Conheça as 6 melhores cachoeiras do Brasil para ir de carro

Uma ótima pedida para quem curte aproveitar a natureza com a família é visitar melhores cachoeiras do Brasil. Localizadas quase sempre em áreas preservadas, as quedas d’água proporcionam um contato indescritível com a natureza.

Desde a trilha até o banho de água doce, tudo contribui para que você relaxe e se depare com uma paz difícil de encontrar em outros lugares.

O nosso país é riquíssimo em belas quedas d’água, portanto você pode morar pertinho de alguma delas, mesmo sem saber. Então já pode ir preparando o carro, porque ao final desse texto você vai querer viajar.

Confira as melhores cachoeiras do Brasil

  1. Cachoeira do Tabuleiro — Conceição do Mato Dentro (MG)

Localizada na área de Proteção Ambiental Serra do Intendente, a Cachoeira do Tabuleiro chama bastante atenção por ser a mais alta do estado de Minas Gerais. Ela possui 273 metros de queda d’água, despencando de imensas paredes de pedra.

Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro, MG

O destino fica a 183 km da capital do estado (Belo Horizonte). Para chegar ao local, o melhor caminho é seguir, já no estado de Minas, a MG-010 até a cidade de Conceição de Mato Dentro. De lá, são apenas mais 20 km de estrada até o Parque Estadual.

É possível acessar uma parte do parque de carro, porém, para chegar até a cachoeira, é necessário pegar uma trilha de uma hora e meia. Mas vale a pena!

A base da queda d’água possui um ótimo poço para tomar banho. Mas tome cuidado se estiver com crianças, porque ele é bem fundo em algumas partes.

  1. Cachoeira do Vale do Rio do Macaco — Chapada dos Veadeiros (GO)

Esse destino é para aqueles que gostam de aventura. Vale a pena conhecer toda a região da Chapada dos Veadeiros e suas diversas atrações. Mas essa cachoeira, em especial, você não pode deixar de visitar.

Embora a chegada até o local não seja tão tranquila, o cenário já compensa o esforço. Afinal, o Vale do Rio do Macaco não conta só com essa cachoeira, mas sim com um complexo de cascatas e cânions de quase 100 metros de altura.

Cachoeira do Vale do Rio do Macaco – Chapada dos Veadeiros, GO

O acesso se dá pela GO-118, porém o percurso final, já dentro do Parque da Chapada, só pode de ser feito por veículos 4×4, já que a estrada é de terra e bastante desafiadora. Então, se você não possui um carro desse tipo, programe-se para alugar um.

  1. Salto do Yucumã — Derrubadas (RS)

Localizado na divisa entre o Brasil e a Argentina, o Salto do Yucumã é um grande conjunto de quedas d’água. Com aproximadamente 1.800 metros de extensão e quedas de 12 a 15 metros de altura, o Salto é considerado a maior cachoeira longitudinal do mundo.

Salto do Yucumã – Derrubadas, RS

Para chegar ao destino, basta acessar a RS-330 até o município de Derrubadas. De lá, é preciso seguir por uma estrada de chão que cruza todo o Parque Estadual do Turvo, até chegar à fronteira, onde fica o Salto do Yucumã.

Embora não seja asfaltada, a estrada é bastante preservada. Além disso, o Parque também oferece banheiros, água e churrasqueiras para quem quiser aproveitar melhor a visita.

Uma dica importante é: vá ao local preferencialmente no verão, mas não só pelas temperaturas mais quentes. Esse é o período ideal para visitação porque, entre novembro e janeiro, o Rio Uruguai, responsável por abastecer a cachoeira, não está em época de cheia.

  1. Véu da Noiva — Chapada do Guimarães (MT)

A cachoeira, que é o cartão postal do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, possui 86 metros de queda d’água, ganhando destaque pela imensa fenda onde deságua. Ela é o principal ponto de visitação do Parque e pode ser facilmente acessada pela MT-251, ficando a 56 km de Cuiabá.

A visitação é gratuita, porém a cachoeira está fechada para banhos devido ao risco de deslizamentos no local. Entretanto, existem outras quedas d’água abertas nas proximidades que valem a visita!

Véu da Noiva – Chapada do Guimarães, MT

A região tem uma biodiversidade muito rica, não sendo rara a presença de araras e bichos naturais do local.

Quem ficar com fome pode recorrer a um dos restaurantes com comidas típicas do local. Mas deixe para comer mais tarde, porque as visitas só ocorrem até o horário de 15h.

  1. Cachoeira Conde d’Eu — Sumidouro (RJ)

Essa é a maior cascata em queda-livre do Estado do Rio de Janeiro, com mais de 127 metros de altura. Dizem que se trata, inclusive, de uma das melhores cachoeiras do Brasil, embora pouco conhecida (inclusive pelos próprios cariocas).

Cachoeira Conde d’Eu – Sumidouro, RJ

A cachoeira surge em meio a um denso exemplar da Floresta Atlântica e fica tão distante do chão que o impacto da água nas pedras forma uma nuvem de água. Em dias de sol, é possível ver um arco-íris que embeleza ainda mais o local.

A cascata Conde d’Eu fica no município de Sumidouro, a cerca de 170 km da cidade do Rio de Janeiro. O acesso se dá pela BR-116 e, depois, pela RJ-148.

  1. Cataratas do Iguaçu — Foz do Iguaçu (PR)

Como essa é uma lista das cachoeiras mais famosas do Brasil, as Cataratas não podiam ficar de fora. Considerado Patrimônio da Humanidade, o conjunto também conquistou o título de uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, em 2011. Não é para menos, já que são 275 quedas de até 85 metros de altura!

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu, PR

As cataratas se localizam na divisa entre o Brasil e a Argentina, pertencendo aos 2 países, e podem ser apreciadas tanto de um lado da fronteira quanto do outro.

Para chegar ao local de carro, você deve seguir pela BR-277 até à cidade de Foz do Iguaçu. De lá, é preciso pegar outra estrada até a “Garganta do Diabo”, onde se localizam as Cataratas.

E aí, ficou animado para viajar? As coordenadas para as melhores cachoeiras do Brasil você já tem, agora é só se programar para fazer viagens inesquecíveis de carro, com conforto, segurança e liberdade para ir e vir quando quiser.

Não perca tempo: baixe o nosso e-book “Planejando uma viagem sem dor de cabeça em 5 passos” e descubra o que é preciso para arquitetar uma viagem sem nenhuma preocupação!


 

Deixe seu comentário