Placa padrão Mercosul: entenda o uso para veículos brasileiros

Atualizado em: 24/08/2023

Placa padrão Mercosul: entenda o uso para veículos brasileiros

 

A placa padrão Mercosul tem gerado muitas dúvidas para os motoristas brasileiros, por isso, resolvemos disponibilizar um guia repleto de informações relevantes, como: a origem, os motivos da implementação, como adquirir a sua, onde está valendo, e muito mais. Continue a leitura para ficar por dentro desse assunto.

 

A origem

A ideia de criar uma placa única existe desde 1994, e como há livre circulação de automóveis entre os países do grupo, sua função é padronizar os veículos destes, facilitando a fiscalização do trânsito e inibindo fraudes e roubos de carros.

 

Por que a suspensão da implementação?

Em outubro, a Justiça Federal tinha suspendido o uso das placas do Mercosul no país, após apontarem a falta de um sistema integrado de informações e credenciamento dos fabricantes.

 

Como obter a nova placa?

O Denatran ficará responsável por credenciar as empresas que irão produzir a placa. Assim, como já funciona atualmente, basta procurar uma dessas empresas para realizar o procedimento de troca.

 

Mudança na regra

Não será mais necessário usar o lacre, pois a nova placa possui marca d’água, chip com número de série e dados do automóvel, além de um QR Code com referências do fabricante da peça. 

 

Onde já está valendo?

Uruguai e Argentina já adotaram a nova regra. Aqui no Brasil, o Denatran começou pelo estado do Rio de Janeiro, oferecendo as primeiras 27 mil placas que contém a inicial RIO em homenagem ao estado. Também serão identificadas por cor, como é atualmente, só de forma diferente. 

 

Preço no Brasil é o mais caro entre os países

O valor de venda no Brasil é o maior até agora. No Rio de Janeiro, onde já começou a ser implantado, o preço chega a R$219,35 reais, enquanto em outros países é cobrado bem mais baixo.

 

Deixe seu comentário