Aluguel de carro para iniciante: o guia completo

Aluguel de carro para iniciante: o guia completo
3 (60%) 2 vote[s]

Você é iniciante em aluguel de carro e possui algumas dúvidas? Não se preocupe! Preparamos um guia super completo para que a partir de agora você possa alugar carros sem dor de cabeça. Abordamos assuntos como que tipo de carro escolher, quais seguros contratar, o que fazer em caso de acidentes e o que é verificado na vistoria.

Então prepare todo a documentação necessária e venha conosco! Ah, você não sabe do que precisa? Não se preocupe, nós também incluímos essa informação logo abaixo.

1. Escolha KM livre
De fato, a melhor opção antes de qualquer viagem é se planejar com um pouco de antecedência para poder aproveitar todas as possibilidades e as melhores alternativas disponíveis. Além disso, quem não gosta de pegar um mapa e começar a imaginar os passeios e pontos turísticos por onde vai passar.

São parques para visitar, cachoeiras para conhecer, lojas para comprar, rotas por onde passar e muitas outras aventuras a serem vividas. A ansiedade é tanta que queremos que a viagem chegue o mais rápido possível para aproveitar esse momento.

Entretanto, quem viaja com frequência sabe, em toda viagem sempre tem algum local que não estava indicado no roteiro e que você acaba indo e acha maravilhoso. Isso também faz parte e acaba tornando a aventura mais incrível e inesperada.

É por isso que sugerimos que você opte pela opção de quilometragem livre quando for alugar um carro. Assim você não passará vontade e não deixará de conhecer e viver experiências por conta de uma pequena diferença de valor.

Já imaginou ter que deixar de fazer um passeio porque você não tem mais quilômetros disponíveis? Ou então pagar aquela taxa salgada por ter excedido o limite comprado?

Pois é! É claro que a opção de quilômetros restritos sempre estará mais em conta, mas a diferença entre os valores da KM livre e controlada não divergem muito um do outro, tornando a primeira opção muito melhor.

Agindo dessa forma você evita preocupações ao longo da sua jornada e pode curtir as suas férias, feriado ou final de semana em paz. Vale a pena pagar um pouco a mais para não ser o responsável por estragar o passeio da família ou dos amigos.

* Vai viajar sozinho ou em família?
Falando em companhias de viagem esse é um fator interessante e importantíssimo a ser considerado na hora de escolher o tipo de carro a ser alugado. É preciso pensar bem na necessidade do grupo e verificar se o carro desejado atenderá bem todos os integrantes.

Primeiro verifique se todos que vão dirigir o automóvel sabem conduzir veículos automáticos e manuais. Se ao menos um não se der bem com um desses dois tipos já é possível eliminar um grupo de tipos de carro logo de cara. Além disso, para condutores adicionais e jovens (19 a 21) costuma-se cobrar a mais pelo maior risco.

Em seguida é bom levar em conta se a viagem é um passeio com a família ou com os amigos. No caso de ser uma excursão familiar, verifique se existe alguma criança que necessite de cadeirinha a bordo ou que ainda seja muito pequena e precise de um assento de elevação.

Em caso afirmativo, o tipo de carro a ser escolhido deve possuir as especificações e itens imprescindíveis para carregá-las. Quebrar essas normas pode gerar multas e pontos na carteira para o condutor.

Grupos familiares também costumam viajar em grande número de pessoas, tornando viável e vantajoso alugar veículos com capacidades para mais pessoas como peruas, minivans, SUVs, vans e até micro-ônibus.

Se a viagem for com os amigos, pode ser que o conforto não seja um pré-requisito, mas sim a economia. Apesar disso, um navegador GPS para explorar as praias e um aparelho de WI-FI para não se desconectar em nenhum momento também podem ser necessários. Então não vá pegar um carro que não suporte esses itens hein?!

Agora se você for daqueles que adora viajar, mesmo sozinho, ai não há ninguém melhor do que você mesmo para dizer qual é o tipo de veículo a ser escolhido, não é verdade?!

