Interior de São Paulo

Explore o interior de São Paulo: 6 passeios para o fim de semana!

Atualizado em: 24/08/2023Tags:

Para curtir momentos maravilhosos, não precisamos de muito, concorda? E, a menos de 200 quilômetros de distância da capital, o interior de São Paulo oferece ótimos passeios. O turismo no Estado vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e você não pode ficar de fora dessa tendência.

Se interessou pelo assunto? Então, para descobrir 6 destinos imperdíveis no interior de São Paulo, continue a leitura!

1. Pedra Bela

O município de Pedra Bela faz jus ao nome. Com seus pouco mais de 6 mil habitantes, a cidade fica a duas horas de São Paulo e oferece passeios para quem gosta de aventura ou simplesmente prefere observar a natureza.

Lá está a maior tirolesa das Américas, uma aventura que fica a 130 metros de altura, com 1,9 mil metros de extensão. Quem desce pelo cabo de aço vive a adrenalina de alcançar uma velocidade média de 97 km/h, em 1 minuto e meio de descida.

Quer mais? Há cachoeiras para se visitar (Boca da Mata e Antônio Souza), além das corredeiras dos Tuncuns, da Pedra Santa, da Pedra do Santuário e da Pedra Maria Antônia. Opções para rapel e escaladas não faltam para os visitantes que gostam de aventura.

Tirolesa em Pedra Bela, SP

Pelo lado histórico, a Pedra Maria Antônia era local de vigília na época da Revolução Constitucionalista, nos anos 1930. Por ali, os combatentes paulistas observavam quem vinha do Sul de Minas Gerais.

Na Pedra Bela, é possível visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. A história remonta a um menino órfão que morava em uma fazenda e recebia a visita de uma mulher coberta de luzes e perfumes. Ela pede ao garoto para que seja construída uma igreja no alto da pedra, para homenageá-la.

Aluguel de Carros online

Quanto aos eventos promovidos na cidade, há a festa de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; a festa de São Sebastião, em 20 de janeiro, e o encontro motociclístico, que acontece em diferentes datas. Um dos melhores trajetos para se chegar até Pedra Bela é ir para Mairiporã e, depois, dirigir até Bragança Paulista, que fica a 31 quilômetros do destino final.

 2. Joanópolis

Uma das maiores reservas nativas de mata em São Paulo está no município de Joanópolis, distante 120 quilômetros da capital. Pode até não ser verdade, mas quem decide visitar a cidade de 10 mil habitantes pode dizer que visitou a “Capital do Lobisomem”.

As lendas e histórias sobre a criatura correm por todos os cantos nesse local que fica aos pés da Serra da Mantiqueira. Por conta da altitude de 899 metros, a cidade tem uma temperatura muito agradável, mesmo no período do verão.

Joanópolis, SP

O termômetro marca, em média, 17,8º C. O caminho para o município é, inclusive, no mesmo sentido do de Pedra Bela. É preciso seguir em direção a Mairiporã e, depois, para Atibaia. De lá, siga pela BR-381 até Joanópolis.

3. Águas de Lindóia

As duas horas e meia de viagem entre a capital paulista e Águas de Lindóia compensam para quem deseja ter um passeio agradável. O principal motivo para você aproveitar essa cidade são as águas quentes, que brotam do chão na temperatura de 28 graus.

Outro ponto sensacional da região é o Morro Pelado, de onde é possível avistar até 100 km de distância, com paisagens belíssimas. O turismo rural também representa grande atrativo para os visitantes.

Águas de Lindóia

Quem busca um tratamento natural para diversos males ou mesmo o relaxamento com águas quentes, por sua vez, consegue se satisfazer no local, que foi criado em novembro de 1959. Se for o caso de fazer um ótimo tratamento de pele, aproveite o banho de argila, que é considerado um potente hidratante.

Para quem tem artrite, artrose, gota, contratura muscular e alterações neurológicas, também há opções. O caminho para Águas de Lindóia passa pela BR-050, seguindo pela SP-340 (sentido Mogi Mirim). Depois, é preciso ir em direção à Itapira e, então, Lindóia e Águas de Lindóia.

4. Holambra: a mais florida do interior de São Paulo

O nome do município se assemelha ao do país, pois, de fato, Holambra é um pedaço da Holanda no Brasil. A Capital Nacional das Flores oferece belezas inigualáveis para os visitantes, e a arquitetura da cidade tem um ar europeu, que se espalha pela floricultura. Em setembro, quando acontece a Expoflora, há ainda mais atrativos por lá.

Holambra, SP

O termo “Holambra” remete a uma mistura de Holanda, América e Brasil. Ela foi fundada em 1991 e fica próxima a Campinas. O local ainda oferece um passeio muito interessante pelo Museu Histórico e Cultural e pelo Moinho Povos Unidos — um dos símbolos de Holambra. São 38,5 metros de construção.

Para ir para Holambra, é preciso seguir pela SP-348, sentido Campinas. Os 83 km de distância são percorridos em pouco mais de uma hora e meia.

5. Jaguariúna

A Cidade do Cavalo tem uma das festas de rodeio mais famosas do Brasil. Ela está no Mapa do Circuito Nacional de Rodeios e já é realizada há mais de 20 anos. São 128 quilômetros que separam o município — que também é próximo de Campinas — de São Paulo, sendo que o acesso se dá pela Rodovia dos Bandeirantes.

Vá até o Centro Cultural, que abriga a antiga estação ferroviária. O local foi restaurado e ainda é possível dar um passeio de maria-fumaça. Quem passa por ali também pode visitar uma feira de artesanato e os bares, para comer bons petiscos.

trem das aguas

No Naga Cable Park, a diversão é garantida com passeios de jet ski e infláveis no lago. Para os mais radicais, ainda é possível dar uma volta de wakeboard. Essa opção tem brincadeiras para quem vai com a família nos brinquedos infláveis.

Dois parques ainda completam o tour de descanso e divertimento. São eles: o Parque dos Lagos e o Luiz Barbosa. Nesses locais, faça um piquenique para aproveitar a natureza, conversar com amigos ou familiares e se divertir.

6. Monte Alegre do Sul

Essa pacata cidade está no Circuito das Águas, fica próximo à Serra Negra e tem uma temperatura muito agradável. No Balneário Municipal, é possível aproveitar todos os benefícios que a água pode trazer, com banhos diferenciados para relaxamento e tratamento de doenças.

Monte Alegre do Sul, SP

O Morro do Cruzeiro oferece uma vista maravilhosa e o Projeto Memória faz qualquer um viajar no tempo, para a época da maria-fumaça, e ainda conhecer interessantes fatos de quando a ferrovia era efervescente no estado.

O caminho a partir de São Paulo é sentido Atibaia, pela BR-381. São 128 quilômetros de estrada e pouco mais de duas horas de trajeto.

interior de São Paulo tem muito a oferecer, sem ser preciso percorrer longas distâncias. Para aproveitar o final de semana e encarar essa viagem, alugue agora um carro.

Ebook Roteiros de viagem de carro


 

Deixe seu comentário