Condutor adicional

Importante! Conheça as regras para condutor adicional

Importante! Conheça as regras para condutor adicional
Avalie

Ter a segurança de um carro coberto por seguro deixa o uso muito mais tranquilo e até as viagens tornam-se mais proveitosas e sem estresse. Ao mesmo tempo, o motorista precisa estar adequado às regras e, se há condutor adicional para o veículo, ele deve estar inserido no contrato firmado.

Descubra agora o que é preciso fazer para garantir a cobertura correta e evitar problemas em momentos que você pode mais precisar de ajuda. Vamos lá?

O que é condutor adicional?

Quem aluga um carro e se cadastra como motorista torna-se o responsável por aquele contrato firmado com a locadora. Por exigência legal, só essa pessoa está autorizada a conduzir o veículo, porque foi o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dela que foi vinculado o serviço de aluguel.

Mas, nem sempre haverá somente um motorista. Independentemente se o aluguel do automóvel for para uma viagem ou utilização por um curto período de tempo, pode ser que outra pessoa vá ajudar a conduzi-lo.

Aluguel de Carros online

Esse segundo motorista é o chamado condutor adicional. Caso quem fez o contrato do aluguel repasse a direção do veículo para o outro, mesmo que seja por um quarteirão, o ideal é que esse condutor esteja devidamente cadastrado.

Isso representa segurança para os ocupantes do carro, para quem está dirigindo e para quem fechou o contrato.

Quais as taxas relacionadas?

Ao registrar o condutor adicional ao contrato de locação, o seguro que protege você também dará cobertura a esse segundo motorista.

Por envolver um pacote maior de proteção, o registro do motorista adicional deve gerar uma taxa.

O valor a mais que é pago trata-se, na verdade, de uma garantia. Caso uma segunda pessoa conduza o veículo alugado e isso não seja informado, se houver qualquer problema o seguro contratado não cobrirá o que ocorreu.

Por isso, o desgaste e dor de cabeça passam a ser bem maiores. Estar regularizado poupa muito estresse nesses momentos.

Como cadastrar o condutor adicional?

O processo para registro do condutor adicional assemelha-se ao do motorista principal. Ele precisará apresentar sua CNH e repassar todos os dados pessoais.

Estas informações ficam vinculadas ao contrato do seguro. O documento deixa bem especificado quem pode dirigir aquele veículo e, com isso, é o responsável naquele momento.

Ao mesmo tempo, o seguro garante que aquele motorista tem a cobertura dos serviços contratados e pode acionar a empresa caso haja registro de algum contratempo.

Quais os perigos em não cadastrar condutor adicional?

A contratação de seguro, tanto em um carro alugado como no veículo próprio, tem o objetivo de prevenir e dar mais segurança para passageiros e motorista.

Essa função primordial deixa de ser atendida quando um motorista que não é o contratante passa a dirigir o automóvel e não há a correta informação disso para a empresa.

O contrato assinado que não prevê a situação de condutor adicional deixa totalmente sem cobertura e proteção. Por isso, arriscar e não especificar quem dirige o carro é um risco desnecessário.

O condutor adicional não precisa ser, obrigatoriamente, apenas uma pessoa. Nesse tipo de serviço, mais de um motorista pode ser informado. As exigências das seguradoras variam, mas, em média, é permitido até três motoristas por veículo.

Para o aluguel de um veículo que será usado em uma viagem longa, caso ocorra o revezamento, é ideal acrescentar todos os condutores. Trabalhar com prevenção e segurança torna essa viagem muito mais tranquila.

Requisitos para o aluguel de carros

perfil na locação de veículo que os motoristas precisarão atender é ter mais de 21 anos, ser habilitado com pelo menos dois anos de emissão da CNH e o contratante principal ter cartão de crédito com limite de acordo com o exigido pela seguradora.

Entender bem a questão de ter o condutor adicional segurado é a forma mais correta de utilizar o carro sem correr grandes riscos.

Nada pior que ter um contratempo e, ao precisar de ajuda, descobrir que aquela segurança que o seguro proporciona pode não funcionar porque faltou a informação correta na hora da contratação.

Você já passou por problemas assim com condutor adicional e quer compartilhar a experiência com outros motoristas? Aproveite os comentários abaixo para contar o que já vivenciou e ajudar outras pessoas!

 


 

Posts Relacionados

Economize tempo e dinheiro alugando um carro em suas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *