Ponte JK (Juscelino Kubitscheck) à noite, com suas luzes na cor verde, laranja e azul, imensa estrutura sobre o Lago Paranoá.

Conheça 11 pontes famosas do Brasil

Atualizado em: 23/11/2023

Quem nunca contemplou uma ponte sobre um rio, avenida ou até mesmo atravessando uma baía ou braço de mar?  

As pontes, além de estruturas com o claro objetivo de prover o deslocamento de pessoas e mercadorias, conseguem unir regiões, países e até culturas distintas. Outra característica dessas construções é a facilidade gerada aos diversos tipos de transporte, alimentando o fluxo e descongestionando o trânsito. 

Seja qual for o motivo, as pontes se tornaram essenciais para o desenvolvimento de muitas localidades. E outro ponto merecedor de destaque é que esse tipo de construção se transfomrou num perfeito atrativo turístico, gerando grande encanto aos visitantes, revertendo todo esse curso em renda, independente do lugar no mundo. 

No Brasil, existe uma centena de milhares de pontes e viadutos em funcionamento. Algumas dessas pontes viraram ícones de determinadas cidades e são pontos frequentes de visitação. Você provavelmente já ouviu falar de alguma ou até as visitou.  

Separamos 11 pontes famosas do Brasil para sua apreciação. Veja quais são: 

Rio–Niterói

Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio - Niterói, com sua estrutura sobre a Baía de Guanabara e um movimento tranquilo de veículos.

Ponte Rio – Niterói

Certamente, você já se deparou com este nome: Ponte Rio–Niterói. É possível afirmar, categoricamente, que ela é a mais famosa de todo o Brasil. O nome originário dessa estrutura é Ponte Presidente Costa e Silva, homenagem ao político brasileiro Artur da Costa e Silva. 

Inaugurada em 4 de março de 1974, ela se estende por 13.290 metros, sendo a maior do hemisfério Sul em concreto protendido. Antes da sua inauguração, era preciso realizar uma viagem de 140 quilômetros para sair da cidade do Rio de Janeiro e ir para Niterói. 

Para a construção dos pilares de sustentação, foi necessário um estudo das características do subsolo oceânico da região, verificando a possibilidade de a estrutura suportar o peso e ficar sobre a água. 

como destacar, ainda, que nas proximidades da ponte Rio–Niterói  alguns pontos turísticos interessantes. Vale a pena conhecer, por exemplo, a Ilha de Paquetá, o Centro de Niterói e a área portuária no Centro do Rio de Janeiro, como a Praça Mauá, a Ilha Fiscal, além do Museu do Amanhã.

Quem trafega pela ponte aprecia uma paisagem incrível, podendo avistar boa parte da Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e inclusive o Cristo Redentor no alto do Corcovado. 

Octávio Frias de Oliveira

Ponte Octávio Frias de Oliveira, em estilo estaiado sobre o Rio Pinheiros. Muitos prédios ao fundo, além de outros viadutos e avenidas de São Paulo com veículos trafegando sem congestionamento.

Ponte Estaiada de São Paulo – Octávio Frias de Oliveira

Localizada em São Paulo, a ponte Octávio Frias de Oliveira foi inaugurada em 10 de maio de 2008. Sua construção é em estilo estaiado, ou seja, suspensa por meio de cabos de sustentação. 

O grande diferencial, além do seu estilo, é que a ponte Octávio Frias de Oliveira possui 2 pistas em curvas separadas, sendo a única do mundo com essa característica. A iluminação também merece destaque: tons de azul, verde e vermelho chamam a atenção das pessoas. 

Sua estrutura liga a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Marginal Pinheiros, tendo 138 metros de altura e 1,6 quilômetro de extensão. Assim como outras pontes, a Octávio Frias de Oliveira se tornou um cartão-postal único, dando destaque à área do Rio Pinheiros no bairro do Brooklin. 

E por falar em turismo, próximos à ponte, podemos encontrar outros locais bastantes conhecidos na cidade de São Paulo, como o Parque Ibirapuera, a Eataly e o Morumbi Shopping. Vale a visita! 

Hercílio Luz

Ponte pênsil Hercílio Luz sobre o Canal do Estreito em Florianópolis. Ao fundo, alguns prédios e o céu azul constrastando com pequena faixa de areia situada no lado da ilha.

Ponte Hercílio Luz

Se a função principal da ponte Hercílio Luz era garantir a ligação da parte insular da capital catarinense ao continente, sua viabilização trouxe muito mais para Florianópolis. Além de substituir o antigo sistema de balsas, permitindo a passagem rápida de pessoas, mercadorias e animais, sua estrutura pênsil com sistemas de barras de olhal (a mais longa ao estilo no mundo) a transformou em grande atrativo turístico. 

