lançamentos de carros 2018

Lançamentos de carros 2018: confira as principais tendências

Lançamentos de carros 2018: confira as principais tendências
4 (80%) 6 votes

A cada ano, as montadoras investem pesado para trazer novidades, visando renovar o mercado brasileiro e sair na frente de suas concorrentes. Com o reaquecimento do consumo no país, os lançamentos de carros 2018 prometem satisfazer os motoristas e aguçar a curiosidade dos apaixonados por motores.

Estão previstos desde versões melhoradas de veículos já consolidados no mercado até modelos totalmente novos para disputar a preferência dos brasileiros.

Afinal, a expectativa sobre a melhora da economia está fazendo com que as principais marcas do mundo todo tragam ao país suas novidades, que logo estarão nos showrooms das concessionárias e no rol das locadoras de carros.

Quer saber quais são os principais lançamentos para o ano de 2018 e como escolher o melhor automóvel para você e sua família? Então, continue sua leitura!

Como escolher o carro ideal para você?

Para o ano de 2018, espera-se que as montadoras aproveitem o momento melhor da economia para introduzirem padrões mais elevados em seus modelos novos, seguindo uma tendência global para os países emergentes.

Assim, as novidades para o mercado automotivo brasileiro prometem mais tecnologia e conforto, mesmo em suas versões básicas, inovando nos acessórios de fábrica e no design interno e externo.

Mas, como escolher, entre os novos modelos, a melhor opção para você? O que levar em consideração na hora de decidir o carro para usar com a família? Para ajudar você a saber qual o veículo ideal para suas necessidades, separamos abaixo algumas dicas. Confira!

Pense nos seus objetivos de uso

Os diversos tipos de modelos são separados, entre outras coisas, pela sua finalidade primordial. Assim, é preciso pensar nos seus próprios objetivos para escolher o veículo ideal.

Para quem vai dirigir somente na cidade e viajar de vez em quando, um carro com motor de baixa cilindrada, que priorize economia de combustível, é mais vantajoso. Também é preciso pensar no conforto e em alguns acessórios para ajudar a enfrentar os congestionamentos.

Já para quem vai rodar mais em rodovias, carros mais potentes (com motores 1.6 ou 2.0, por exemplo) têm um rendimento melhor em velocidades mais altas e dão mais segurança nas ultrapassagens.

Ainda, se o objetivo for carregar peso e usar o veículo para trabalho, utilitários e pick-ups são o ideal. E para uso em ambiente rural e estradas de terra, ou fazer trilhas e curtir a natureza, um 4×4 é essencial para não atolar e vencer os obstáculos.

Calcule os assentos necessários

O carro a ser escolhido depende muito, também, da quantidade de pessoas que será transportada de uma vez. Afinal, existem opções desde os compactos (que levam bem até quatro passageiros) até SUVs de sete lugares ou vans.

Pense, também, nos passageiros eventuais como avós, sobrinhos, amigos dos filhos e, até, colegas de escola se o objetivo for dividir a responsabilidade do transporte com os outros pais. E não se esqueça do espaço para os animais de estimação!

Lembre-se da bagagem

Alguns veículos priorizam o número de assentos, como as vans e os carros de sete lugares. Outros, a bagagem, a exemplo das pick-ups. A verdade é que cada modelo tem sua capacidade de carga e isso pode ser importante na hora de levar as malas em uma viagem, fazer compras no supermercado ou buscar alguém no aeroporto, por exemplo.

Por isso, é bom conferir, além da quantidade de passageiros, se o porta-malas tem espaço suficiente para a bagagem da família ou outro tipo de carga que será levada no carro.

Confira o espaço interior e a ergonomia

Cada pessoa tem seu tamanho e cada modelo de carro, um espaço interno. Por isso, é preciso verificar se o veículo desejado consegue comportar, com conforto, todos os integrantes da família. Para tanto, confira o espaço para as pernas, a largura dos assentos e a altura do teto.

Ainda, é importante saber se o banco do motorista e o volante contam com mecanismos de ajuste e se a posição de direção é confortável, mantendo o corpo ereto, com os comandos ao alcance das mãos.

Priorize a segurança

Desde 2014, a legislação obriga a todos os carros fabricados no Brasil serem equipados com freios ABS (sistema antitravamento das rodas) e airbag frontal. Assim, modelos que contêm mais equipamentos de segurança devem ser priorizados ao comprar ou alugar um veículo.

Controle de estabilidade e airbags laterais são alguns dos itens que, com a nova legislação, começaram a ser oferecidos com mais frequência, como diferenciais nos novos modelos.

