comida nordestina

Comida nordestina: confira o que você não pode deixar de provar!

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Entre belezas naturais exuberantes e coloridas, o Nordeste do Brasil também encanta seus visitantes pela sua culinária exótica, que deixa qualquer um com água na boca só de sentir o cheirinho da comida nordestina.

Historicamente, a cozinha do Nordeste sofreu uma forte influência das condições econômicas e geográficas da região, trazendo referências de pratos africanos e franceses.

Quem vai até lá não pode deixar de apreciar os deliciosos pratos locais, conhecendo desde o sertão nordestino até as deliciosas praias paradisíacas de águas mornas — onde encontramos as moquecas borbulhantes à beira-mar, o famoso bobó de camarão na moranga e diversas outras refeições preparadas com peixes, moluscos e crustáceos.

Ficou com vontade, certo? Pensando nisso, selecionamos alguns famosos pratos da culinária nordestina para você aproveitar as suas férias nos melhores restaurantes de cada cantinho do Nordeste. Acompanhe:

Destaque da comida nordestina: Tapioca

A tapioca é um dos grandes destaques da comida nordestina. Antes mesmo de ser famosa no mundo fitness, ela já era uma velha escolha para os cafés-da-manhã, lanches da tarde, jantares e até mesmo sobremesas, podendo ser recheada com misturas doces e salgadas.

Além do tradicional disco recheado, a tapioca pode ser preparada de diversas formas. Entre elas, podemos citar o beiju e o bolo de tapioca — escolha indispensável pelos nordestinos, principalmente durante as festas juninas.

Onde comer: Mandioca Gourmet Tapiocaria Salvador/BA; Centro das Tapioqueiras de Messejana, Fortaleza/CE; Alto da Sé, Olinda/PE e Tapioca da Martha, Maragogi/AL.

Acarajé, Caruru e Vatapá

Quem visita Salvador precisa ir até o tabuleiro de uma baiana do acarajé e pedir um completo e bem recheado! Trata-se de um delicioso bolinho feito com feijão fradinho e frito em óleo dendê, até chegar na cor e crocância características.

Ele pode ser acompanhado de vatapá — com sua textura macia e saborosa —, caruru feito com quiabos, camarão seco e salada, além de muita pimenta, para os corajosos que queiram provar a famosa pimenta baiana. Como você pode perceber, a diversidade dos temperos caracteriza a comida nordestina e, claro, a culinária baiana.

Uns dos pontos mais famosos são o Acarajé da Cira e o Box da Dinha, ponto de encontro de muitos artistas baianos como Ivete Sangalo, Saulo e Daniela Mercury.

Onde comer: Acarajé da Cira e Box da Dinha do Acarajé, ambas no Rio Vermelho.

Baião de dois

Um dos pratos mais famosos no Brasil, o baião de dois é uma das delícias da comida nordestina, podendo ser degustado no Ceará, na Paraíba e no Maranhão.

Trata-se de uma mistura de arroz com feijão, temperos, pedacinhos de carne seca e calabresa. Há muitas variações desse prato pelo Nordeste afora e também no estado de Minas Gerais.

Para acompanhar, temos o guaraná Jesus, aquele cor-de-rosa com sabor de canela (encontrado apenas no Maranhão) e, não menos importante, o arroz-de-cuxá, preparado com verduras, camarões secos, farinha de mandioca e gergelim, encontrado também no Maranhão.

Onde comer: Cabana do Sol e Restaurante Cheiro Verde, ambos no Maranhão.

Moquecas de Frutos do Mar

Para quem quer provar as famosas moquecas de peixe, camarão, polvo, lula e lagosta, por que não juntar tudo e comer a mariscada? Essa moqueca é simplesmente deliciosa por trazer a maior parte dos frutos do mar mais desejados pelos nativos e turistas.

Aluguel de Carros online

Sem sombra de dúvidas, é um prato exótico e muito saboroso, contendo apenas o filé de cada fruto e acompanhando um delicioso pirão feito com o caldo da própria moqueca, arroz branco, salada e farofa de azeite.

No restaurante Veleiros, inclusive, o cliente ganha uma lagosta inteira para tornar a experiência ainda mais especial.

Onde comer: Restaurante Veleiros, na orla da Ribeira, restaurante Recanto da Lua, na Pedra Furada, ambos em Salvador/BA.

Buchada de Bode

Esse prato é realmente muito conhecido entre os nordestinos, principalmente pelo interior da região. A Buchada de bode (ou apenas Buchada) é um prato feito com os miúdos do bode cozidos e servidos com farinha e pimenta.

Com o próprio caldo da Buchada, é possível fazer um pirão que fica muito saboroso e dá uma textura diferente à comida.

Onde comer: Bode Sertanejo Churrascaria, no Rio Grande do Norte.

Macaxeira (aipim ou mandioca)

Seja frita, assada, cozida, em purê ou amassada, os nordestinos definitivamente amam essa raiz, que é muito famosa no prato conhecido como pirão de aipim — com queijo gratinado e acompanhando salada, vinagrete e uma porção de carne do sol frita. Um prato que conquista qualquer um!

Onde comer: Estaleiro – Bar ao Ar Livre, em Salvador/BA.

Sarapatel

De origem portuguesa, o sarapatel é muito conhecido, sobretudo, no interior do Nordeste. Desde que surgiu em terras brasileiras, esse prato sofreu algumas adaptações para agradar o nosso paladar.

Além da carne, que pode ser de porco, boi ou carneiro, o sarapatel também é servido com farinha, pimenta e, em alguns restaurantes, até vai uma saladinha. Uma deliciosa opção de almoço, além de ser considerado um prato bem reforçado.

Onde comer: Restaurante Parraxaxá, em Pernambuco.

Bolo de rolo

O famoso bolo de rolo é uma engenhoca pernambucana de diferentes sabores, sendo o mais conhecido deles o com recheio de goiabada. Além disso, ele possui um formato diferente e tem uma textura bem macia, diferente do bolo tradicional que estamos acostumados.

Onde comer: Casa dos Frios e Dorinha Bolo de Rolo, ambos em Recife/PE.

Casquinha de Carangueijo

Não tem um restaurante da orla de Salvador e da famosa passarela do caranguejo, em Aracaju, que não tenha esse delicioso fruto do mar como carro-chefe.

Não dá para negar, o caranguejo é definitivamente um dos pratos mais solicitados pelos nativos e visitantes. Felizmente, há uma variedade de alimentos feitos com esse crustáceo, como a própria casquinha de caranguejo, pirão, caldo, catado e até moqueca, em alguns restaurantes.

Onde comer: Boteco do Caranguejo e Caranguejo de Sergipe, ambos em Salvador; Restaurante Amanda e Restaurante Cariri, ambos em Aracaju/SE.

comida nordestina é realmente de deixar qualquer um com água na boca, não é mesmo? Experimentando cada um desses pratos, você certamente vai conseguir guardar e aproveitar o melhor da região em sua viagem de férias.

Se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais e ajudar seus amigos a descobrirem as delícias do Nordeste. Até a próxima!

 


 

Deixe seu comentário