O que é km livre ou controlado em aluguel de carros

O que é km livre ou controlado em aluguel de carros
1.8 (36%) 5 votes

Uma dúvida recorrente às pessoas que optam por aluguel de carros é sobre qual quilometragem escolher, se km livre, controlada ou com franquia de rodagem, o que significam, suas vantagens e qual a melhor opção para cada tipo de viagem. Aprenda tudo sobre esse tema em locação de veículos agora.

Quilometragem controlada – Km Controlado

Ideal para quem pretende andar pouco com o automóvel alugado. Consiste basicamente em pagar a diária, geralmente menor, e mais um valor por cada quilômetro rodado. Nesse caso é necessário saber exatamente qual o preço cobrado pelo dia, quanto custa cada quilômetro rodado, a proteção obrigatória e se a locadora cobra alguma taxa de serviço. O valor final deve ser comparado às demais opções, e claro, deve ficar mais barato.

Tenha em mente de que é primordial ter ideia da distância que irá percorrer, pois do contrário, vai se pagar bem mais caro do que deveria, além do quê, essa opção é usada pelas empresas de aluguel de veículos para oferecer sempre um preço menor pela locação ao dia, mas que se considerado o custo da rodagem, algo que nem sempre se pode definir, em geral o preço final ultrapassa as condições em que a quilometragem é livre.

Quilometragem livre – Km Livre

Quando não se sabe quantos quilômetros pretende rodar, ou ainda, para viagens que consideram grandes distâncias a serem percorridas, a quilometragem livre é a escolha ideal, já que a locadora cobrará apenas o valor da diária. É o modelo aplicado pela maioria das empresas de aluguel de carros no Brasil e, em grande parte, a mais vantajosa, pois com um valor fixo é possível utilizar o veículo o quanto for necessário.

km livre

Quilometragem em locações internacionais

Não difere muito do Brasil, mas para as principais localidades procuradas pelos brasileiros (Estados Unidos, Europa e América do Sul), em função das distâncias envolvidas, o mais indicado é procurar sempre por quilometragem livre. Importante ter atenção especial nos casos de retirar o carro numa cidade e devolver em outra, onde é possível a cobrança de taxa de retorno, que significa o custo da taxa cobrada por quilômetro multiplicado pela distância entre as cidades.

Qual modelo de quilometragem ideal

Em função das diferentes situações oferecidas por locadora de carros, é fundamental ter uma ideia do quanto se vai rodar e escolher sempre a opção mais adequada para a locação.

Usar o carro com quilometragem livre pode ser uma das formas mais vantajosas para quem aluga o veículo por muitos dias, ou ainda para quem pretende viajar e percorrer grandes distâncias, mas não para quem precisa do automóvel por apenas um ou dois dias e para trajetos definidos, por exemplo.

Em toda viagem o recomendado é sempre planejar, por isso coloque no papel a rota que irá percorrer, somente assim você saberá qual a melhor alternativa.

Caso tenha alguma dúvida não deixe de postar um comentário abaixo, ou acesse o site CarroAluguel.com para falar via chat ou telefone com nossa central de atendimento!


Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *