Os pontos turísticos de Natal que você precisa conhecer

Atualizado em: 24/08/2023Tags: , ,

O nordeste brasileiro é um dos destinos preferidos pelos brasileiros em suas viagens de férias. Dentro das maravilhosas opções que essa região proporciona, a capital do Rio Grande do Norte, além de ser uma das mais belas cidades do país, destaca-se devido aos diversos tipos de passeios que oferece e pela grande variedade que podemos encontrar de pontos turísticos de Natal.

E não é só de praias que ela é feita, por mais que sua região litorânea seja exuberante, outras opções podem proporcionar uma diversidade de passeios aos turistas.

CarroAluguel

A cidade é famosa por suas belezas naturais, atrações culturais e diversos prédios, igrejas e construções históricas.

Por isso, listamos uma série de lugares imperdíveis para todos aqueles que querem visitar a capital potiguar e não perder os mais importantes pontos turísticos de Natal. Confira:

Pontos turísticos de Natal

Orla de Ponta Negra

A praia de Ponta Negra possui a mais bela orla do Rio Grande do Norte e, por isso, é considerado um dos lugares mais populares.

Além de ser cartão postal oficial da cidade pela sua exuberante beleza, Ponta Negra é cheio de pontos gastronômicos famosos, hotéis, bares e boates, tornando sua noite tão badalada quanto o dia.

Orla de Ponta Negra

Orla de Ponta Negra

Nela, os aventureiros que buscam um passeio pelas dunas, podem fazer os famosos passeios de bugs. Essa opção serve, também, para aqueles que querem um passeio tranquilo com a família, com a oportunidade de curtir a belíssima paisagem da região.

Morro do Careca

Ainda nas mediações da orla de Ponta Negra, exatamente no extremo sul da Praia da Ponta Negro, encontra-se o Morro do Careca, uma duna de aproximadamente 107 metros, outro dos conhecidíssimos pontos turísticos de Natal.

Morro do Careca Natal

Morro do Careca

A duna é cartão postal e também símbolo da cidade e de suas famosas dunas. Antigamente, o Morro do Careca era fonte de diversão para os turistas, pois era possível praticar esportes radicais ao longo dele. Contudo, devido à preservação da mata de restinga, a duna acabou sendo cercada e negada a intervenção dos turistas. Agora só é possível ser admirada de longe pelos seus visitantes, mas mesmo assim o passeio vale muito a pena.

Parque das Dunas

O famoso Parque das Dunas é uma área verde de 1.172 hectares protegida por lei dentro da área urbana. Sua grandeza equipara-se à sua beleza, tendo em vista que o parque pode ser visto por quase toda a extensão da zona sul da capital do Rio Grande do Norte.

trilha parque das dunas

Trilha no Parque das Dunas

O Parque das Dunas é uma atração e tanto para os amantes da natureza e, por isso, consagra-se como um passeio imperdível entre os pontos turísticos de Natal.

Nele, encontram-se um laboratório de insetos e outro com catálogos de plantas do parque, além de várias trilhas para caminhadas e contato com a fauna e flora nativas da região.

Antigo Prédio da Capitania dos Portos

O Antigo Prédio da Capitania dos Portos destaca-se por seu valor histórico e cultural.

Sua importância histórica é imensa. O prédio preservou as características neoclássicas de sua fachada e foi abrigo da antiga sede da Capitania dos Portos da cidade. Vários documentos, fotos e objetos daquela época encontram-se em exposição.

capitania dos portos natal

Antigo prédio da Capitania dos Portos

Hoje em dia a construção serve como um complexo artístico-cultural do município, sempre com apresentações artísticas e exposições de artes diferenciadas.

Canto do Mangue

O Canto do Mangue destaca-se dos outros pontos turísticos de Natal por seu aspecto rústico e pitoresco e por servir como centro comercial de venda de peixes e frutos do mar.

canto do mangue natal

Barcos pesqueiros no Canto do Mangue

Por se encontrar à beira do Rio Potengi, muitos o consideram uma atração exótica, com cenários e construções antigos e bucólicos. Além disso, o visitante pode encontrar ali uma variedade gastronômica incrível para agradar a todos paladares.

