onde se hospedar

Onde se hospedar durante a viagem?

Atualizado em: 24/08/2023

Planejar uma viagem de férias, ou mesmo um feriado prolongado, é muito prazeroso e animador. Escolher o destino, definir os passeios e listar os restaurantes que deseja conhecer são alguns dos itens inclusos na programação de qualquer viagem. Escolher onde se hospedar também faz parte desta lista e, a princípio, parece ser algo simples, entretanto pode gerar muitas dúvidas, e a falta de informação pode levar o hóspede para um local que não combine com seu estilo.

O que muitas pessoas acreditam é que o investimento maior da viagem está em onde se hospedar, mas a verdade é que existem vários tipos de hospedagem. Saber fazer a escolha certa pode garantir economia, sem perder a qualidade.

Conheça abaixo as opções de onde se hospedar — e saiba que é possível encontrar uma que caiba no seu bolso e que atenda ao seu gosto!

Hotel: a modalidade de hospedagem mais conhecida

Os hotéis, geralmente, são a primeira opção, além de serem os mais conhecidos entre todos os viajantes. Sem dúvida que esta é a escolha que exigirá maior investimento, pois os hotéis oferecem privacidade e maior variedade de serviços.

O básico conta com a disponibilidade de um dormitório e banheiro exclusivo. É possível escolher um quarto individual, para o casal ou casais com filhos. Os hotéis atendem também à solicitação de algumas famílias de incluir camas nos quartos. Uma facilidade é que não é preciso levar lençóis, fronhas, travesseiros, cobertas e nem toalhas nas malas.

hotel onde se hospedar

Estendendo os serviços prestados, o hóspede poderá usufruir, geralmente, de piscina, academia e restaurante. Além de contar com a comodidade de ter a limpeza realizada diariamente e o serviço de wi-fi, na maioria dos hotéis, incluso no valor da diária.

Para uma família que busca onde se hospedar, os serviços oferecidos pelos hotéis são, sem dúvida, os que atenderão melhor ao perfil destes viajantes.

Hostel ou Albergue: hospedagem para quem procura interação

A principal diferença entre o Hotel e o Hostel é que neste último os quartos são compartilhados. Neste tipo de hospedagem, o aluguel pago é pela cama e não pelo quarto, portanto é bom estar preparado para dividir seu espaço com um estranho.

Também conhecidos como albergues, estes estabelecimentos podem separar os quartos em masculinos, femininos ou mistos. O serviço inclui, além da cama, o banheiro, também de uso coletivo.

hostel onde se hospedar

Quando mochileiros e pessoas que viajam sozinhas escolhem onde se hospedar, os hostels são os mais procurados. Isto porque oferecem outras áreas comunitárias, como bar, sala de TV e sala de jogos, o que proporciona maior interação com os outros hóspedes.

As diárias deste tipo de hospedagem são mais baratas, e é possível pagar um pouco mais para ter um quarto privativo ou fechar um quarto para um grupo de viajantes. Ainda assim, a diária ficaria com um valor mais acessível do que de um hotel.

CarroAluguel

Os albergues oferecem roupa de cama e travesseiro, mas não oferecem toalhas. E para cobertores a mais, é preciso pagar uma taxa extra. Os banheiros são sempre limpos pelos funcionários, basta escolher um estabelecimento de confiança.

Os viajantes que escolhem este tipo de hospedagem, em sua maioria, procurem exatamente a interação que os albergues podem oferecer. É possível socializar com pessoas de várias regiões do mundo, devido os vários espaços comunitários disponíveis.

CouchSurfing: para quem procura onde se hospedar gratuitamente

Se traduzirmos ao pé da letra, CouchSurfing significa “surfando no sofá” e é basicamente isso o que oferece a plataforma CouchSurfing.com. Os viajantes fazem um cadastro no site e podem tanto ofertar quanto reservar um sofá em suas casas, sem custo.

CouchSurfing hospedagem

O que este tipo de hospedagem vai oferecer é a troca de experiências, valores e costumes culturais, uma vez que o anfitrião está sempre disponível para apresentar sua cidade ao seu hóspede. É esta vivência que os usuários desta plataforma buscam experimentar. A possibilidade de conhecer um destino pelo olhar de um morador é um dos principais atrativos que os viajantes procuram.

Mesmo sendo um serviço gratuito, o sistema é seguro e os usuários, hóspedes ou anfitriões, vão ganhando melhor status na rede.

Airbnb: opção para os viajantes em grupos

O CouchSurfing deu tão certo que uma nova plataforma foi criada, combinando a estrutura do tipo de hospedagem em residências com as práticas de um aluguel tradicional. Portanto, pelo Airbnb é possível alugar casas e apartamentos inteiros ou somente o quarto (inteiro ou compartilhado).

airbnb hospedagem

Os hóspedes e anfitriões são avaliados a cada hospedagem e, no geral, as reservas não são confirmadas em tempo real, pois nesta opção o proprietário pode recusar um hóspede – exceto no caso de reservas instantâneas, que não passam pela aprovação do anfitrião. Uma vez aceita, a reserva é imediatamente confirmada e o valor debitado em cartão de crédito.

Escolher onde se hospedar através do Airbnb pode ser mais vantajoso do que os albergues, pois as casas e apartamentos estão em uma melhor localização. Pessoas que viajam em grupos procuram este tipo de hospedagem, pois na divisão dos valores a diária acaba saindo mais barata do que em outros locais.

Permuta: uma troca com muitos benefícios

Neste de tipo de hospedagem, o nome já diz o que é: troca de serviços sem envolvimento financeiro. É uma opção pouco conhecida e utilizada, onde o hóspede irá trabalhar e, em troca, terá direito a um quarto, que pode ser privado ou coletivo. Ele também pode ter acesso a alguns serviços, como lavanderia, alimentação e descontos nos bares e restaurantes.

Muitos hostels podem oferecer essa opção, além de casas e fazendas. O alvo principal é o viajante que tem tempo disponível e não precisa fazer uma viagem muito curta.

Os serviços que o hóspede pode prestar variam de acordo com o local e incluem limpeza, bartender, serviços manuais, atendimento, cuidados com animais ou crianças. Para encontrar oportunidades como esta, o viajante terá que fazer uma pesquisa e acessar as plataformas on-line que oferecem onde se hospedar por permuta.

hospedagem por permuta

A hospedagem pode fazer da sua viagem uma excelente experiência ou gerar frustração e fracasso. Considere todas as opções, escolha e analise o custo em relação aos benefícios que terá. Não escolha apenas pelo valor, mas tenha em mente seu próprio perfil de viajante.

As diversas opções podem deixar os usuários confusos e perdidos na hora de fazer a escolha, portanto é importante pesquisar cuidadosamente o melhor local onde se hospedar.

Você tem mais dicas para sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

Deixe seu comentário