Insulfilm: As vantagens em usar e o que a lei diz

Atualizado em: 24/08/2023

O que todo motorista deseja é dirigir com conforto e segurança para enfrentar o trânsito das grandes cidades ou ter mais tranquilidade nas longas viagens nas estradas. Por isso, o insulfilm em carros faz sucesso, pois é um acessório que ajuda a proteger os ocupantes e torna o interior do veículo mais aconchegante.

No entanto, é preciso cuidado ao instalá-lo para que não atrapalhe a visibilidade na direção e nem cause problemas com a fiscalização. Afinal, a legislação brasileira estabelece limites para a opacidade do insulfilm, também chamado de película automotiva.

Portanto, continue sua leitura, pois neste post traremos todas as informações que você precisa para poder aproveitar os benefícios das películas com tranquilidade e segurança. Confira!

A legislação brasileira sobre insulfilm

Por serem muito procuradas, seja por motivos estéticos, conforto ou segurança, diversos estabelecimentos pelo país afora passaram a oferecer a instalação de películas automotivas. Apesar disso, é preciso atenção para contratar o serviço, pois existem restrições para seu uso.

A legislação brasileira é bem clara. No artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, fica vedado o uso de películas refletivas ou não nas áreas envidraçadas do veículo, quando comprometam a segurança, sendo esse fator regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran.

Ou seja, o insulfilm não pode ser escuro a ponto de reduzir a visibilidade e prejudicar a dirigibilidade. Conforme o CTB, é o Contran quem deve avaliar quais são os limites seguros de transparência, e essa regulamentação está na Resolução nº 254, de 26 de outubro de 2007.

Nessa Resolução, o Conselho estabelece os valores mínimos de transmissão luminosa para cada um dos vidros de um carro. Veja quais são:

  • para-brisas incolores: 75%;
  • para-brisas coloridos e outros vidros indispensáveis para a dirigibilidade (janelas dianteiras): 70%;
  • vidros traseiros e janelas dos passageiros dos bancos de trás: 28%.

Entretanto, para o vidro traseiro, o limite estipulado só é válido caso o veículo esteja dotado de retrovisor direito. Se não tiver, ele se torna indispensável para a dirigibilidade e deve seguir o mínimo de 70%.

Ao instalar no seu carro um insulfilm que desrespeite essa Resolução, além de correr o risco de se envolver em acidentes, será enquadrado no artigo 230 do CTB. Essa desobediência é considerada uma infração de trânsito grave, punida com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira de motorista e retenção do veículo para a regularização.

Isso significa que a autoridade policial só deixará o automóvel seguir se o insulfilm for retirado. Dá pra imaginar o transtorno, não é? Assim, o melhor é seguir a legislação. Essa é a forma mais segura de aproveitar todos os benefícios que as películas proporcionam.

Quer saber quais são eles? Então, siga para o próximo tópico!

Vantagens do uso do insulfilm em carros

As películas veiculares não são instaladas apenas para deixarem os carros mais bonitos, com um visual mais uniforme e discreto. Elas também trazem outros benefícios que podem fazer a diferença no trânsito ou em uma viagem mais longa. Abaixo, separamos algumas das principais vantagens do insulfilm para motoristas e passageiros. Confira!

Melhora a segurança

Como o insulfilm torna menor a visibilidade de fora para dentro, as ações de criminosos são dificultadas, pois diminui a capacidade de encontrar os objetos de valor que estão dentro do veículo. Também torna mais difícil avaliar se os ocupantes do carro representam perigo de reação.

Dessa forma, o automóvel equipado com película é menos visado, o que oferece mais segurança para enfrentar o trânsito ou mesmo deixar o carro estacionado na rua.

Por outro lado, também torna as viagens mais seguras, pois os vidros ficam mais resistentes a impactos de pedras e outros detritos. Afinal, na maioria dos carros, somente o para-brisa é laminado de fábrica. Assim, o insulfilm age como um reforço para que não se estilhacem, permitindo que o motorista siga até um local de parada confiável.

Reduz a temperatura no interior

película veicular reduz a luminosidade que entra no carro, bloqueando parte dos raios solares. Dessa forma, diminui a temperatura no interior do veículo, fazendo com que as viagens fiquem mais confortáveis. Também minimiza a sensação de abafado ao entrar no carro após deixá-lo estacionado exposto ao sol.

Além do conforto, o insulfilm ajuda a reduzir o uso do ar-condicionado, que precisa de menos esforço para resfriar o interior. E, por permitir que as janelas fiquem fechadas, economiza combustível na estrada.

Auxilia na visibilidade durante o dia

O sol pode ofuscar a vista do motorista, seja diretamente ou refletindo em outras superfícies, como a lataria de outros carros, janelas, vidraças e até o próprio asfalto. Assim, a película automotiva auxilia na visibilidade, funcionando como um grande óculos de sol, reduzindo a luminosidade e filtrando os raios solares que afetam a visão.

Protege dos raios ultravioletas

Além de proteger os olhos dos raios solares nocivos, como os ultravioletas, o insulfilm também ajuda a diminuir seus efeitos no corpo. Esse é um benefício imediato, pois evita queimaduras e ardência nas partes expostas ao sol, e também de longo prazo, ajudando a prevenir o câncer de pele.

Aumenta a privacidade do veículo

Permanecer dentro de um carro parado é arriscado e ainda pode ser desagradável no trânsito, com várias pessoas conseguindo ver o que você está fazendo. Para pessoas mais tímidas, é possível que essa seja uma situação de tensão e desconforto.

Nesse sentido, a película ajuda a aumentar a sensação de privacidade dentro do veículo, limitando o acesso de quem está do lado de fora. Além de ajudar na segurança, como já vimos, pode tornar a condução mais confortável para quem tem vergonha ou simplesmente quer garantir sua individualidade.

Como vimos, o insulfilm em carros é bastante popular, tanto por motivos estéticos como por auxiliar na redução dos raios solares e aumentar a privacidade no interior do veículo. No entanto, é preciso cuidado na instalação, pois há limites permitidos de transmissão luminosa. Seguindo a legislação, as películas são um ótimo investimento, pois oferecem uma série de benefícios ao motorista e aos passageiros.

Este post foi útil para você? Quer mais dicas e informações sobre acessórios para carros e direção segura? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter para receber nossas novidades e conteúdos exclusivos!

Deixe seu comentário