Mirante do Cristo, prédios e turistas em Águas de Lindóia

15 lugares para conhecer no interior de São Paulo

Atualizado em: 22/09/2023

A rotina agitada na capital paulista tem tirado seu sono e você precisa de um descanso urgente? Descubra 15 lugares para conhecer no interior de São Paulo ao lado de amigos, familiares ou sozinho(a) e escape, por um momento, da vida inquieta da metrópole! 

Interior de São Paulo: lugar de experiências únicas 

A capital paulista é conhecida pelo seu corre-corre diário. Seja no trânsito congestionado, nas grandes filas e até na distância entre bairros, participar dessa rotina pode desencadear aquele cansaço. Nesse caso, a busca por uma rotina mais amena tende a ser uma saída. Pensando nisso, vale a pena lembrar que o interior de São Paulo esconde um belo segredo: há destinos turísticos cativantes para o lazer e descanso aos quem precisam.  

Com centenas de municípios, o estado vem oferecendo experiências para todos os gostos, desde as escapadas em meio à natureza ou até práticas para as devidas férias em família. O fato é: o turismo no interior paulista cresce exponencialmente e sua beleza é tão diversa que surpreende até os mais experientes viajantes. 

Sendo assim, reunimos 15 cidades imperdíveis fora da agitação paulistana para um lazer único. Ah, e todas elas acessíveis a partir da própria capital. Aprecie o nosso guia e se deslumbre com essas maravilhas que encantam além dos limites da metrópole! 

Águas de Lindóia: o encanto das águas termais a aproximadamente 2h30 de São Paulo 

Pórtico de entrada para Águas de Lindóia

Águas de Lindóia

 Destino perfeito para quem busca o bem-estar. Considerada uma das melhores cidades do mundo em hidroterapia (graças às águas minerais de poder curativo), Águas de Lindóia é ainda um paraíso para os amantes da natureza e do ecoturismo, com suas belas paisagens. Uma delas é o Morro Pelado, ponto panorâmico acima dos 1.400m de altitude. A praça Adhemar de Barros, outro cartão-postal, encanta pela tranquilidade. E para os fãs de automobilismo, o encontro anual de carros antigos é um evento imperdível. 

Serra Negra: ampla beleza natural no interior de São Paulo

Montanhas da Mantiqueira rodeiam a cidade de Serra Negra

Serra Negra

Localizada na Serra da Mantiqueira, Serra Negra é um verdadeiro refúgio. Conhecida como ‘Cidade Saúde’, tornou-se famosa pelas propriedades medicinais de suas águas minerais, atraindo visitantes de todo o país. Possui ainda vários pontos turísticos, dentre eles o Teleférico, o Pico da Fonseca e a Disneylândia dos Robôs. Para os amantes das compras, o comércio é forte em roupas de couro e malhas, além dos produtos artesanais de laticínios. Ou seja, Serra Negra combina bem-estar, lazer e gastronomia num só destino. 

Águas de São Pedro: renove as energias a 2h30 de São Paulo 

Córrego e alamedas em Águas de São Pedro

Águas de São Pedro

Também famosa pelas fontes de águas termais, a charmosa Águas de São Pedro é perfeita para quem busca um reduto para relaxar. Seus spas e fontes terapêuticas, por exemplo, são reconhecidos nacionalmente. Considerado o menor município paulista, há diversos atrativos para serem explorados, como o Jardim Sensorial, onde os visitantes têm um contato mais íntimo com a natureza. Já o Museu Gustavo Teixeira e a Casa do Escultor são obrigatórios para os amantes da cultura. Na culinária, destaca-se o famoso ‘Peixe na Telha’. Ou seja: é um lugar que combina diversas opções turísticas. 

Atibaia: clima agradável a apenas 1h da capital 

Jardim do Lago em Atibaia

Atibaia

Deseja respirar um ar mais puro? Atibaia é o destino! Conhecida pelo clima agradável, o destaque fica para sua qualidade do ar. A Pedra Grande, principal ponto turístico, tornou-se o local ideal para os amantes do ecoturismo. Lá é possível fazer trilhas, voo livre e apreciar uma vista panorâmica única. O Parque Edmundo Zanoni é outro destaque. A cidade também é famosa pela Festa das Flores e Morangos. Não deixe de provar os pratos à base da fruta, como fondues e tortas. Atibaia é a fuga perfeita da correria de São Paulo. 

