acidente com o carro alugado

O que fazer quando ocorre um acidente com o carro alugado?

Muitas pessoas que vão viajar pensam em alugar um carro, mas acabam não o fazendo por insegurança de como proceder em caso de acidente com o carro alugado. As maiores dúvidas são em relação aos procedimentos logo após o acidente (principalmente se envolver outro veículo ou pessoas) e quanto ao pagamento de taxas, franquias ou arcar com o reparo do veículo.

Infelizmente acidentes acontecem e é necessário estar preparado para que isso não estrague a viagem da sua família. Neste post vamos esclarecer as principais dúvidas, além de te ajudar a respeito do que fazer numa situação dessas.

Vamos começar então com o que fazer para se prevenir antes mesmo de alugar o carro.

Preocupe-se antes mesmo de tirar o veículo da locadora

Em grande parte das locadoras, as tarifas já contam com cobertura contra danos, vandalismo ou roubo do veículo locado. No entanto, não incluem danos aos passageiros, veículos de terceiros e seus ocupantes.

Tais coberturas adicionais normalmente são oferecidas no momento do fechamento da reserva ou da retirada do veículo. O que acontece, normalmente, é o cliente achar que o seguro incluso na tarifa já cobre isso tudo e acabar não contratando por pensar que é uma tentativa da locadora em subir o preço da locação.

CarroAluguel.com

Por tanto, verifique sempre tudo que está incluso na tarifa de locação do veículo e contrate as coberturas adicionais de acordo com sua necessidade.

Tudo certo? Então, está na hora de pegar estrada, mas aconteceu um acidente e agora?

Aprenda os primeiros passos

Aqui o procedimento é como se estivesse no seu veículo particular. Certifique-se primeiramente se os danos foram apenas materiais e que ninguém tenha se machucado e sinalize o local, caso não seja possível mover o veículo para o acostamento.

Logo em seguida, para sua maior segurança, registre com fotos tudo que aconteceu no local do acidente para que isso auxilie no momento do registro do boletim de ocorrência, preenchimento do aviso de sinistro junto à locadora e para se resguardar.

Isso sendo feito vamos para a segunda parte que é notificar a locadora.

Notifique a locadora sobre o acidente com o carro alugado

Algumas pessoas não notificam a locadora quando acontece um acidente, seja por receio ou por achar que não precisa. Porém, este é um passo muito importante por dois motivos:

  1. Dependendo das coberturas que você contratou, a locadora pode te ajudar com assistência no local, guincho, carro reserva ou Táxi.
  2. Você precisará notificar a locadora e preencher um aviso de sinistro, por tanto, quanto antes você entrar em contato com eles para se informar melhor.

O prazo comum para preenchimento do aviso de sinistro é de até 24 horas. Mas isso não é uma regra padrão, por isso quanto antes você entrar em contato com a locadora para que as providências sejam tomadas, melhor.

Registre um boletim de ocorrência

Já informou a locadora do acidente? Então está na hora de registrar o boletim de ocorrência. Caso não haja feridos e o veículo esteja em condição de rodar, você pode ir até uma delegacia de polícia mais próxima e registrar a ocorrência.

Como você estará viajando, é provável que não saiba onde fica a delegacia, para isso é só ligar no 190 informando onde você está que um atendente lhe indicará a mais próxima.

Havendo feridos no acidente, seja do seu carro, do outro veículo (se houver) ou um pedestre, é necessário que você registre o boletim de ocorrência no local. Para isso ligue para a polícia notificando sobre o que aconteceu e aguarde uma viatura no local.

Este boletim de ocorrência é muito importante! Você precisará dele para preencher o aviso de sinistro na locadora e é por meio dele que ela avaliará a necessidade de você custear os reparos, se as coberturas que contratou cobrem os danos e se será necessário acionar o seguro.

Tome os cuidados necessários caso o acidente envolva terceiros

O acidente foi com outro veículo, moto ou pedestre? Então alguns cuidados extras devem ser tomados. No início deste artigo falamos sobre a importância de contratar coberturas que incluam este tipo de sinistro, para que você fique tranquilo e não tenha problemas.

Ao tomar este cuidado, é só proceder normalmente com a notificação à locadora e registrar o boletim de ocorrência. Porém, fique atento, pois algumas situações podem invalidar a cobertura contra terceiros como:

  1. excesso de velocidade
  2. dirigir sob efeito de álcool ou drogas
  3. o condutor no momento do acidente não ser habilitado ou não ter sido registrado pela locadora como autorizado a conduzir o veículo

Sendo prudente e responsável, mesmo acontecendo um acidente, você terá suas coberturas garantidas e não terá dores de cabeça adicionais.

Saiba como agir em caso de roubo do veículo alugado

Uma outra situação que infelizmente estamos sujeitos a acontecer é o veículo ser roubado. Isso acontecendo, os procedimentos são os mesmos, informe a locadora e registre o boletim de ocorrência.

Neste post você tem mais detalhes sobre como agir em casos de roubo do carro alugado.

roubo de carro alugado

Confira todos os itens do automóvel antes de sair com ele

Prevenir-se nunca é demais, portanto, para evitar dores de cabeça na sua locação, abaixo segue uma lista de alguns itens para você ficar atento:

  1. Acompanhe a vistoria na retirada e entrega do carro, para se certificar de arranhões ou danos na lataria e pintura do veículo;
  2. Verifique se o tanque está cheio;
  3. Confira o estado do estepe e se este está calibrado;
  4. Verifique o funcionamento do veículo e seus acessórios, como rádio e alarme.

Fazendo isso, você evita imprevistos durante sua viagem ou problemas na devolução do veículo.

Agora que você já sabe o que fazer quando ocorre um acidente com o carro alugado, que tal orçar a sua próxima locação aqui no site?


Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *