Imagem de um homem passando pano no capô do carro, com o título: cuidados com o carro alugado

Cuidados com o carro alugado para não ter problemas ao devolvê-lo

Ao alugar um carro, existem certas exigências da locadora que todo locatário deve respeitar. Sendo assim, é importante ter alguns cuidados a fim de evitar problemas ou despesas extras no momento da devolução.

Mas como cuidar de um veículo durante a locação para que a entrega possa ser feita da mesma forma que pegou? Separamos algumas dicas de precauções que se deve ter com um automóvel alugado. Acompanhe!

Atenção aos cuidados: Do mesmo modo que você cuidaria de um carro próprio, zele pelo veículo da locadora. Afinal, caso o mesmo retorne danificado, o responsável pela locação terá custos adicionais para arcar com possíveis reparações.

  • Combustível e estado do automóvel

As locadoras solicitam a devolução com o tanque cheio e o carro em perfeito estado, assim como o bem foi entregue. Preste atenção na gasolina, caso não reabasteça, a maioria das empresas de locação cobram taxas de abastecimento, o valor costuma ser acima do praticado pelos postos de combustível.

A bateria é outro ponto que merece uma dica. Em algumas ocasiões, o condutor pode esquecer som ou faróis ligados, que implicam na vida da bateria. Caso isso ocorra, a locadora também fará a cobrança de taxa à parte.

Então, fique atento a essas pequenas falhas ao fazer a devolução do veículo alugado, para não ter nenhuma surpresa na hora de fazer o pagamento.

  • Limpeza

Logo após o seu uso, outro locatário irá precisar do carro, por isso a maioria das locadoras pedem que na devolução o veículo esteja limpo. Por isso, atente-se consumir alimentos e bebidas no interior do automóvel, tais itens podem sujar o estofado ou até mesmo danificá-lo.

Em alguns contratos, as locadoras já incluem a limpeza para o locador não se preocupar, mas caso contrário, a empresa poderá descontar os custos com higienização e lavagem do veículo. Verifique essa informação na loja escolhida, durante a retirada.

  • Seguro

É importante fazer cotações de seguro auto e fazer a contratação das proteções disponíveis, com o objetivo de evitar gastos extras caso haja sinistro no veículo. Dessa forma, a dica é entender os seguros disponíveis e solicitá-los somente em caso de necessidade, como por exemplo para acidentes e roubos.

Uma informação importante ao acionar a proteção, é estar ciente de que quem poderia estar conduzindo o veículo no momento do acidente é somente o motorista responsável pela locação, informado no contrato de aluguel, caso contrário o seguro não fará a cobertura.

  • Devolução

Revise cuidadosamente o contrato e suas entrelinhas, entenda como foi feita a contratação, quais foram as exigências para devolução. Atenção extra a data e ao horário combinado para o retorno, em muitas locadoras, o atraso da devolução implica em multa, porém a política de devolução varia de empresa para empresa.

Caso o veículo seja alugado por diária, a atenção merece ser redobrada, pois nesse caso, o atraso de devolução é cobrado a mais o valor da diária completa. Por isso, programe sua viagem para evitar atrasos na devolução do carro.

  • Acessórios inclusos

Outra indicação é conferir se todos os acessórios fornecidos estão em perfeito estado e em seu devido lugar. Caso contrário, a locadora deverá ser ressarcida.

  • Atente-se às leis de trânsito

Por último e não menos importante, fique atento ao cumprimento das leis de trânsito. A desobediência ao código de trânsito acarreta em consequências independente do veículo ser próprio ou alugado.

Provavelmente, quando a notificação da infração chegar, o automóvel já não estará nas mãos do locatário. Nessa ocasião, a locadora irá entrar em contato para informar sobre a penalidade, já o valor da multa e pontos na carteira ficam por conta do responsável pela locação informado no contrato.

Benefícios em alugar um carro: Agora que já conhece os cuidados necessários com veículos alugados, entenda os benefícios e descubra as principais vantagens em fazer a locação de um automóvel.

  • Custo x benefício

Sem preocupação com impostos e seguros, um dos benefícios mais atrativos para alugar um automóvel é seu custo, assim você usufrui de carros com isenção de impostos. O pagamento de IPVA e demais taxas que envolvem a compra de um veículo são de responsabilidade da empresa de locação. 

Em casos de viagens, o custo benefício também se destaca em relação aos meios de transporte compartilhados, se você levar em conta fatores como valor e conforto.

  • Revisão por conta da locadora

Quem faz a revisão do veículo é a locadora, ao alugar um carro você fica livre dessa responsabilidade e garante que as manutenções adequadas estejam sempre em dia.

  • Variedade de categorias

O setor de aluguel de carros no Brasil é gigante, com inúmeras locadoras atuando em todo o território nacional, oferecendo seus produtos e serviços. Dessa forma, variedade é o que não falta: é possível escolher entre categorias como Suv’s, Sedãs, Automáticos, Minivans, e muito mais.

  • Rode com segurança

Tenha a confiança de sair da empresa de locação com um carro novinho, revisado, e com tudo em dia. Além disso, proteções são oferecidas pelas locadoras para adicionar uma dose extra de tranquilidade à sua viagem.

Como alugar um carro? Gostou dos benefícios da locação e vai alugar um veículo pela primeira vez? Saiba quais procedimentos seguir.

Faça uma pesquisa prévia, compare ofertas e pesquise pelas maiores locadoras, fique atento aos comentários dos usuários e analise a experiência de outras pessoas com o site que irá reservar.

Avalie também os valores de cada empresa, é possível encontrar diferenças entre elas, verifique se alguma disponibiliza, por exemplo, desconto PCD.

Os valores para locação geralmente variam de acordo a categoria do veículo, a cidade desejada, datas para retirada e devolução, além do tipo de quilometragem.

Visto isso, as locadoras exigem alguns requisitos do locatário:

  • Idade mínima de 21 anos;
  • CNH expedida a ao menos 2 anos e dentro da validade;
  • Documentos pessoais como RG, CPF, CNH e Passaporte;
  • O locatário não poderá ter restrições financeiras em SPC e SERASA;
  • Cartão de crédito em nome do responsável pela locação, com limite para a caução.

Alguns itens descritos acima podem ser flexibilizados pelas empresas, como idade mínima + cnh provisória, ou em casos de restrições no CPF. Porém, todos os demais requisitos devem ser cumpridos. Verifique essa informação junto a locadora.

Para a assinatura do contrato com a empresa de locação, fique atento as negociações e se alguns itens essenciais estão descritos no documento, como:

  • Documentação do veículo;
  • Período da locação;
  • Valor e forma de pagamento;
  • Deveres e direitos das partes envolvidas.

Siga as dicas apresentadas aqui para alugar o veículo ideal com toda a tranquilidade. Se tiver alguma dúvida referente a esse assunto, fale com a nossa equipe de atendimento no chat online de CarroAluguel.com, ou na central de reservas: 0800 008 5950 (ligações gratuitas via celular e fixo).

Compare preços entre as melhores locadoras de carros do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.