Pontos turísticos de Curitiba

Pontos turísticos de Curitiba: 10 passeios imperdíveis

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Procurando o que fazer em Curitiba? Pois saiba que a melhor cidade do Brasil, segundo a Agência Austin Rating, tem muitos parques, áreas verdes, boa culinária e uma infinidade de atrações para todos os gostos. Passeios pela capital paranaense é que não faltam, por isso criamos um roteiro através dos pontos turísticos de Curitiba para que você possa desfrutar de tudo e mais um pouco. Vamos conhecer o que tem por lá?

Conhecendo os pontos turísticos de Curitiba                

A capital paranaense é uma das cidades com maior área verde por habitante do Brasil, por isso os principais pontos turísticos de Curitiba se concentram em parques e reservas ecológicas. Para quem está querendo passeios que levem pouco tempo, como uma manhã ou uma tarde, essas são as melhores pedidas:

Parque Tanguá

Construído em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá é um dos mais encantadores da cidade. São 235 mil m² de área, onde você pode passear por túneis, cascatas, lagos e pontes de madeira, apreciando uma bela paisagem. Um mirante localizado logo na entrada do parque permite uma vista estonteante de toda a região, ideal para tirar fotos e levar boas recordações.

Parque Tanguá Curitiba

Parque Tingui

Próximo ao Parque Tanguá, o Parque Tingui também conta com uma extensa área verde, localizada às margens do Rio Barigui. Lá você aproveita a academia ao ar livre e pode conhecer um pouco da história da imigração ucraniana no Paraná, visitando o Memorial Ucraniano.

Parque Tingui Curitiba

Bosque Alemão

Curitiba foi colonizada por vários povos europeus, dentre eles, os alemães. É no Bosque Alemão que você conhece um pouco mais dessa cultura e ainda pode levar as crianças para uma incrível jornada pela famosa história de João e Maria, narrada em painéis de azulejo no meio do bosque. O ponto alto do passeio é na Casa da Bruxa, onde aos finais de semana há contação de histórias.

Bosque do Alemão Curitiba

Ópera de Arame

Uma das mais belas construções em meio à mata, a Ópera de Arame é um dos pontos turísticos de Curitiba. Localizada no Parque das Pedreiras, onde também fica a Pedreira Paulo Leminski, a Ópera de Arame é um local de shows e apresentações ao ar livre, com capacidade para 2400 pessoas. Da entrada ao salão principal, você passa por uma passarela de metal que fica sobre um imenso lago, repleto de carpas, patos, tartarugas e outros animais aquáticos.

Ópera de Arame Curitiba

Jardim Botânico

Um dos passeios em Curitiba que você não pode deixar de fazer é visitar o Jardim Botânico. Outro dos cartões postais da cidade que se ilumina em datas especiais, o local é uma reserva ecológica. Basta dar alguns passos para dentro dos portões que logo você esquece o barulho do trânsito e entra em completa sintonia com a natureza. Aproveite este passeio para conhecer o Jardim das Sensações, onde você pode tocar, cheirar e ouvir os sons da natureza e também a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que é a grande atração do lugar.

Jardim Botânico Curitiba

Além destes passeios você pode também conhecer o Parque Barigui, o Zoológico, o Parque Lago Azul, a Universidade Livre do Meio Ambiente, entre tantas outras atrações que embelezam a cidade e lhe dão esse ar puro que tanta gente busca. Mas, se você quer conhecer as redondezas, também temos outras atrações para um roteiro além dos pontos turísticos de Curitiba.

aluguel de carros

Passeios pelos arredores de Curitiba


Passeio de trem pela Serra do Mar

Saindo da rodoviária de Curitiba e chegando ao litoral paranaense, mais especificamente na cidade de Morretes, você vai apreciar toda a exuberância da Mata Atlântica nesse passeio. São 110 km percorridos pela linha férrea Curitiba – Paranaguá, onde você se depara com pontes, cachoeiras, rios, túneis e muita emoção. Ao chegar a Morretes, aproveite para se deliciar com o prato típico da região, o barreado, e se refrescar as margens do Rio Nhundiaquara.

Trem Serra do Mar Curitiba

Ilha do Mel

A Ilha do Mel está localizada no litoral paranaense e é ponto de encontro para surfistas e apreciadores da natureza. Tombada como patrimônio histórico por sua importância como reserva natural, a ilha está sob rígidas normas de preservação, por isso o acesso é limitado a 1500 pessoas por dia. A travessia até o local é feita por Pontal do Paraná, das 8h às 20h, ou por Paranaguá, das 8h30 às 18h.

Ilha do Mel Paraná

Ilha de Superagui

Para quem busca tranquilidade, paz e silêncio, a Ilha de Superagui não pode fugir do roteiro. Trata-se de uma ilha artificial, localizada a 100 km de Curitiba, onde se encontra o Parque Nacional do Superagui, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1999. O lugar é habitado por pescadores e pesquisadores, turistas podem chegar a andar vários quilômetros sem encontrar com mais ninguém, aproveitando a calmaria para deixar o estresse do dia a dia bem longe.

Ilha de Superagui Paraná

Guaraqueçaba

Saindo de barco de Paranaguá, você pode chegar à pequena, mas aconchegante Guaraqueçaba. Uma cidade do litoral paranaense que atrai turistas de todos os lugares que gostam de ecoturismo e turismo de aventura, como rapel, trilhas e arvorismo. De lá você pode ir até a Reserva Natural de Salto Morato, uma área de preservação ambiental, e para várias ilhas nos arredores, inclusive Superagui. As construções antigas fazem parte do atrativo da cidade. Entre elas estão a Igreja do Nosso Senhor do Bom Jesus dos Perdões, o Casario Colonial e o Mirante da Serra Negra, de onde você tem uma visão belíssima da Baía de Guaraqueçaba.

Guaraqueçaba Paraná

Roteiro gastronômico em Curitiba

Com tantas atrações você deve estar pensando onde recompor as energias, não é mesmo? Pois bem, saiba que Curitiba não deixa nada a desejar no quesito gastronomia. Nesse aspecto, a principal atração é o bairro italiano Santa Felicidade, onde você encontra os mais variados tipos de massa, como lasanha, nhoque, macarronada e a tão famosa polenta frita.

Santa Felicidade Curitiba

Mas se o seu paladar não está para massas, você pode saborear uma boa comida japonesa, ucraniana, polonesa, árabe e, é claro, a brasileira, visitando os diversos bares e restaurantes que ficam no Largo da Ordem, berço da cidade de Curitiba.

Largo da Ordem Curitiba

Para levar ainda mais lembranças da cidade, não se esqueça de fazer o Caminho do Vinho, um roteiro pelas vinícolas da Colônia Mergulhão, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Lá você pode degustar vinhos de todos os tipos, queijos, tortas e uma infinidade de quitutes.

Gostou desses passeios e não quer perder nenhum? É só alugar um carro, traçar seu roteiro e curtir muito! Continue acompanhando nossa página no Facebook e fique por dentro do que há de melhor em cada cidade do Brasil!

Deixe seu comentário