locadora de veículos

Como funciona uma locadora de veículos?

Atualizado em: 23/08/2023

O aluguel de carros em locadora de veículos é uma opção conveniente para quem precisa de um automóvel para período de férias, evento especial, reuniões, dia a dia e outras ocasiões. Embora o processo locação possa variar de um local ou empresa para outra, algumas regras padrões se aplicam.

Locadora de veículos: o processo básico

Alugar um carro geralmente é tranquilo. Basta entrar em contato com uma locadora, atender aos requisitos para aluguel de carros e realizar a solicitação.

homem entregando chave

Algumas agências permitem que tudo seja feito on-line, você pode realizar os trâmites pela internet com muito mais rapidez. No momento da retirada do automóvel, esteja pronto para apresentar carteira de motorista, documento de identificação oficial e um cartão de crédito de sua titularidade.

É importante lembrar que as locadoras de veículos aceitam única e exclusivamente cartão de crédito como forma de pagamento, pois dessa forma é mais fácil cobrá-lo por quaisquer passivos que você enfrentar, no caso de estragos no veículo.

 Aluguel de carros on-line

Com o crescimento da Internet, surgiram sites comparadores de locadoras de veículos. Eles servem como uma ferramenta de busca eficiente e rápida para os consumidores. Existem dois tipos de portais nesse nicho: os que permitem aos consumidores reservar o carro diretamente através dele e os que permitem aos consumidores visualizar os preços dos automóveis, redirecionando-os para o site da locadora de veículos escolhida.

aluguel carro online

Para quem está buscando economizar, o CarroAluguel.com é a escolha certa!  O site de comparação e reserva de veículos, oferece serviços como simulação de tarifas e reservas online de automóveis para qualquer lugar do Brasil.

Através dele, o cliente realiza a reserva, emite um voucher e o apresenta junto aos documentos necessários direto na locadora escolhida. Uma vez que diversas empresas estão reunidas na plataforma, a concorrência faz os preços serem muito competitivos.

Valores e tipos de proteção

Os preços de aluguel de automóveis variam com base na data, localização e categoria de veículo que você quer. Além disso, certifique-se do tipo de quilometragem contratada, ela interfere diretamente no valor da locação

Km livre ou controlado? Saiba tudo sobre os tipos de quilometragem em aluguel de carros.

Além de considerar o seu orçamento e o tempo pelo qual precisa do carro, considere que algumas proteções oferecidas pela locadora de veículos são necessárias e ideais, enquanto outras podem ser desnecessárias.

  • Seguro contra danos, colisões e roubo

Este é o seu seguro básico, normalmente embutido na tarifa, cobre roubos, batidas e quaisquer outras avarias.

  • Seguro contra acidentes pessoais

Cobre despesas médicas que tenham ocorrido no momento do acidente. Ela só é recomendada caso você não tenha um plano de saúde.

  • Proteção a terceiros

Essa proteção pode abranger danos materiais e também pessoais para terceiros que se envolveram no sinistro.

*Note que os nomes podem variar com base na locadora de veículos que você estiver contatando.

Demais informações importantes, fique atento!

Esteja atento aos seguintes itens:

  • Combustível

O tanque vem cheio e deve ser devolvido da mesma forma. Caso isso não ocorra, o locatário pagará um valor muito mais alto pelo combustível direto na locadora.

  • Opcionais

Os sistemas de navegação ou GPS são itens acessórios e podem ser contratados à parte, assim como cadeirinhas para bebê, assentos de elevação e condutor adicional.

  • Não se esqueça de ler antes de assinar na linha pontilhada

Verifique, antes de assinar, se todas as opções que você escolheu estão no contrato definitivo. Confira também se alguma taxa ou seguro extra foi adicionado acidentalmente.

  • Sempre inspecione o carro que você está alugando com um funcionário antes de assinar documentos

As locadoras de veículos devem ter um formulário de inspeção, que será assinado antes de sair da loja. Isso limita a possibilidade de que você seja responsabilizado por danos que não causou.

inspecao aluguel carros

O aluguel de carros, algumas vezes, pode parecer burocrático, mas todas as exigências são garantias tanto para a empresa, quanto para o locatário.

Gostou dessas informações? Ainda tem dúvidas? Entre em contato com gente deixando uma mensagem abaixo.

Bônus: Está com dificuldade para planejar a sua viagem? Baixe grátis nosso e-book “Planejando uma viagem sem dor de cabeça em 5 passos.

 

3 Comentários

  1. CarroAluguel 10/01/2020 at 1:23 pm - Responder

    Bom dia, CLáudia. No momento CarroAluguel.com não faz locação de veículos para utilização em aplicativos de transporte.
    Porém diversas locadoras autorizam normalmente como a Movida, Unidas e Localiza. Entre em contato diretamente com as mesmas para reservar!

  2. Carolina 30/03/2020 at 9:48 pm - Responder

    Boa noite, gostaria de saber se ao alugar o carro para uma viagem, eu tenho que devolver na agência da mesma cidade qie peguei ou posso devolver na cidade que eu estiver se possuir a mesma agência que aluguei?

    • CarroAluguel 06/04/2020 at 4:26 pm - Responder

      Olá, senhora Carolina. É possível retirar o carro em uma loja e devolver em outra loja/cidade da mesma locadora sim. Para isso normalmente é cobrado um valor pela taxa de retorno. Como estamos em um período de pandemia, algumas locadoras deixaram de cobrar por essa taxa, permitindo a devolução em outra cidade de forma gratuita. Visite nosso site CarroAluguel.com para verificar, temos também um texto falando sobre isso: https://www.carroaluguel.com/blog/aluguel-de-carros-em-tempo-de-pandemia/. Nossa equipe de atendimento está disponível também para auxiliar você e lhe passar todas as informações necessárias! É só ligar no telefone: 0800 008 5950.

Deixe seu comentário