Agora que você já sabe como escolher o melhor carro para suas necessidades e as da sua família, que tal conhecer as novidades que estão por vir no ano de 2018? No tópico a seguir, vamos listar alguns dos principais lançamentos já confirmados. Não deixe de ler!

Quais são os principais lançamentos de carros para 2018?

As montadoras estão apostando alto na retomada do crescimento econômico e melhora da procura por carros novos, tanto pelo consumidor final quanto pelas locadoras de veículos, renovando suas frotas.

Por isso, lançamentos de modelos globais, com tecnologia e design de primeira linha, chegarão ao Brasil para disputar a preferência dos compradores.

Esse cenário será influenciado, também, pelo fim da vigência do programa Inovar-Auto, que incentivava a indústria local a priorizar o mercado interno e segurava as importações.

Assim, as montadoras planejam apresentar modelos mais apropriados para a exportação, e as importadoras voltaram a se animar para trazer novos veículos ao país e movimentar a concorrência.

Ainda, acordos comerciais no setor com outros países da América Latina, como as importações vindas de México e Argentina, e as exportações para a Colômbia, também terão influência no fluxo de modelos novos com padrões mais elevados.

Pintou aquela curiosidade sobre o que está por vir? Então, confira nossa lista abaixo de lançamentos previstos para já ter um gostinho do que estará disponível no próximo ano.

Fiat Cronos

Novo sedã compacto da marca italiana, o Cronos está previsto para estrear em março de 2018. Pensado como um sedã na categoria do Argos, o modelo vem para substituir o Linea e algumas versões do Grand Siena, visando concorrer com o novo Volkswagen Virtus, o Hyundai HB20S e o Chevrolet Prisma.

fiat cronos

O Fiat Cronos será produzido na Argentina e terá motores que variam do 1.3 litros e 8 válvulas, com 108 cv, até o 1.8 com tecnologia E.torQ EVO, de 139 cv.

Kia Rio

A Kia foi uma das marcas mais afetadas pelo programa Inovar-Auto e agora, com seu fim, pretende retomar as vendas no país. Uma das apostas da montadora é o esperado Kia Rio.

kia rio lançamento 2018

Prometido há anos para o mercado brasileiro, o Rio é um compacto de sucesso da marca coreana no mercado externo. Curiosamente, o modelo data do início dos anos 2000 e, apesar do nome em homenagem à “cidade maravilhosa”, somente em 2018 começará a rodar por aqui.

A Kia planeja oferecê-lo nas versões hatch e sedã, com motores 1.6 flex, para brigar com o Ford Fiesta e o Peugeot 208.

Renault Alaskan

Apresentada no salão do automóvel de Buenos Aires, a Alaskan é a primeira pick-up média da montadora francesa e terá capacidade de carga de até uma tonelada.

renault alaskan

Equipada, inicialmente, com motor de 2.3 a diesel com sistema twinturbo (dois turbos em sequência) e com cabine dupla de quatro portas, a Alaskan vem para concorrer com utilitários já famosos como a Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux.

O modelo também será trazido da Argentina e oferecido no mercado brasileiro em versões com tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, equipadas com câmeras 360° para manobras mais seguras.

Renault Koleos

Renault Koleos é um dos SUVs mais aguardados para chegar em terras brasileiras. Espera-se, ao menos, duas versões do veículo, todas equipadas com motor a gasolina de 2.0 litros e 175 cv, câmbio automático de sete marchas e acionamento de tração nas quatro rodas.

renault koleos

O Koleos é um SUV médio e está sendo a aposta da Renault para competir nesse segmento nos mercados emergentes, especialmente a América Latina. Seu concorrente mais próximo é o Hyundai Santa Fe.

Toyota Yaris

O Yaris será o mais novo compacto da Toyota a ser produzido no Brasil, em sua fábrica de Sorocaba (SP). Lançado para ocupar o espaço intermediário entre o Etios e o Corolla, o Yaris terá versões hatchback e sedã, com motores 1.5 litros de 107 cv, ou 1.8 de 144 cv. O modelo será equipado com câmbio CVT, igual ao do Corolla.

Toyota Yaris

Com o Yaris, a Toyota espera concorrer pela preferência dos brasileiros em um segmento bastante disputado, com rivais como Ford Fiesta, Peugeot 208, Fiat Argo e Volkswagen Polo, com suas respectivas versões sedã.

Volkswagen Virtus

A Volkswagen é mais uma montadora a investir pesado na briga pelo segmento de compactos médios e o Virtus é seu maior trunfo.

Projetado como um sedã para o Polo, se posiciona entre o Voyage e o Jetta e vai bater de frente com outros sedãs novos como o Toyota Yaris e o Fiat Cronos, além de modelos já consolidados como o Hyundai HB20S e o Chevrolet Prisma.

