Imagem de um homem passando pano no capô do carro, com o título: cuidados com o carro alugado

Cuidados com o carro alugado para não ter problemas ao devolvê-lo

Atualizado em: 23/08/2023Tags: , ,

Ao alugar um carro, existem certas exigências da locadora que todo locatário deve respeitar. Sendo assim, é importante ter alguns cuidados a fim de evitar problemas ou despesas extras no momento da devolução.

Mas como cuidar de um veículo durante a locação para que a entrega possa ser feita da mesma forma que pegou? Separamos algumas dicas de precauções que se deve ter com um automóvel alugado. Acompanhe!

Atenção aos cuidados: Do mesmo modo que você cuidaria de um carro próprio, zele pelo veículo da locadora. Afinal, caso o mesmo retorne danificado, o responsável pela locação terá custos adicionais para arcar com possíveis reparações.

  • Combustível e estado do automóvel

As locadoras solicitam a devolução com o tanque cheio e o carro em perfeito estado, assim como o bem foi entregue. Preste atenção na gasolina, caso não reabasteça, a maioria das empresas de locação cobram taxas de abastecimento, o valor costuma ser acima do praticado pelos postos de combustível.

A bateria é outro ponto que merece uma dica. Em algumas ocasiões, o condutor pode esquecer som ou faróis ligados, que implicam na vida da bateria. Caso isso ocorra, a locadora também fará a cobrança de taxa à parte.

Então, fique atento a essas pequenas falhas ao fazer a devolução do veículo alugado, para não ter nenhuma surpresa na hora de fazer o pagamento.

  • Limpeza

Logo após o seu uso, outro locatário irá precisar do carro, por isso a maioria das locadoras pedem que na devolução o veículo esteja limpo. Por isso, atente-se consumir alimentos e bebidas no interior do automóvel, tais itens podem sujar o estofado ou até mesmo danificá-lo.

Em alguns contratos, as locadoras já incluem a limpeza para o locador não se preocupar, mas caso contrário, a empresa poderá descontar os custos com higienização e lavagem do veículo. Verifique essa informação na loja escolhida, durante a retirada.

  • Seguro

É importante fazer cotações de seguro auto e fazer a contratação das proteções disponíveis, com o objetivo de evitar gastos extras caso haja sinistro no veículo. Dessa forma, a dica é entender os seguros disponíveis e solicitá-los somente em caso de necessidade, como por exemplo para acidentes e roubos.

Uma informação importante ao acionar a proteção, é estar ciente de que quem poderia estar conduzindo o veículo no momento do acidente é somente o motorista responsável pela locação, informado no contrato de aluguel, caso contrário o seguro não fará a cobertura.

  • Devolução

Revise cuidadosamente o contrato e suas entrelinhas, entenda como foi feita a contratação, quais foram as exigências para devolução. Atenção extra a data e ao horário combinado para o retorno, em muitas locadoras, o atraso da devolução implica em multa, porém a política de devolução varia de empresa para empresa.

Caso o veículo seja alugado por diária, a atenção merece ser redobrada, pois nesse caso, o atraso de devolução é cobrado a mais o valor da diária completa. Por isso, programe sua viagem para evitar atrasos na devolução do carro.

  • Acessórios inclusos

Outra indicação é conferir se todos os acessórios fornecidos estão em perfeito estado e em seu devido lugar. Caso contrário, a locadora deverá ser ressarcida.

  • Atente-se às leis de trânsito

Por último e não menos importante, fique atento ao cumprimento das leis de trânsito. A desobediência ao código de trânsito acarreta em consequências independente do veículo ser próprio ou alugado.

Provavelmente, quando a notificação da infração chegar, o automóvel já não estará nas mãos do locatário. Nessa ocasião, a locadora irá entrar em contato para informar sobre a penalidade, já o valor da multa e pontos na carteira ficam por conta do responsável pela locação informado no contrato.

Benefícios em alugar um carro: Agora que já conhece os cuidados necessários com veículos alugados, entenda os benefícios e descubra as principais vantagens em fazer a locação de um automóvel.

  • Custo x benefício

Sem preocupação com impostos e seguros, um dos benefícios mais atrativos para alugar um automóvel é seu custo, assim você usufrui de carros com isenção de impostos. O pagamento de IPVA e demais taxas que envolvem a compra de um veículo são de responsabilidade da empresa de locação. 