2. Qual proteção devo incluir na reserva?
Essa é uma grande dúvida que sempre surge na hora de realizar a reserva e que nuca sabemos se estamos tomando a decisão correta. São vários seguros e que por vezes geram uma certa incerteza da sua real necessidade ou não.

Você se lembra da nossa primeira dica a respeito da quilometragem livre? Qual foi o ponto principal que usamos para sugerir que essa era a melhor alternativa? Esquivar-se das possíveis dores de cabeça, não foi? E será exatamente essa dica que também vamos dar aqui.

Ninguém consegue prever o futuro e incidentes no seu tempo de descanso podem acabar ocorrendo. Estar protegido e segurado em uma hora dessas vai diminuir sua preocupação com o ocorrido consideravelmente e poderá ser dado prosseguimento a viagem.

Existem locadoras que já oferecem alguns serviços de proteção inclusos. Então é importante você verificar se o valor que está sendo pago no final da reserva corresponde aos mesmos itens e seguros em todas as preferências.

Os seguros que costuma ser oferecidos pelas locadoras se dividem em cinco tipos:

Proteção por Danos ao Veículo ou Proteção contra Roubo e Colisão;
LDW (Loss Damage Waiver – Isenção de Danos por Perda);
CDW (Collision Damage Waiver – Isenção de Danos por Colisão);
TP (Theft Protection – Proteção contra roubo).

Proteção Contra Terceiros;
SLI, LIS, RLP, LP, PLI, TPL, ALI, EP, TPI, dentre outros;
Assistências e Proteção em Geral;
RSA, RSN, dentre outras;

Proteção Pessoal;
PAI (Personal Accident Insurance), PCC, dentre outras.

Cobertura de Bens Pessoais;
PEC (Personal Effects Coverage).
Como você pode ver os seguros são realmente numerosos, por isso é preciso ter paciência nesse momento. Mas tudo por uma boa causa, a sua proteção, a proteção de quem está dentro do carro e de terceiros.

Os seguros conhecidos como CDW, LDW e TP cobrem possíveis incidentes que venham a ocorrer com o automóvel e também contra roubo. A proteção contra terceiros (ALI/LIS) é importantíssima da mesma forma, assegurando danos causados a outras pessoas.

As assistências e proteções em geral (RSA/RSN) costumam ser úteis na estrada em casos de pane seca, pane elétrica, reboque, perda de chave e troca de pneus ou de vidros.

Já a proteção pessoal é útil para todos os integrantes do veículo, cobrindo danos pessoais do condutor e de todos os passageiros do carro após um incidente. Costuma resguardas as pessoas em casos de emergência médica e morte.

Por fim, temos a cobertura de bens pessoais. Furtos, roubos e perdas de bens pessoais que acontecerem no interior do carro alugado serão cobertas pela locadora contratada. Esse costuma ser um item muito requisitado por aqueles que carregam objetos de alto valor em viagens.

3. O que devo verificar na hora da vistoria?
A vistoria é um momento onde se deve prestar bastante atenção, principalmente antes da retirada do carro da loja. Essa dica é essencial para que você não venha a ter problemas na entrega do veículo, mesmo não tendo causado o dano.

Apesar do momento de felicidade e de euforia que nos contagia na hora de pegar o carro alugado e cair na estrada é indispensável que você, juntamente ao atendente da loja, realize uma vistoria detalhada.

Não tenha pressa e não se preocupe caso o funcionário da locadora esteja ao seu lado somente esperando você terminar, tome o tempo que for necessário e seja crítico. Abaixo seguem alguns itens que você deve conferir antes que o automóvel deixe a loja.