Inaugurada em maio de 1926, a ponte teve o seu nome como homenagem ao engenheiro e político Hercílio Luz, que foi responsável pelo início das obras. Atualmente, ela conta com 821 metros de comprimento e 339,5 metros de vão central. Ao todo, são 28 vãos sustentados por duas torres principais e doze secundárias. Olhe só: as principais têm 74 m de altura! Algo de se admirar, tanto de perto quanto de longe, tornando-a única na paisagem formada pelo Canal do Estreito. 

Mesmo durante os anos em que ficou interditada, a ponte Hercílio Luz nunca deixou de ser ponto de referência para fotos e contemplação. Inclusive ela é parte central dos fogos de artifício e cascatas de luz no Réveillon. 

Caso visite Florianópolis em qualquer época do ano, ao passar pela ponte, aproveite para conhecer a Fortaleza de Santana, edificação construída entre os anos 1761 e 1765, com o objetivo de proteger a baía sul e impedir a entrada de embarcações não autorizadas. Do pátio dos canhões é possível ter uma bela imagem da ponte Hercílio Luz, além de ser um dos lugares mais indicados para apreciar o entardecer no Canal do Estreito. O centro de Florianópolis também fica nas imediações. Aproveite e visite a maior figueira do Brasil na Praça XV, plantada em 1871. Além disso, delicie-se no Mercado Municipal, parte do patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da cidade, com seus bares bastantes disputados. 

JK

Ponte JK (Juscelino Kubitscheck) com seus três arcos assimétricos sobre o Lago Paranoá, num dia ensolarado e céu limpo.

Ponte JK (Juscelino Kubitscheck)

É de conhecimento de muitos que a construção de Brasília foi toda planejada. Sendo assim, boa parte de sua arquitetura merece destaque. Prédios como a Câmara dos Deputados, o Itamaraty, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio da Alvorada saltam aos olhos de quem por ali passa. 

Diante de tantos monumentos ícones da arquitetura nacional, em 2002, foi inaugurada a Terceira Ponte, também chamada de Ponte Juscelino Kubitscheck, que cruza o Lago Paranoá. São 1200 metros ligando o Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.  

O destaque dessa ponte, além do nome, se dá pelos 3 arcos assimétricos que lembram o movimento de uma pedra lançada sobre a água, um marco na paisagem urbana de Brasília, de grande presença estética e funcional. 

A estrutura é tão marcante pela monumentalidade que obteve um reconhecimento internacional também pelo projeto de iluminação. Trata-se da Medalha Gustav Lindenthal, concedida pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O prêmio foi agraciado ao arquiteto Alexandre Chan (idealizador da obra), durante a conferência Mundial de Pontes. A distinção recebida na América rendeu ao monumento uma fama local: a ponte mais bonita do mundo. Tal frase é dita de forma contínua pela população brasiliense, que tem orgulho da obra. 

Para quem está pelas proximidades ou atravessa a ponte, além do Lago Paranoá, é possível visitar o Congresso Nacional, o Jardim Zoológico, a Catedral Metropolitana e o Centro Cultural Banco do Brasil, todos nas proximidades da JK. Parte de sua orla é bastante atrativa, com bares perfeitos para uma pausa, inclusive aproveitando a paisagem espalhada no lago durante o pôr do sol. 

Rio Negro

Ponte Rio Negro em Manaus, com seus 3,6 km de extensão e uma parte estaiada de 22, 60 metros. Estrutura sobre o rio Negro ligando a capital a outras cidades da região metropolitana.

Ponte Rio Negro

A ponte Rio Negro tem como principal acesso a ligação do bairro da Compensa, situado na zona oeste de Manaus, ao município de Iranduba, integrando ainda a capital a outras cidades da região metropolitana. Além da locomoção rotineira de um local a outro, o motorista que opta pela ponte também a utiliza para acessar a rodovia Manuel Urbano (AM-070). Se antes a travessia era realizada via balsas e durava uma média de 40 minutos, todo o trajeto com a ponte não ultrapassa 10 minutos. Isso resulta em maior desenvolvimento para as regiões do rio Solimões e Purus. 

Pensar na ponte Rio Negro é ir além da facilidade no acesso. Sua estrutura e design a transformou num belo cartão-postal, tanto pela vista única do Rio Negro ao trafegá-la, quanto pela própria imensidão estrutural sobre as águas escuras do rio. São quase 3,6 km de extensão, sendo considerada a 2ª maior ponte estaiada sobre um rio em todo o mundo. Além disso, há a conjuntura de todo o seu desenho arquitetônico em forma de diamante com as frequentes mudanças na tonalidade do céu ao redor e o verde abundante da floresta amazônica. Ou seja, um espetáculo único!