Volkswagen Virtus

No entanto, apesar das frentes serem parecidas, o projeto do Virtus é independente do Polo. Assim, o sedã não é simplesmente uma versão do famoso hatchback, mas um carro totalmente novo que ocupará o vazio da marca para esse nicho. Isso significa que novidades podem aparecer no modelo.

Volkswagen Tiguan Allspace

Versão ampliada do SUV da marca alemã, o Tiguan Allspace mira forte no mercado norte-americano e chega ao Brasil em 2018 para brigar com o Honda CR-V e Chevrolet Equinox.

Para tanto, a Volkswagen aposta na engenharia confiável de seus carros que lhe é característica, e resolve uma das maiores críticas relacionadas ao modelo: a falta de espaço interno e aparência mirrada perto de seus concorrentes.

Por isso, o Tiguan Allspace está quase 22 cm maior do que o seu original, o que dá espaço de sobra para acomodar cinco pessoas e ter um volume de porta-malas de impressionantes 760 litros.

Como é comum na categoria, a última fileira, que pode ser aberta para torná-lo um carro de sete lugares, é pouco confortável para adultos e toma bastante espaço de bagagem.

Volkswagen Tiguan All Space

Esses são alguns dos principais lançamentos para 2018 no mercado automotivo brasileiro. Se você ficou com vontade de experimentar uma das novidades, será possível encontrá-las nas concessionárias e nas melhores locadoras de carros do país.

Mas o que é melhor, comprar ou alugar um carro? Para responder a essa pergunta, é preciso saber se está na hora de trocar o seu atual. Veja como avaliar a sua situação no tópico a seguir.

Como saber se é a hora de trocar de carro?

carro da família é, muitas vezes, como um parente querido. São tantas as lembranças boas em que ele está presente e, ao mesmo tempo, tantos momentos difíceis em que foi uma ajuda sem igual que acabamos por criar um laço sentimental com ele.

Mas, por mais cuidado que se tenha, não adianta: uma hora ou outra, todo automóvel precisa ser trocado.

Os motivos para a troca são muitos, desde questões financeiras até as práticas, quando o veículo já não supre as necessidades do dono e de sua família. No entanto, como decidir por se desapegar de algo pelo qual nutrimos tanto carinho? Para isso, é preciso ter critérios objetivos, pensando no bem maior.

Assim, para ajudar você a se decidir, separamos abaixo algumas dicas de sinais que indicam a hora certa de trocar de carro. Confira!

Fim da garantia

O fim da garantia dada pelo fabricante ou concessionária é o primeiro indicativo de que a troca do veículo se tornou interessante. Esse prazo, que costuma variar entre um e três anos, é exatamente o período de maior desvalorização de um automóvel, pois suas características de fábrica começam a mudar, perdendo o aspecto de novo.

Além disso, o final da garantia significa que todo e qualquer problema no veículo está por conta e risco do proprietário. Isso, teoricamente, representa um aumento de gastos com a manutenção automotiva. Na maioria das vezes, é também o fim das revisões gratuitas na concessionária.

Quilometragem alta

A quilometragem é uma medida interessante para se decidir pela troca ou não do carro. Isso porque é um indicativo das revisões e substituições de componentes na manutenção preventiva. Assim, é possível ter uma prévia do quanto precisará ser gasto.

Nesse sentido, o ideal é que a venda do veículo usado seja feita antes da revisão dos 50 mil quilômetros (ou 60 mil, em alguns casos). Afinal, é nesse período em que são realizadas as primeiras trocas de correia dentada, discos de freio, amortecedores e até de pneus, exigindo um gasto bastante elevado em comparação às revisões anteriores.

No entanto, se seu carro já passou dessa fase, prefira negociá-lo antes dos 100 mil quilômetros rodados. Com essa marca, uma nova rodada de substituições preventivas será realizada. Além disso, aumentará consideravelmente a chance de o veículo precisar de serviços caros como a troca do radiador, a retífica do motor ou o conserto de vazamentos.

Necessidade recorrente de consertos

Se o carro, independentemente da quilometragem ou dos anos de uso, já está precisando visitar com certa frequência a oficina, então o melhor é colocá-lo à venda, antes que seja tarde — ou caro — demais.

Afinal, problemas mecânicos são como bolas de neve: quando começam, afetam outros componentes, que também dão problema e assim por diante.

Custo elevado da manutenção periódica

Se a manutenção do seu carro está cara demais para seu bolso, o ideal é se desfazer dele, pois deixar de realizá-la aumenta a deterioração do veículo e, consequentemente, sua depreciação.