Em casos de viagens, o custo benefício também se destaca em relação aos meios de transporte compartilhados, se você levar em conta fatores como valor e conforto.

  • Revisão por conta da locadora

Quem faz a revisão do veículo é a locadora, ao alugar um carro você fica livre dessa responsabilidade e garante que as manutenções adequadas estejam sempre em dia.

  • Variedade de categorias

O setor de aluguel de carros no Brasil é gigante, com inúmeras locadoras atuando em todo o território nacional, oferecendo seus produtos e serviços. Dessa forma, variedade é o que não falta: é possível escolher entre categorias como Suv’s, Sedãs, Automáticos, Minivans, e muito mais.

  • Rode com segurança

Tenha a confiança de sair da empresa de locação com um carro novinho, revisado, e com tudo em dia. Além disso, proteções são oferecidas pelas locadoras para adicionar uma dose extra de tranquilidade à sua viagem.

Como alugar um carro? Gostou dos benefícios da locação e vai alugar um veículo pela primeira vez? Saiba quais procedimentos seguir.

Faça uma pesquisa prévia, compare ofertas e pesquise pelas maiores locadoras, fique atento aos comentários dos usuários e analise a experiência de outras pessoas com o site que irá reservar.

Avalie também os valores de cada empresa, é possível encontrar diferenças entre elas, verifique se alguma disponibiliza, por exemplo, desconto PCD.

Os valores para locação geralmente variam de acordo a categoria do veículo, a cidade desejada, datas para retirada e devolução, além do tipo de quilometragem.

Visto isso, as locadoras exigem alguns requisitos do locatário:

  • Idade mínima de 21 anos;
  • CNH expedida a ao menos 2 anos e dentro da validade;
  • Documentos pessoais como RG, CPF, CNH e Passaporte;
  • O locatário não poderá ter restrições financeiras em SPC e SERASA;
  • Cartão de crédito em nome do responsável pela locação, com limite para a caução.

Alguns itens descritos acima podem ser flexibilizados pelas empresas, como idade mínima + cnh provisória, ou em casos de restrições no CPF. Porém, todos os demais requisitos devem ser cumpridos. Verifique essa informação junto a locadora.

Para a assinatura do contrato com a empresa de locação, fique atento as negociações e se alguns itens essenciais estão descritos no documento, como:

  • Documentação do veículo;
  • Período da locação;
  • Valor e forma de pagamento;
  • Deveres e direitos das partes envolvidas.

Siga as dicas apresentadas aqui para alugar o veículo ideal com toda a tranquilidade. Se tiver alguma dúvida referente a esse assunto, fale com a nossa equipe de atendimento no chat online de CarroAluguel.com, ou na central de reservas: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

5 Comentários

  1. MARIA ANTONIETA GALVAO CINTRA 01/02/2023 at 6:37 pm - Responder

    Estou estudando a possibilidade de alugar um carro por 2 anos.

    Tem desconto para PCD? Só preciso que seja automático.

    Tenho interesse no TCROSS Highline

    • CarroAluguel 14/02/2023 at 2:58 pm - Responder

      Olá, Maria! Tudo bem? Para mais informações sobre aluguel de carros por assinatura, você pode estar entrando em contato diretamente com um de nossos atendentes pelo número 0800 008 5059 (ligações gratuitas e whatsapp). Esperamos poder ajudá-la!

  2. Paulo Pedro do Amaral 08/10/2023 at 3:37 pm - Responder

    Estou querendo alugar um carro 1.4 por 3 meses em 2024 para percorrer o estados do norte e nordeste do Brasil. Presvisto para o mês de Julho,Agosto e setembro de de 2024

    • Alexandre Novaski 09/10/2023 at 12:20 pm - Responder

      Bom dia, Paulo! Entre em contato com o nosso Call Center através do número 0800-008-5950 (tb WhatsApp) ou visite o nosso site: http://www.carroaluguel.com

    • Alexandre Novaski 25/10/2023 at 4:15 pm - Responder

      Boa tarde, Paulo Pedro!

      Entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do número 0800-008-5950 (também WhatsApp) para maiores esclarecimentos sobre a locação de carros.

      Muito obrigado!

Deixe seu comentário