Fortaleza dos Reis Magos

A Fortaleza da Barra do Rio Grande é popularmente conhecida como Fortaleza dos Reis Magos – apelido ganhado devido ao início de sua construção, no dia de Reis de 1598 – e também por ser o marco inicial da cidade fundada em 1599.

fortaleza dos reis magos natal

Fortaleza dos Reis Magos

A construção destaca-se por seu imenso valor histórico e arquitetônico. O monumento ainda preserva vários outros marcos, tais como: canhões, alojamentos, poço com água doce e uma capela.

A Fortaleza encontra-se muito próxima à Ponte Newton Navarro.

Ponte Newton Navarro

A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em 2007 e, apesar de ser uma construção nova, destaca-se entre os pontos turísticos de Natal devido sua extensão e belíssima arquitetura.

ponte newton navarro

Ponte Newton Navarro

Ao todo são 1.800 m de comprimento, sendo 500 metros sustentados por cabos de aço e presos a dois blocos gigantes de 110 metros de altura, que ligam um lado ao outro do rio Potengi.

A iluminação da Ponte também chama a atenção e a torna ainda mais bela, sendo até considerada em muitas listas entre as pontes mais belas do Brasil.

Farol de Mãe Luíza

O Farol de Mãe Luíza está situado no bairro Mãe Luiza, cujo nome foi dado em homenagem a uma velha parteira da região. A torre é feita de tijolos, em formato cilíndrico, com lanternas duplas e duas grandes galerias.

farol da mãe luiza

Farol de Mãe Luíza

Inaugurada em 1951, o Farol possui uma torre de concreto de 37 metros de altura e uma escadaria com 151 degraus em espiral. Do alto, pode-se ver a praia de Areia Preta, de Jenipabu e Ponta Negra, além de um belo nascer e pôr do sol.

À noite, o Farol da Mãe Luiza se acende e suas duas lanternas iluminam com lampejos de luz a cada 12 segundos numa extensão de 44 quilômetros.

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

O Parque da Cidade é mais uma das grandes obras realizadas pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. Por isso, é destino garantido entre os turistas.

parque da cidade dom nivaldo monte

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

Com uma grande reserva de água subterrânea, localizada no centro, o parque ocupa três bairros diferentes numa construção gigantesca e com uma ótima estrutura para receber os turistas da melhor forma possível: quatro baterias de banheiros inteligentes e bem localizados, dois estacionamentos em volta do parque, dois portões de acesso, ciclovia, cinco trilhas para caminhadas, um memorial de 45 metros de altura, uma biblioteca, um mirante, um centro de educação ambiental, um auditório e unidades de descanso espalhadas pelo parque.

Palácio Potengi

O Palácio Potengi foi construído no século XIX e até os anos 80 era utilizado como sede do governo do Rio Grande do Norte. Hoje ele funciona como espaço cultural e é um dos pontos turísticos de Natal mais visitados.

palácio potengi natal

Palácio Potengi

A Pinacoteca da construção possui um acervo incrível. O passeio acaba sendo imperdível para os amantes da arte.

Barreira do Inferno

As mais famosas falésias do estado do Rio Grande do Norte podem assustar ao serem ouvidas por turistas durante um passeio.

O nome é apenas uma brincadeira entre os moradores da região, que a nomearam Barreira do Inferno pelo fato de tomarem uma cor avermelhada todas as manhãs e ao entardecer quando entram em contato com a luz do sol.

barreira do inferno natal

Barreira do Inferno.

Além da beleza desse fenômeno, a Barreira do Inferno também proporciona a visita a uma das feiras mais famosas de Natal – oportunidade perfeita para quem quer comprar presentes e suvenires.

O maior cajueiro do mundo

O maior cajueiro do mundo é uma das áreas mais conhecidas e singulares da cidade potiguar.

O famoso cajueiro da localidade de Pirangi ganha destaque devido ao título de maior cajueiro com 8.500 metros quadrados ocupados. No período de safra, o cajueiro chega a produzir 80 mil cajus, o que equivale a 2 toneladas e meia da fruta.

O cajueiro ocupa um espaço equivalente a 70 árvores. É como se uma única árvore formasse um pequeno bosque com seus troncos, galhos e folhas.

maior cajueiro do mundo

Vista aérea do maior cajueiro do mundo

E agora que você já conhece os pontos turístico de Natal, que tal alugar um carro e colocar o pé na estrada? Comente e aproveite para sugerir outros destinos!

Deixe seu comentário