bater o carro alugado

Bateu carro alugado? Veja o que fazer em caso de acidentes

Atualizado em: 08/09/2023Tags:

Quando se aluga um carro, a expectativa é de ter uma viagem segura e sem imprevistos. No entanto, acidentes de trânsito podem ocorrer a qualquer momento, e é importante que o locatário esteja preparado para lidar com essas situações. Saber o que fazer em caso de acidente com um carro alugado pode minimizar prejuízos financeiros, evitar problemas com a locadora e garantir a segurança dos envolvidos.

Neste texto, serão abordados os procedimentos que o locatário deve seguir em caso de acidente. Desde as primeiras medidas a serem tomadas no local, até as providências a serem tomadas com a locadora e com as autoridades, passando pela cobertura de seguros e responsabilidades legais. Ao final, esperamos que o leitor esteja melhor informado e preparado para agir em situações como essas.

 

O que fazer após bater o carro alugado?

Os acidentes de carro podem acontecer a qualquer momento, mesmo que você seja um motorista experiente e cauteloso. Quando você aluga um carro, a responsabilidade pela segurança do veículo é sua, o que significa que você deve estar preparado para lidar com qualquer eventualidade.

Por isso, é importante que todo motorista saiba como agir em caso de acidente. Além de garantir a sua segurança e a dos passageiros, você também precisa estar ciente de como proceder nesses casos.

Faça o boletim de ocorrência

Independente do acidente ter sido apenas um amassado, algum dano mais sério ou até perda total, existem procedimentos que devem ser cumpridos para o acionamento do seguro, como ir à delegacia para fazer o boletim de ocorrência policial. Essa comprovação é indispensável e deve ser feita em no máximo 24 horas após o ocorrido, também é importante ressaltar que a locadora deve ser informada imediatamente. Quanto antes o problema for relatado, menor será a dificuldade enfrentada.

Havendo feridos no acidente, seja do seu carro, do outro veículo (se houver) ou um pedestre, é necessário que você registre o boletim de ocorrência no local. Para isso ligue para a polícia notificando sobre o que aconteceu e aguarde uma viatura no local.

Este boletim de ocorrência é muito importante! Você precisará dele para preencher o aviso de sinistro na locadora e é por meio dele que ela avaliará a necessidade de você custear os reparos, se as coberturas que contratou cobrem os danos e se será necessário acionar o seguro.

Notifique a locadora sobre o acidente com o carro alugado

Algumas pessoas não notificam a locadora quando acontece um acidente, seja por receio ou por achar que não precisa. Porém, este é um passo muito importante por dois motivos:

  1. Dependendo das coberturas que você contratou, a locadora pode te ajudar com assistência no local, guincho, carro reserva ou táxi.
  2. Você precisará notificar a locadora e preencher um aviso de sinistro, por tanto, quanto antes você entrar em contato com eles para se informar melhor.

O prazo comum para preenchimento do aviso de sinistro é de até 24 horas. Mas isso não é uma regra padrão, por isso quanto antes você entrar em contato com a locadora para que as providências sejam tomadas, melhor.

 

Tome os cuidados necessários caso o acidente envolva terceiros 

O acidente foi com outro veículo, moto ou pedestre? É só proceder normalmente com a notificação à locadora e registrar o boletim de ocorrência. Porém, fique atento, pois algumas situações podem invalidar a cobertura contra terceiros como:

  1. Excesso de velocidade;
  2. Dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
  3. O condutor, no momento do acidente, não ser/estar habilitado ou não ter sido registrado pela locadora como autorizado a conduzir o veículo (condutor adicional).

Outro ponto a se tomar cuidado, é com o tipo de acidente que pode ser causado, como: colisão do veículo estando sozinho; colisão com outro carro; ou outro carro colidiu com o seu veículo alugado. Nesses casos, o importante é lembrar:

  • Colisão do veículo estando sozinho: Vá até a locadora para análise, negociação e pagamento da cobertura (caso contratada). A devolução do veículo poderá ser rápida e logo sairá com outro carro para continuar rodando com a sua reserva. 
  • Colisão com outro carro: Você sendo responsável pela colisão, será necessário o pagamento além da franquia, como por exemplo os prejuízos causados ao terceiro, caso essa cobertura não seja contratada no momento da reserva. 
  • Outro carro colidiu com o veículo alugado: Nesse caso, o cenário ideal é que o responsável pela colisão te acompanhe até a locadora, efetuando não só a franquia por você, mas também se responsabilize pelo conserto. Importante ressaltar que a locadora deve ser avisada imediatamente, em caso de não comparecimento e para que possa acioná-lo na justiça posteriormente. 

 

Coberturas dos seguros em locação de veículos

Em grande parte das locadoras, as tarifas já contam com cobertura contra danos, vandalismo ou roubo do veículo locado. No entanto, não incluem danos aos passageiros, veículos de terceiros e seus ocupantes.

Tais coberturas adicionais normalmente são oferecidas no momento do fechamento da reserva ou da retirada do veículo. O que acontece, normalmente, é o cliente achar que o seguro incluso na tarifa já cobre isso tudo e acabar não contratando por pensar que é uma tentativa da locadora em subir o preço da locação.

Por tanto, verifique sempre tudo que está incluso na tarifa de locação do veículo e contrate as coberturas adicionais de acordo com sua necessidade. Nesse post, explicaremos com mais detalhes sobre como funciona o seguro de carro alugado.

Seguro contra danos, colisões e roubo

Essa cobertura garante que, caso o carro seja danificado ou roubado, o locatário pague apenas a franquia estabelecida. É válido pontuar que, muitas vezes, há um teto de cobertura. Nessa situação, o seguro cobre o custo de colisões de até um certo valor, negociado no momento da contratação.

Importante deixar claro que a proteção, independente de qual for, perde a validação quando o cliente não cumpre com as suas obrigações, entre elas, respeitar as leis de trânsito; ultrapassagem em local proibido; ou dirigir alcoolizado. Nesses casos, o condutor terá que arcar com os custos em sua totalidade, além dos problemas legais.

Seguro contra acidentes pessoais

O seguro contra acidentes pessoais tem a finalidade de cobrir quaisquer despesas médicas que tenham ocorrido no momento do sinistro. Ela só é recomendada caso você não tenha um seguro de saúde privado.

Coberturas pessoais

Esse item não é comum no Brasil, entretanto é muito utilizado em locações no exterior. A cobertura garante que na hipótese de roubo, os pertences de valor que estiverem dentro do carro alugado estarão acobertados e você receberá um pagamento como consequência.

Proteção a terceiros

Existem locadoras que oferecem a proteção para terceiros já embutida na tarifa, outras que permitem a contratação à parte, e ainda há aquelas que não tem e não oferecem essa cobertura. Ela pode abranger danos materiais e também pessoais, sendo um item que deve ser bem observado no momento da reserva.

A importância do seguro é nítida e evita uma enorme dor de cabeça no caso de bater o carro alugado. Esperamos que esse post tenha sido claro e que lhe ajude a tirar as suas dúvidas.

 

CarroAluguel

 

Agora que já sabe mais sobre as formas de seguro que as locadoras brasileiras dispõem, que tal conferir valores para o aluguel de carros? Acesse o site CarroAluguel.com e fique pronto para a próxima viagem!


Deixe seu comentário