Região dos Lagos: encante-se com Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Viajar é sempre um momento prazeroso e, muitas vezes, o destino ideal está mais perto do que você imagina. Uma viagem barata, prazerosa e para toda a família está apenas a alguns km de distância da capital do Rio de Janeiro, a chamada Região dos Lagos.

Então, que tal alugar um carro no Rio de Janeiro e fazer uma super viagem para as praias paradisíacas da Região dos Lagos? Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio precisam estar em seu roteiro!

Confira aqui tudo sobre a região e seus encantos.

A Região dos Lagos e suas divisões

Composta por 13 cidades magníficas e apenas 170 km de distância do Rio de Janeiro, a Região dos Lagos é conhecida por abrigar as praias mais belas e exóticas do estado. Desde a badalada cidade de Búzios, com suas praias, lojas e festas, até a cidade tranquila e relaxante Arraial do Cabo.

cabo frio rj

Região dos Lagos: Cabo Frio, Rio de Janeiro.

O tempo depende do seu roteiro e planejamento, mas definitivamente, cada local merece no mínimo dois a três dias para se explorar bem as belezas naturais e maravilhas da região.

praia do farol arraial do cabo

Praia do Farol – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

Arraial do Cabo é famosa pelo mar multicolorido, praias paradisíacas e pontos de mergulho. Búzios já segue a linha chique e charmosa, a cidade tem pousadas, boa gastronomia e uma vida noturna animada. Cabo Frio atrai pela infraestrutura, com longas faixas de areia branca e fina, repletas de dunas.

E aí, já sabe qual escolher?

Como chegar e onde ficar?

A Região dos Lagos está aproximadamente 2 horas e meia de carro saindo do centro do Rio de Janeiro. A estrada é super segura e bem sinalizada, com diversas paradas para comer e abastecer o carro pelo caminho.

As cidades de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio possuem o turismo bem desenvolvido. Por isso, a zona hoteleira é uma maravilha. Desde pousadashotéis de luxo até resorts estão localizados no litoral da região. O centro das cidades pode ser visitado facilmente a pé, mas para praias mais distantes recomenda-se o uso de transportes.

buzios rj

Região dos Lagos: Búzios, Rio de Janeiro.

Por isso, alugar um carro é a melhor opção, tanto para chegar e sair dos municípios como para se locomover dentro deles, se necessário.

Praias e mais praias

Mesmo que a cidade tenha inúmeros atrativos para oferecer, como Búzios com a Rua das Pedras – famosa rua com comércio, restaurantes e boates – o forte da Região dos Lagos são as praias.

Cada uma oferece uma gama de opções, desde pontos sem ondas, ideais para quem tem filhos pequenos até praias com ondas próprias para surf. O mergulho também é uma prática muito comum na região e pode ser feito juntamente com os passeios de escuna.

aluguel de carros

Conhecida como o Caribe brasileiro, Arraial do Cabo certamente possui as praias mais impressionantes da Região dos Lagos, mas não oferece uma infraestrutura de pousadas como Búzios e nem um comércio tão desenvolvido quanto Cabo Frio.

E os outros pontos turísticos?

Porque nem só de sombra, mar e água fresca vivem os turistas. As cidades da Região dos Lagos também possuem pontos turísticos bem interessantes.

Búzios tem entre as atrações o Calçadão da Orla Bardot, inúmeros casarões em estilo colonialesculturas em bronze e a Rua das Pedras, que com uma iluminação despretensiosa, une restaurantes, bares, galerias e outras opções de entretenimento como boates e lojas.

rua das pedras buzios rj

Rua das Pedras – Búzios, Rio de Janeiro.

Em Arraial do Cabo, não deixe de conferir o Mirante do Pontal do Atalaia, onde você poderá ver o pôr do sol mais bonito e emocionante do Rio de Janeiro. A cidade não possui muitos pontos turísticos, mas a história da conquista da cidade pelos europeus pode ser vista nas construções e edificações do Centro Histórico.

Outra atração é a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, local conhecido por ser o ponto da primeira missa coberta do Brasil. Já o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira oferece um panorama dos fenômenos que ocorrem na região e explica o porquê do mar de Arraial do Cabo ser tão singular.

pontal do atalaia arraial do cabo

Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

Para finalizar, Cabo Frio traz também pontos turísticos importantes como o Forte São Mateus, localizado no canto esquerdo da praia do Forte. Construído no século 17 para defender a região das invasões estrangeiras, o Forte ainda preserva os canhões apontados para o mar, além de uma bela vista panorâmica.

Outro ponto forte do turismo é o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, um dos patrimônios do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o local traz exposições além de eventos culturais para todos os públicos e idades.

forte sao mateus cabo frio

Forte São Mateus – Cabo Frio, Rio de Janeiro.

Se você gostou de todos os passeios incríveis que pode fazer na Região dos Lagos, que tal assinar a nossa newsletter? Fique por dentro das novidades, é só deixar seu e-mail para começar a receber dicas de destinos imperdíveis.

 

Deixe seu comentário