turismo em goiás

Turismo em Goiás: Pontos Turísticos de Goiânia, Caldas Novas e região

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Fora dos roteiros turísticos tradicionais, o turismo em Goiás surge como uma agradável surpresa para aqueles que decidem dar uma chance ao estado. Para os viajantes que têm dúvida sobre o que fazer, apresentaremos uma série de passeios em Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis e Goiás Velho, mostrando o que de melhor essas cidades têm a oferecer aos seus visitantes. Confira!

O que fazer em Goiânia?

Goiânia alia a tranquilidade cada vez mais inexistente nos grandes centros urbanos do país com uma convidativa cena local, que reúne bons bares, restaurantes e casas noturnas. Para aqueles que desejam conhecer mais sobre a capital de Goiás, dividiremos seus passeios em grupos de acordo com suas características:

Contato com a natureza

Cidade bastante arborizada, Goiânia conta com um grande número de áreas verdes, lugares de recreação que por sua beleza se tornaram pontos turísticos para visitantes.

Entre essas áreas destaca-se o Bosque dos Buritis, com alamedas rodeadas por árvores e a presença de pequenos animais. Localizado na parte central da cidade é de fácil acesso mesmo para aqueles que não conhecem bem o lugar.

Os parques também ocupam lugar de destaque em Goiânia. O Parque Areião, formado por áreas de reflorestamento, tem lagos e áreas destinadas à prática de esportes. O Parque Mutirama, além de uma imensa área verde, oferece aos seus frequentadores a oportunidade de conhecer um fascinante planetário. No Parque Vaca Brava o visitante terá contado com centenas de aves, além de apreciar um extenso lago e um bosque com espécies nativas da fauna e flora local.

Por fim, citamos o Parque Flamboyant, que, com sua área de mais de 125 mil metros quadrados, oferece espaços de lazer e prática de esportes, pistas de caminhada e ciclovia, além de um parque infantil.

Como se já não fosse o suficiente contar com bosques e parques, Goiânia tem ainda um Horto Florestal, complexo que abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico da cidade. Muito procurado nos finais de semana, é uma ótima opção de lazer para toda a família.

Compras

Para aqueles que curtem fazer compras durante suas viagens, Goiânia também se mostra bastante atraente. Apesar de contar com bons shopping centers, esqueça os tradicionais centros de compra e conheça algumas das boas feiras da cidade.

A Feira do Doce, do Mel e da Natureza é realizada nas tardes de domingo na Praça do Sol. Reúne cerca de 250 expositores que oferecem comidas e bebidas locais, bem como produtos artesanais. Já a Feira da Lua, como o próprio nome indica, é realizada à noite, todos os sábados na Praça Tamandaré. Aqueles que a visitam encontram um pouco de tudo nas barracas dos mais de 900 expositores reunidos.

Também aos sábados é realizada a Feira Cora Coralina, na Rua do Lazer. Especializada em doces, costuma reunir os interessados na culinária local. Por fim, na estação ferroviária realiza-se a chamada Feira Hippie. Considerada uma das maiores feiras ao ar livre da América Latina, reúne cerca de 6 mil expositores que oferecem desde calçados e comidas típicas até artigos importados.

Arte e Cultura

Comprou tudo o que queria e já está satisfeito com todo o contato com a natureza que Goiânia lhe proporcionou? Então que tal mergulhar um pouco mais na cultura local? A cidade tem uma série de pontos turísticos, a começar pelo Monumento à Paz, uma enorme ampulheta repleta de terra proveniente de diferentes países. Temos ainda o Monumento às Três Raças, considerado símbolo da cidade, é uma homenagem à formação do povo brasileiro expresso em estátuas de brancos, negros e indígenas.

Outra boa opção são os museus. O de Arte Contemporânea promove mostras temporárias e reúne um acervo de cerca de 500 peças. Já o Museu de Arte de Goiânia possui acervo semelhante em tamanho, com cerca de 600 obras, divididas entre nomes de expressão nacional e internacional. O chamado Museu da Praça Universitária, dedicado às esculturas, reúne, a céu aberto, obras de diversos artistas.