Socorro: natureza exuberante a aproximadamente 2h de São Paulo 

Pórtico de entrada para a cidade de Socorro

Socorro

Conhecida como ‘Cidade da Aventura’, Socorro oferece uma variedade de atividades: rafting, tirolesa, rapel e trilhas são algumas opções. Além disso, as belas cachoeiras e rios cristalinos são perfeitos para banhos revigorantes e momentos de relaxamento. Na área urbana e arredores da Praça da Matriz, é possível apreciar construção antigas, lojas de artesanato e cafés aconchegantes. A gastronomia local merece destaque pelos pratos da culinária caipira. Ah, e não deixe de visitar a Feira Permanente de Malhas, onde são encontrados vestuários de alta qualidade a preços acessíveis! 

Cunha: desconectando de São Paulo a apenas 3h da capital 

Corredeira de rio cercada por floresta em Cunha

Cunha

Tranquila, a cidade é ideal para quem busca se reconectar com a natureza e relaxar em meio às paisagens deslumbrantes. Repleta de montanhas, cachoeiras e trilhas, em Cunha os amantes de ecoturismo e aventura terão muito a explorar. A cidade também abriga uma rica cultura histórica, com igrejas, praças e construções antigas. Cunha é ainda famosa por sua produção de cerâmica artesanal. Andando pelos arredores é possível visitar ateliês e conhecer o trabalho dos artistas locais. Experiência única, onde a arte, a natureza e história se encontram. 

Barra Bonita: 4h da capital para desfrutar do turismo fluvial 

Monumento dos três elementos básicos da economia de Barra Bonita na Praça da Rotatória.

Barra Bonita

Há uma razão para que Barra Bonita seja conhecida como ‘Pérola o Tietê’: o local é um verdadeiro paraíso do turismo fluvial. Tendo o lendário Rio Tietê como cenário principal, há como desfrutar de passeios de barcos, mergulhos e pescarias, tudo isso em águas cristalinas, o oposto da capital. A cidade possui ótima infraestrutura para receber turistas, com hotéis, restaurantes e diversas opções de lazer. Passeios guiados levam os visitantes à grandiosa e imponente usina hidrelétrica. Portanto, tenha a certeza: Barra Bonita é um destino perfeito para relaxar, de atmosfera tranquila e acolhedora. 

Boituva: superando limites e voando pelos céus a 1h30 de São Paulo 

Patos sendo observados por turistas no Parque Ecológico Eugênio Walter em Boituva

Boituva

Os aventureiros de plantão podem se preparar para conhecer a ‘Capital do Paraquedismo’. Boituva oferece infraestrutura completa para saltos de paraquedas inesquecíveis, proporcionando a sensação de liberdade aliada à adrenalina. Além disso, a cidade é famosa pelos incríveis passeios de balão de ar quente, permitindo ao turista flutuar acima das nuvens e apreciar vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Seja para um aventureiro destemido ou para aqueles que buscam novas experiências turísticas, Boituva é o destino perfeito no interior de São Paulo para tais desafios na superação de limites. 

Itu: histórias e exageros a aproximadamente 1h da capital 

Orelhão gigante, turistas e moradores em praça de Itú

Itú

Itu é conhecida pela rica história e suas demasias em algumas construções espalhadas pela cidade. Além de preservar um valioso patrimônio arquitetônico, com belos imóveis coloniais e praças charmosas, Itu apresenta objetos gigantes que adornam suas ruas, como orelhões e chaleiras, além de uma réplica do relógio de sol. Tais elementos extravagantes são um marco da cidade e atraem a curiosidade de visitantes. Mas há diversos outros atrativos, como a Casa Imperial e o Museu da Energia. Na gastronomia, não deixe de experimentar o ‘Pão de Itu’, iguaria irresistível e parte da tradição culinária. 

Pedra Bela: 2h separam São Paulo desse belíssimo local 

Montanhas e morros compõem a paisagem de Pedra Bela

Pedra Bela

Em Pedra Bela encontra-se uma das maiores tirolesas das Américas, com 1.800m de extensão. Ou seja, adrenalina pura numa velocidade média de 97 km/h. E mais: a cidade possui duas notáveis cachoeiras (Boca da Mata e Antônio Souza), além de corredeiras instagramáveis. Opções de rapel não faltam para os visitantes que optam por desbravar Pedra Bela. Aliás, uma das mais icônicas formações rochosas da Mantiqueira é a Pedra do Santuário, com uma formosa igreja no topo. Há também a Pedra Maria Antônia, que foi local de vigília na época da Revolução Constitucionalista. 

Joanópolis: 2h e você se depara com grandes reservas nativas

Estrada e, ao fundo, a Cachoeira dos Pretos em Joanópolis

Joanópolis

Já ouviu falar na ‘Capital do Lobisomem’? Pois ela existe e se chama Joanópolis. A cidade possui uma das maiores reservas de mata nativa do estado e é um atrativo no interior de São Paulo. E é em meio a essas florestas e vilas que as lendas sobre a criatura surgiram, espalhando-se ao pé da Serra da Mantiqueira. Aliás, num dos principais atrativos, a Cachoeira dos Pretos,fica a famosa Casa do Lobisomem. Toda a localidade é uma APA (Área de Proteção Ambiental) com ampla infraestrutura para visitação. A história da cachoeira é remetida a uma família portuguesa, Preto de Oliveira, o que deu origem ao nome do bairro e à queda d’água. 