Além disso, pode ser que a falta de manutenção preventiva leve a problemas irreversíveis ou acidentes de trânsito, colocando em risco seu patrimônio e a segurança de sua família.

Mudança de objetivos pessoais

Nossos carros refletem sempre nossas necessidades e objetivos do momento. Se eles mudam, o veículo precisa mudar também.

Se, por exemplo, você perdeu a vontade de fazer trilhas em lugares inóspitos e só pensa em chegar tranquilo em casa no final do dia, então aquele 4×4 na garagem tem que ser trocado por um sedã confortável, com ar-condicionado e um bom sistema de som.

Esse tipo de mudança de objetivos pessoais faz da troca do carro uma necessidade para manter sua qualidade de vida.

Filhos chegando

chegada de um filho é sempre uma alegria para a família e o automóvel do casal deve ser capaz de transportar com conforto o mais novo integrante.

Se não é, será preciso trocar o veículo atual por um maior e mais seguro, com quatro portas, acessórios mais modernos e porta-malas mais espaçoso, além de bancos que comportem as cadeirinhas obrigatórias para o transporte de crianças.

Portanto, se você está em algum dos momentos listados, provavelmente é uma boa hora para considerar a troca do carro. Porém, você pode preferir não ter que lidar com os gastos de um veículo novo — como impostos, emplacamento, financiamento e seguro — e mesmo assim aproveitar os mais novos lançamentos automotivos.

Para isso, basta alugar um carro para sua próxima viagem de férias em uma boa locadora. Essas empresas estão sempre renovando suas frotas, trazendo o que há de mais moderno no mercado.

Essa é apenas uma das vantagens de alugar um veículo para curtir suas viagens. Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga para o próximo tópico!

Viagem de férias: quais as vantagens em alugar um veículo?

Uma viagem de férias é um momento para relaxar e não ter preocupações quanto ao conforto e à segurança da família. Por isso, alugar um carro pode ser a chave para curtir ao máximo o passeio, sem problemas com deslocamentos, horários fixos e roteiros predefinidos.

Aluguel de Carros online

Além disso, o preço de aluguel de carro compensa, pois substitui todos os gastos com transporte para os membros da família em cada passeio, por apenas um valor diário ou mensal para ter a comodidade de um veículo disponível o dia inteiro.

Se você está programando sua viagem em família, veja a seguir algumas das principais vantagens de alugar um automóvel!

Acesso aos veículos mais modernos

Não é preciso comprar um carro novo para dirigir um dos lançamentos do ano. Como já dissemos, as locadoras estão sempre atualizando suas frotas e, por isso, alugar um veículo para sua viagem pode ser uma oportunidade de utilizar um modelo de última geração, equipado com a tecnologia mais moderna disponível no mercado.

Maior liberdade e autonomia

Um veículo alugado permite que você e sua família façam seus próprios horários de saída e retorno, e planejem seus destinos conforme seus gostos pessoais.

Assim, não é preciso acordar cedo para pegar a van da agência de viagens ou seguir roteiros de passeios que nenhum de vocês gosta.

O carro certo para cada viagem

Cada lugar possui suas particularidades de terreno, clima e atrações a serem visitadas. Portanto, cada viagem é única, com objetivos e necessidades diferentes. Dessa forma, é impossível que um só carro seja perfeito para todas as ocasiões.

Por isso, o aluguel de veículos é uma ótima opção, pois é possível escolher a categoria de carro que mais combine com a viagem planejada, para aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.

Maior economia

Se for colocar no papel todos os gastos com serviços de táxi, para que a família não fique presa a horários restritos e desconforto dos transportes públicos, os números impressionarão.

Assim, sai muito mais barato alugar um veículo por um período de alguns dias ou um mês inteiro. E a economia pode ser ainda maior se você utilizar um comparador de preços para encontrar a melhor oferta.

Menos imprevistos

Os carros disponíveis para serem alugados passam por revisões periódicas, o que evita problemas de falhas mecânicas e quebras repentinas. Além disso, o seguro contratado cobre eventuais acidentes e pode disponibilizar um veículo reserva, diminuindo a possibilidade de que imprevistos atrapalhem sua viagem.

Como vimos, a expectativa de melhora na economia no país está levando as montadoras a investirem pesado nos lançamentos de carros 2018.

Os novos veículos estarão disponíveis nas concessionárias, mas também serão incorporados às frotas das principais locadoras de automóveis. Assim, é possível aproveitar as novidades do mercado sem precisar trocar de carro, mas alugando um veículo para suas viagens com a família.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para saber tudo sobre como alugar um carro de maneira descomplicada!


 

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *