O que não vem incluso quando alugo um carro e por quê?

Atualizado em: 23/08/2023

Uma dúvida bem frequente dos locatários é o que vem incluso no aluguel de carro e por que ele paga a mais por determinados serviços. Hoje vamos esclarecer algumas dessas dúvidas e tornar o procedimento da locação mais claro para os usuários. Dependendo do plano e da locadora na qual você está alugando o veículo, alguns serviços ou funções adicionais já vêm inclusos.

Nos pacotes mais em conta, geralmente o carro vem com o básico e necessário para trafegar e se você quiser ou precisar de outros aparelhos ou seguros terá que pagar a mais por isso. Por isso, na hora de alugar carro, seja no Brasil ou no exterior, é importante ficar atento às condições e ao que está incluso no plano que você está adquirindo.

O valor da locação muda de acordo com o veículo que você está alugando e o seguro que quer ter durante o período que ficar com o carro. Este custo pode começar em aproximadamente R$ 65,00 por diária e, quanto mais completo for o automóvel e mais seguros e proteções você contratar, mais o valor tende a subir.

O básico que vem incluso em todos os automóveis é o necessário para dirigir. A maioria das locadoras começam a cobrar adicionais a partir da implementação do serviço de ar condicionado no automóvel. Travas elétricas, direção hidráulica e outros serviços que geralmente são importantes ao uso do condutor costumam ser cobrados também.

As locadoras trabalham dessa forma para valorizar os veículos mais sofisticados e oferecer ao cliente que quer pagar pouco um carro que seja condizente com o valor que ele pretende gastar ao alugar carro.

Os planos podem ainda variar conforme a taxa de seguro contratada, quilometragem rodada, local de devolução do veículo e até idade e quantidade de condutores estabelecidos em contrato entre a locadora e o locatário. Geralmente, o serviço de devolução do carro em uma cidade diferente de onde retirou é cobrado conforme a distância entre a cidade onde se retirou e a cidade onde o veículo foi deixado. Por fim, há também uma taxa adicional pelo serviço prestado.

Confira outras dicas sobre itens não inclusos na locação de carro

– A quilometragem, às vezes, poderá ser cobrada, pois quanto mais se roda, mais se desgasta o automóvel como um todo. Neste aspecto, contratar planos com quilometragem livre é extremamente vantajoso para o cliente, ainda mais se o objetivo do aluguel de carro for viagens a negócio, lazer ou outras situações em que se sabe que irá percorrer muitos quilômetros.

– É normal os locatários se questionarem sobre o abastecimento do veículo no ato da devolução. As locadoras cobram se o tanque não estiver cheio e costumam colocar um preço mais alto por litro do que os postos de combustíveis comuns. Por isso, lembre-se de encher o tanque quando devolver o veículo.

– Cumpra o horário combinado com a locadora quando for devolver o automóvel. Atrasos na data da devolução também são cobrados, pois o carro que você está usando agora pode ser utilizado por outro locatário em breve e a locadora precisa realizar vários procedimentos de limpeza, revisão e manutenção do veículo antes de entregá-lo ao cliente para segurança dele e dos demais.

– Se você desejar incluir na locação objetos úteis como aparelhos de GPS, pergunte à locadora qual é a taxa cobrada por cada serviço. Preocupe-se sempre com o seu bem-estar durante o tempo em que estiver com o carro alugado, mas tenha sempre à mão uma calculadora para não acabar se encantando com tantos serviços, seguros e planos irresistíveis e gastando mais do previsto com o aluguel de carro.

Esclarecemos suas dúvidas? Envie seu comentário e divida alguma experiência conosco, estamos aguardando sua contribuição!

Deixe seu comentário