Alugar um carro pela primeira vez, o que é preciso saber?

Atualizado em: 23/08/2023

Afinal, o que é preciso saber quando se vai alugar um carro pela primeira vezSeja para viajar, trabalhar, ou para usar no dia-a-dia, alugar um automóvel pode ser uma opção de locomoção muito vantajosa. Se você nunca fez uma locação e está pensando em contratar o serviço, continue a leitura, iremos passar algumas dicas valiosas.

Primeiramente é necessário saber quais são os requisitos para locação de veículos:

  1. Cartão de crédito em seu nome, emitido por banco, com limite disponível para a caução, que é uma garantia solicitada pelas locadoras para liberar o carro. Consiste no bloqueio de um determinado valor (variável de acordo com a categoria de veículo) e ao final do aluguel ocorre o  estorno do mesmo, desde que não haja nenhuma avaria no bem;
  2. É necessário ter no mínimo 21 anos e ser habilitado por pelo menos 2 anos; Existem exceções para essa regra em algumas locadoras, desde que se contrate um seguro adicional.
  3. Não possuir restrição financeira no CPF. Esse item, sob consulta, algumas empresas flexibilizam, desde que se tenha cartão, idade mínima e CNH com vigência dentro do exigido.

Estando em dia com as condições, o caminho mais indicado é fazer uma pesquisa online de preços, sugerimos o nosso site: www.CarroAluguel.com, nele é possível comparar tarifas, valores de caução, avaliações das locadoras e quantidade de parcelas sem juros em que é possível dividir o valor da locação. Leva apenas 3 minutos, e fazer a reserva com antecedência é super indicado, não só para garantir o carro desejado, mas “segurar” o preço, já as ofertas mudam o tempo inteiro e dependendo do período, podem subir consideravelmente.

É importante também ficar atento e escolher autolocadoras que ofereçam Km. livre, ou seja, não cobrem pela quantidade de quilômetros rodados. Esse é um fator relevante a se considerar por exemplo, se você pretende viajar e percorrer distâncias maiores, se esse item não for observado, certamente terá despesas adicionais.

Outro quesito fundamental é escolher uma empresa de locação que inclua a proteção do carro, o seguro. Em geral não se cobre todo o custo em caso de sinistro, o cliente sempre será responsável por uma franquia ou coparticipação. Mesmo assim é um elemento importantíssimo. Também existem locadoras que já incluem seguro contra terceiros no valor da diária, por isso, mesmo um pouco mais caro, orientamos que sempre se contrate.

Tendo os requisitos, e reserva feita, basta dirigir-se à locadora no dia e horários reservados, nesse momento será será feito o seu cadastro, e o carro será liberado. Lembre-se que de maneira geral, o veículo é entregue limpo e com tanque cheio, e assim deve ser devolvido para evitar cobrança de taxas ou adicionais.

Preste atenção especial  ao check-list, nesse momento o funcionário da locadora fará uma conferência geral do carro que está sendo alugado, ele irá listar todas as imperfeições encontradas e solicitar a assinatura do cliente. Esse procedimento é refeito na devolução e qualquer item não listado na conferência inicial pode ser cobrado. Sendo assim, cuide do carro como se fosse seu, e o devolva nas mesmas condições em que foi retirado.

Alugar um carro pela pela primeira vez pode parecer assustador ou burocrático, porém, os processos são bem simples, acredite!

Agora que você está bem informado, que tal fazer uma cotação? Acesse o nosso site! Se preferir, tire suas dúvidas no nosso  chat ou ligue nos telefones:   0800 025 7638 ou  4003 6851.

 

Deixe seu comentário