Ribeirão Preto: vibrante capital do interior de São Paulo a 4 horas da capital

Bairro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é fascinante! Por ser uma cidade universitária, possui ampla vida noturna. É uma das regiões mais prósperas do estado. Devido a isso, é conhecida como a Califórnia brasileira. O clima quente, tão comum o ano todo, assinala o famoso e saboroso chope gelado. Aliás, a cidade conta com diversos bares e cervejarias renomadas. E as opções gastronômicas são muitas. Sua vida cultural é outra característica singular, com seus museus e galerias de arte, além dos teatros que garantem espetáculos oriundos de outras cidades. Ou seja, ali se entrelaçam sabores, diversidade cultural e momentos inesquecíveis. 

Jaguariúna: 2h de São Paulo para conhecer uma das maiores festas de rodeio do país 

Trem Maria-fumaça em Jaguariúna

Jaguariúna

Jaguariúna segue intocável no Mapa do Circuito Nacional de Rodeios e já realiza o evento há mais de 20 anos. Próxima a Campinas, tem sido um ótimo destino turístico para quem desbrava o interior. O centro cultural da cidade abriga a antiga estação ferroviária. Restaurado, do local sai o passeio de Maria-fumaça. Jaguariúna também é conhecida pelos parques e praças. Portanto, vale as visitas ao Parque dos Lagos (com seus pedalinhos e jardins), Parque Linear (com academias ao ar livre, corredor ecológico, ciclovia) e a Praça dos Imigrantes (homenagem aos povos italianos e portugueses). 

Monte Alegre do Sul: o icônico circuito das águas no interior de São Paulo 

Pórtico de entrada para a cidade de Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul

Próxima a Serra Negra, Monte Alegre do Sul também se qualifica pelo clima bastante agradável. Na região, os visitantes podem se beneficiar com a ampla presença de suas águas, tanto para relaxamento quanto para o tratamento de doenças. No que se refere à história, as linhas férreas foram de extrema importância para a cidade. Isso pode ser observado no Projeto Memória, que faz uma viagem inesquecível no tempo, levando-nos inclusive à época da Maria-fumaça. Quem busca momentos instagramáveis e belas fotografias, a dica é o Morro do Cruzeiro e sua vista maravilhosa. 

Indaiatuba: 1h30 separam São Paulo de um dos principais polos econômicos do interior 

Parque Ecológico em Indaiatuba

Indaiatuba

Sabe qual é o lema de Indaiatuba? ‘Nosso sol tem calor de amizade’. Isso é fato: a cidade entrega o clima ideal para quem deseja momentos amistosos. Repleta de bares e opções gastronômicas para investidas noturnas, durante o dia é possível visitar o Parque Ecológico (que corta a cidade em 80% de sua totalidade) e o Parque Temático (anexado a ele), com animais gigantes de fibra compondo a paisagem. Já no Casarão Pau Preto estão a Biblioteca Pública, a Fundação Pró-Memória e o Museu Municipal. O Museu Ferroviário é outro atrativo bastante visitado. Situada ao lado do aeroporto de Viracopos, Indaiatuba tem se destacado como um dos principais polos econômicos do interior.

Interior de São Paulo: muito a oferecer! 

Notou como não há necessidade de percorrer longas distâncias no intuito de eliminar o estresse? Os 15 lugares para conhecer no interior de São Paulo por si só trazem características únicas, tanto para quem precisa relaxar quanto para os que buscam por uma rotina diversificada. 

E se você deseja um merecido descanso, porém, não abre mão da comodidade, que tal optar pelo aluguel de carro ao idealizar um desses destinos? A www.carroaluguel.com é a rota certa para quem quer economia e conforto, com parcelamento em até 10x sem juros, pagamento somente na retirada do veículo e a garantia do melhor preço e disponibilidade. Visite o site e faça você mesmo a comparação, optando pela proteção e conveniência em todos os momentos das suas viagens! 

 

3 Comentários

  1. Edna 10/09/2023 at 2:07 pm - Responder

    Lugares lindos, mesmo

  2. Sugiro para próximas sugestões dois municípios: Apiaí e Iporanga região das cavernas no Alto Vale do Ribeira

  3. Walterson Leão Cardoso 20/09/2023 at 1:16 am - Responder

    Realmente, o Brasil tem lugares abençoado pelo criador do universo.

Deixe seu comentário