calcular aluguel de carro

Aluguel de carro vale a pena? Aprenda a calcular

Atualizado em: 23/08/2023

Quando o assunto é viagem, os últimos anos foram muito bons para os brasileiros. As passagens aéreas ficaram mais acessíveis permitindo conhecer vários destinos pelo país. Com mais pessoas viajando, é comum surgir ofertas de diversos serviços para atender a tantos turistas. Nesse mesmo caminho, o aluguel de carro se tornou uma excelente opção para quem viaja. Muitas empresas passaram a oferecer esta comodidade, com valores e modelos de veículos que atendem a todo tipo de necessidade. De mais aventureiros até para passeios com a família.

Pegue carona com a gente nesse post. Descubra quais são os custos e como calcular os gastos, afinal não são apenas em viagens que alugar um veículo é uma boa opção.

Aluguel de carros, quando usar

O aluguel de veículos ficou muito popular para viagens, entretanto com o tempo as pessoas passaram a encontrar outras utilidades para o serviço.

pessoa testando carro

Vamos conhecer algumas situações em que você pode alugar carros:

  • Viagens: chegar a um destino e não depender de transporte público não tem preço. Algumas cidades não oferecerem uma boa estrutura para turistas, ao alugar um veículo você ganha mobilidade em suas viagens e tem a liberdade de fazer passeios na hora e do jeito que quiser.
  • Carro próprio: existem pessoas que usam pouco os seus próprios veículos. Os gastos para se ter um carro são altos e o fato dele ficar na garagem não reduz essas despesas. Por isso, o aluguel de carros passou a ser uma opção também para quem quer evitar esse tipo de preocupação, mantendo o hábito de utilização de um veículo por tempo limitado.
  • Eventos: o exemplo de festas e eventos em geral é parecido com os casos em que a locação de veículos é usado para viagens. Seja por segurança, praticidade ou economia, muitos não querem depender do transporte público ou táxis. O aluguel de carros de luxo também é uma boa opção para festas de gala e casamentos.

Opcionais no aluguel

Como falamos no começo, as locadoras oferecem todo tipo de modelo de carro. Desde populares para passeios mais curtos em cidade, até veículos 4×4 para viajantes dispostos a se aventurar por lugares desconhecidos.

opcionais aluguel de carro

Mas existem outras variantes que podem influenciar o custo final do aluguel e, claro, que darão maior conforto e comodidade para você:

  • Navegador GPS: vai circular por uma cidade que você não conhece? As locadoras oferecem a opção de alugar carro com GPS, assim você saberá exatamente quais caminhos deve seguir, sem preocupações ou paradas desnecessárias para pedir informações.
  • Cadeirinha para bebê: passeios com bebês exigem alguns cuidados, dentre eles a obrigatoriedade da cadeirinha. Pensando nisso o item também está ente os opcionais ofertados pelas locadoras.
  • Assento de elevação: de acordo com a lei, crianças de até 10 anos precisam utilizar uma poltrona de elevação. Elas já estão crescidinhas para a cadeira, mas ainda é preciso ter esse cuidado.

Aprenda a calcular o aluguel de carro

Antes de mais nada, você precisa saber o que é preciso para alugar um carro. Com relação ao cálculo, é muito simples. As locadoras têm diferentes tarifas e requisitos, mas basicamente você precisa saber a que se refere cada cobrança.

aluguel de carro

1. Diária

É o valor pago para ter o carro alugado por um dia. É possível encontrar diárias pelo valor de 60 reais, por exemplo. Imagine o quanto você gastaria utilizando um táxi durante 24 horas. Viu como o aluguel de carro pode ser mais barato?

2. Quilometragem

Na hora de alugar, você precisa escolher entre duas opções, dentre elas:

  • Quilometragem livre: você paga um valor fixo por dia, independente de quanto rodar. Se você utilizar o veículo por um longo trajeto ou não souber quanto tempo irá circular, esta é a melhor opção.
  • Quilometragem controlada: você paga um preço menor na diária, e outro para cada quilômetro que percorrer além do limite combinado. Se for circular pouco ou souber exatamente quanto irá rodar, siga por esta opção.

Atenção: retirar o carro em uma cidade e deixá-lo em outra pode aumentar o custo do aluguel! Verifique esse item antes de selecionar a locadora de veículos.

3. Aluguel Mensal

Caso não possua ou opte por não utilizar um veículo próprio você pode alugar um carro durante o mês. Nesse caso, você terá que escolher entre as opções de quilometragem disponíveis, se livre ou controlada, além da proteção do carro e contra terceiros.

CarroAluguel

4. Combustível

Geralmente o veículo é entregue com o tanque cheio, e fica sob a responsabilidade do locatário devolver da mesma forma. É prática recorrente nas locadoras a cobrança do combustível que faltar, sendo normalmente bem mais caro do que nos postos.

Com todas essas informações você pode calcular se, para sua necessidade, vale a pena o aluguel de carro. Seja a lazer, negócios ou dia a dia, compare e decida. Para saber mais, confira as dicas para escolher o melhor carro.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, nós vamos ajudar você!

Um comentário

  1. CarroAluguel 25/04/2016 at 8:18 pm - Responder

    Olá, Waldesizo.

    Essa condição varia de locadora para locadora. Por gentileza, entre em contato com nossa Central de Atendimento via chat ou telefone, assim realizaremos uma pesquisa para identificar as locadoras que aceitam a CNH ainda sem dois anos de expedição.

    Estamos à disposição,
    CarroAluguel.

Deixe seu comentário