Existe ainda na cidade o complexo dos Painéis da Via Sacra. Com motivos religiosos, a exposição de imensos painéis, por uma área de 16 km de extensão, configura o espaço como uma das maiores galerias de arte a céu aberto do mundo.

Arredores de Goiânia

Para além das atrações na cidade, existem nos arredores de Goiânia municípios que devem ser visitados, dentre os quais destacamos Pirenópolis e Goiás. Apesar de ser possível o acesso por meio de ônibus regulares, o ideal é ir de carro para aproveitar tudo o que as duas cidades têm a oferecer, sem se preocupar com horários ou limitações de roteiro. Se não estiver em seu próprio veículo, alugar pode ser uma ótima opção.

CarroAluguel

Turismo em Goiás Velho

Distante 141 quilômetros de Goiânia, Goiás, ou Goiás Velho, como alguns costumam chamar, foi fundada ainda no século XVIII e era a capital do estado antes da construção de Goiânia. Hoje a cidade detém o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Seu centro histórico conta com construções do período de sua fundação, como a Igreja da Boa Morte, de 1779. Outras igrejas de destaque são as de São Francisco de Paula, de 1761, a de Santa Bárbara, de 1780, a de Nossa Senhora do Carmo, de 1786 e a de Nossa Senhora da Abadia, de 1790.

Outras construções históricas compõem o conjunto, como o Museu das Bandeiras, Casa do Bispo, Casa de Fundição e Palácio Conde dos Arcos. Os chafarizes da Boa Morte e o Largo da Carioca completam o cenário, que proporciona um verdadeiro mergulho no passado.

Vale destacar na cidade o casarão onde viveu Cora Coralina, importante poetisa brasileira. No local funciona um museu em sua homenagem.

Para os amantes da natureza, Goiás oferece o Rio Vermelho, cujo Balneário da Cachoeira Grande abriga, além da queda d’água, praias e piscinas naturais. Tudo isso a apenas 6 quilômetros do centro.

Turismo em Pirenópolis

Outra opção nos arredores de Goiânia é Pirenópolis, terra natal do sertanejo Zezé di Camargo, distante 129 quilômetros da capital. Também fundada no século XVIII, a cidade tem em seu conjunto arquitetônico belas igrejas remanescentes daquele período, como a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a de Nosso Senhor do Bonfim e a de Nossa Senhora do Carmo. Entretanto, o maior atrativo para aqueles que visitam Pirenópolis são suas deslumbrantes cachoeiras.

O Parque Estadual da Serra dos Pireneus, localizado em uma das áreas fronteiriças do município, reúne todas as condições para a prática de esportes de aventura, como trilhas e escaladas. No Parque fica o Pico dos Pireneus, ponto mais alto da região, com 1.385 metros de altitude.

Já a Reserva Ecológica da Vargem Grande possibilita aos visitantes conhecer as cachoeiras do Lázaro, de acesso simples em trilha calçada e plana, e de Santa Maria, mais distante e sem calçamento.

Turismo em Caldas Novas

Por fim, está Caldas Novas, a apenas 150 km de Goiânia. Conhecida como “Capital das Águas Quentes”, o município tornou-se um grande polo turístico do estado devido às suas águas termais. Para atender aos moradores e visitantes, a cidade conta com um grande número de parques aquáticos, dentre os quais se destacam DiRoma Thermas, Hot Park, Lagoa Termas, Clube Privé, CTC e Náutico Praia Clube, alguns desses sendo anexos a hotéis. Entretanto, não é necessário se hospedar para usufruir de suas dependências, sendo permitida a entrada de visitantes, o que torna possível passar o dia desfrutando dos clubes em Caldas Novas, e retornar a Goiânia no final do dia.

Sejam quais forem os seus interesses, motivos não faltam para fazer turismo em Goiás. Com opções para todos os gostos e públicos, o estado está sempre pronto para receber bem seus visitantes.

Você recomenda algum passeio que não citamos? Tem outras sugestões sobre o que fazer? Comente nosso post e compartilhe suas opiniões!

Um comentário

  1. Damião DIAS DA SILVA 05/05/2023 at 1:07 pm - Responder

    Pretendo fazer esse Roteiro Turístico roteiro turístico Goiânia Pirinopolis Caldas Novas Goiás Velho e Salto de Corumbá em

Deixe seu comentário