  • Danos na lataria (amassados e arranhões);
  • Danos nos retrovisores e para-choques;
  • Arranhados e amassados excessivos nas calotas e rodas;
  • Estado do estepe (ou mesmo se ele se encontra no local devido);
  • Estado dos faróis;
  • Funcionamento de luzes e setas;
  • Lascas e trincas nos vidros e para-brisas;
  • Luz de erro ou de advertência no painel;
  • Tanque cheio;
  • Pneu calibrado;
  • Objetos de outras pessoas no veículo;
  • Estado do estofado (sujeira, odor e rasgos).
  • Após realizar toda essa verificação detalhe tudo o que não estiver compatível com um carro que tenha acabado de sair da fábrica. Procure olhar os mesmos locais de vários ângulos, pois a luz pode atrapalhar na identificação de arranhões e amassados na lateria.

Por fim, como última orientação busque bater fotos e fazer vídeos do exterior e do interior do carro alugado. Assim, além do laudo gerado pelo atendente você ainda terá mais um item que poderá te ajudar a comprovar a sua ausência de culpa no futuro.

Além de tudo, toda essa apuração também é um procedimento de segurança que vai te passar confiança e garantia de que o veículo está em boas condições para que você possa conduzi-lo.

4. Documentos necessários
Para concluir a locação de um carro é preciso que sejam apresentados alguns documentos a locadora. Além disso, certos requisitos também devem ser respeitados para que o condutor saia da loja com a chave em mãos. Veja a lista de exigências abaixo:

  • Possuir a idade mínima permitida;
  • Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a categoria desejada;
  • Ter Permissão Internacional para Dirigir (PID) no caso de estrangeiros;
  • Levar o documento de identidade e CPF;
  • Não possuir restrição financeira;
  • Cartão de Crédito;
  • Comprovante de Reserva;
  • A idade mínima pode variar de locadora para locadora, mas o normal é que o mínimo permitido seja 21 anos. Em alguns locais é possível pagar um valor adicional para dar autorização a jovens de 19 anos.

Possuir a Carteira Nacional de Habilitação ou a Permissão Internacional para Dirigir, no caso de estrangeiros, é fundamental para que o veículo da categoria compatível seja liberado. CPF e o documento de identidade também são documentos necessários na retirada.

Muitas empresas costumam olhar e ver se o cliente possui restrições financeiras, mas esse é outro item que pode sofrer uma flexibilização no momento do aluguel. De qualquer forma, esteja atento a esse ponto.

Por fim, leve o comprovante da reserva feito em nosso site e o seu cartão de crédito para poder pré autorizar a empresa a cobrar a caução da garantia em casos excepcionais.

5. Conclusão
Infelizmente chegamos ao final do nosso Guia com dicas para você que está alugando um carro pela primeira vez ou que ainda não tem tanta experiência no assunto. Nós esperamos que as informações aqui dispostas tenham o ajudado a realizar essa tarefa com uma maior facilidade.

Foram dicas que auxiliam na escolha correta do modelo, tipo de quilometragem, o que verificar na vistoria, os documentos necessários para tirar o veículo da locadora e os seguros fundamentais para evitar dor de cabeça no seu tempo de descanso.

Leve esse guia com você até o momento em que as locações de carros já serão tão frequentes na sua vida que você saberá percorrer esse caminho de olho fechado e de trás para frente. Boa sorte e se divirta na sua viagem!

6. Sobre a Carro Aluguel
A Carro Aluguel é um site especializado em locação de veículos. Fundado em 2008, tem como objetivo ser um facilitador em aluguel de automóveis, permitindo aos usuários pesquisar em tempo real tarifas das maiores locadoras do Brasil e efetuar a reserva on-line.

A empresa tem como missão oferecer um serviço diferenciado, os melhores preços e praticidade, sempre colocando em primeiro lugar a ética e o respeito aos clientes.

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

2 Comentários

  • Fabio disse:

    Bom dia. Pick dupla… 7 dias. Pegando dia 4 entrega dia 11 de outubro.

    • CarroAluguel disse:

      Bom dia, Fábio. Tudo bem? Enviamos sua solicitação para nossa equipe de atendimento ao cliente. Em breve nossa equipe irá entrar em contato com você no e-mail informado, para ajudar na sua locação. Fique a vontade para entrar em contato conosco no telefone: 4003 6851. 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *