrações para todos os tipos de turistas.

Se sua vontade é se aprofundar no conhecimento histórico da região, municípios como Anitápolis, São Bonifácio e Antônio Carlos são ótimas pedidas. Sua colonização alemã é marcante, seja na arquitetura ou na culinária e costumes da região.

cachoeira são bonifácio santa catarina

Para aqueles que buscam por uma viagem relaxante, destinos certos são Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, lugares onde o visitante poderá se deixar levar por balneários de águas termais e com propriedades terapêuticas.

E se as praias de Florianópolis não foram o suficiente e você desejar novos passeios repletos de sol, areia e mar, Governador Celso Ramos e Palhoça estarão esperando por você!

praia governador celso ramos

Governador Celso Ramos é um verdadeiro santuário ecológico, perfeito para a prática do mergulho, em que é possível nadar ao lado de golfinhos. Palhoça, por sua vez, oferece ao visitante a famosa praia da Guarda do Embaú, um dos destinos mais disputados do litoral catarinense, além de contar com rios, cachoeiras e espetaculares mirantes naturais.

Agora que você já conhece as dicas do nosso roteiro de turismo em Florianópolis, comece a pesquisar sobre o aluguel de carros na cidade para poder planejar suas próximas férias!

Deixe seu comentário