A ponte foi inaugurada em 24 de outubro de 2011, aniversário da capital, custando mais de R$ 1 bilhão! Sua largura é de 20,70 metros durante a maior parte do trecho e 22,60 metros na parte estaiada. Isso permitiu em toda a estrutura, além do asfalto para veículos, dois canteiros por onde as pessoas podem atravessá-la a pé. São ângulos de visões que impressionam, tanto ao condutor de um automóvel quanto ao pedestre. Na época da cheia, por exemplo, a paisagem se torna ainda mais interessante para ambos. Numa das saídas da ponte é possível vislumbrar parte da floresta inundada, ou seja, os conhecidos igapós e seus contornos merecedores de muitos cliques.

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França, estrutura sobre o rio Poti com um mastro central equivalente a 32 andares com uma vista panorâmica de 360º. Muito verde em volta e prédios ao fundo.

Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França

Situada sobre o Rio Poti, a Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França tornou-se o principal cartão-postal de Teresina, Piauí. O seu nome foi dado em tributo ao mestre de obras português João Isidoro França, que esboçou a primeira capital projetada do nosso país. Trata-se realmente de um complexo turístico realçado a símbolo da cidade, situado numa área importante e de fácil acesso. O conjunto segue encravado em parte da Avenida Raul Lopes, uma das principais da cidade. Se antes havia a Ponte Metálica (ligação importante entre Teresina e Timon, cidade já pertencente ao Maranhão), hoje a Ponte Estaiada estampa as principais fotos de quem visita o município. 

Após anúncio da sua construção para início de 2000 e quase uma década de obras, a ponte foi inaugurada em 2010, tendo sido projetada para a comemoração dos 150 anos da capital piauiense, o que aconteceria em 2002. 

Sua estrutura conta com concreto armado e a tecnologia estaiada. Tanto os veículos quanto as pessoas podem trafegar pela ponte, devido à plataforma com três faixas para carro e mais o passeio para pedestres. O mastro central possui 95 metros de altura, onde é permitido o acesso de turistas. Trata-se de um mirante equivalente a 32 andares que entrega uma visão de 360º para um total de 100 pessoas. Ele conta com dois elevadores panorâmicos que fazem da vista uma experiência marcante! Seu acesso é pago, porém, com preço totalmente convidativo, além da meia-entrada para algumas categorias. 

Pode-se dizer que a ponte é realmente um complexo turístico inigualável, já que debaixo dela é possível acessar trilhas, pista de corrida, espaço kids e até academia ao ar livre. Além disso, o local é pet friendly e tornou-se um espaço importante para shows, dentre outras apresentações que assinalam o calendário anual de Teresina. 

Terceira Ponte

Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, popularmente conhecida como Terceira Ponte, ligando Vitória (ES) à região metropolitana. Atravessa a Baía de Vitória, tendo na paisagem um morro com muito verde e construção no topo, além de prédios ao fundo, do outro lado da travessia.

Terceira Ponte (Deputado Darcy Castello de Mendonça)

Porque a construção oficialmente denominada Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça em Vitória (ES) é conhecida como Terceira Ponte? 

O fato é que já havia duas outras pontes ligando a capital a Vila Velha. A primeira, de nome Florentino Avidos, foi inaugurada em 1928 e a segunda, conhecida como Ponte do Príncipe, abriu para o tráfego de veículos no final dos anos 1970. Sendo assim, logo que foi oficializado o projeto de sua construção, um apelido ganhou dimensão, tornando-a a Terceira Ponte. 

Símbolo arquitetônico da capital e região, a obra é ainda a principal ligação entre Vitória e todo o sul do Espírito Santo. Ou seja, para quem vem do Rio de Janeiro ou São Paulo, atravessar pela Terceira Ponte tende a se tornar um grande atrativo turístico logo na chegada. A extensão de 3,3 km e os 70 m de altura no vão central proporcionam uma paisagem única, seja vislumbrando as montanhas ao redor ou mesmo a Baía de Vitória, por onde a obra atravessa. 

A dica é não circular pela ponte nos horários de pico, até porque a construção é uma das principais rotas entre a capital e a região metropolitana. Ou seja, longos congestionamentos tendem a ser comuns durante esses períodos. Para quem utiliza bicicleta, ainda não é possível utilizar a Terceira Ponte pedalando, porém, uma ciclovia está no projeto de ampliação. Hoje esse tipo de travessia é feito através do serviço Bike GV, uma linha de ônibus que transporta os ciclistas e suas bicicletas com segurança entre a capital e Vila Velha. Por outro lado, atravessá-la com um automóvel é realmente um momento único para qualquer turista de plantão. 

Ponte Anita Garibaldi

Símbolo da arquitetura moderna para Laguna (SC), a ponte Anita Garibaldi atravessa a Lagoa do Imaruí, tendo como destaque duas torres unidas ao vão central através de 60 cabos de aço. Ao fundo há um conjunto de montanhas e na própria lagoa uma pequena embarcação sobre as águas.

Ponte Anita Garibaldi

Com amplo objetivo de diminuir os congestionamentos constantes na região, além de somar ao tráfego da BR-101, a Ponte Anita Garibaldi se transformou num símbolo da arquitetura moderna para Laguna, Santa Catarina. Seu nome é em homenagem à Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi), nascida na cidade e importante personagem na Revolução Farroupilha, guerra regional ocorrida no Rio Grande do Sul. 

Com seus mais de 2,8 km entre uma ponta e outra, a obra se tornou a segunda ponte estaiada em curva do Brasil. É ainda uma das maiores no território nacional em extensão com pista dupla. Seus 400 metros de vão central são suspensos por 60 cabos de aço unidos a duas torres (cada qual com cerca de 50 metros de altura). Ou seja, é uma construção grandiosa sobre a Lagoa do Imaruí, importante atrativo turístico da região. 

Quem trafega pela ponte, além de vislumbrar uma paisagem estonteante tendo como protagonista a própria lagoa, algumas construções residenciais ímpares e barcos sobre as águas, pode desfrutar dos dois lados do continente com suas atrações. As praias de Laguna, a Pedra do Frade e a própria Ponta das Laranjeiras que fica do outro lado para quem segue a Tubarão, resultaram em destinos muito mais próximos. 

Caso visite as cidades que contornam a BR-101 ao sul de Florianópolis, não deixe de trafegar pela Ponte Anita Garibaldi e apreciar os atrativos nas redondezas! 

Pontes sobre o Guaíba

Para quem chega e sai de Porto Alegre, duas pontes chamam a atenção. A primeira, denominada Ponte Getúlio Vargas, é um marco para a cidade e você verá o motivo. A segunda, recém-inaugurada em 2020, recebe o título de Travessia Paixão Côrtes, em homenagem ao grande João Carlos Cortes, ícone da cultura gaúcha. Veja o porquê das duas construções serem motivos de orgulho para os porto-alegrenses: 

Ponte Getúlio Vargas: 

Ponte Getúlio Vargas, conhecida como Ponte Guaíba, com seu vão móvel erguido para que uma grande embarcação possa atravessar por baixo da estrutura. Há ainda outra embarcação ao fundo e no lado esquerdo uma pequena parte do porto, além de avenidas e prédios de Porto Alegre.

Ponte Getúlio Vargas, conhecida como Ponte Guaíba

Também conhecida como Ponte Guaíba (é assim que a maioria das pessoas a denomina), a obra com mais de 60 anos em pleno funcionamento tem uma característica peculiar que chama a atenção de todos: há um vão móvel que é elevado no momento em que uma embarcação de porte maior necessita atingir o outro lado no Guaíba. 

Tal atividade gera não só curiosidade, mas muitos cliques de quem está pelas proximidades ou por ali trafega. Os veículos precisam esperar por um determinado tempo até que a embarcação siga seu rumo e o vão móvel volte ao ponto original. Além disso, a própria ponte chama a atenção pelos 7,7 km de extensão sobre o rio Guaíba.

Travessia Paixão Côrtes:

Travessia Paixão Côrtes sobre o lago Guaíba, ligando Porto Alegre a outras localidades do Rio Grande do Sul.

Travessia Paixão Côrtes

O final do ano de 2020 foi especial para a população porto-alegrense. Projetada para desafogar o trânsito da Ponte Guaíba, a Travessia Paixão Côrtes trouxe também um novo visual para um trecho da orla do lago mais famoso do Rio Grande do Sul.  

Se diminuir consideravelmente o fluxo na outra ponte era o primeiro caminho, a estrutura também abriu espaço para o transporte de grãos, podendo inclusive facilitar para a indústria local. 

Bem menor que a Ponte Guaíba, a estrutura da Travessia Paixão Côrtes tem 2,9 km de extensão, com duas faixas de rolamento para cada sentido. Com elementos pré-fabricados na sua totalidade, pode ser considerada uma obra ímpar da engenharia brasileira. Hoje, quem visita Porto Alegre pode seguir via ponte para o sul do estado, facilitando a mobilidade para conhecer outras localidades ícones do Rio Grande do Sul. 

Ponte Internacional da Amizade

Ponte Internacional da Amizade em meio a uma imensa vegetação e céu azul com nuvens. Há um ônibus atravessando a estrutura de 552 metros de extensão.

Ponte Internacional da Amizade

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar a Ponte Internacional da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. De um lado temos Foz do Iguaçu e, do outro, Ciudad del Este, um intercâmbio que já dura mais de 50 anos. A Ponte Internacional da Amizade foi construída entre as décadas de 1950 e 1960, sendo fundamental para a relação entre o Brasil e o Paraguai. 

Esse é o principal meio de acesso entre os 2 países, sendo composta por 552 metros de extensão, 77 metros de altura e 303 metros de vão livre. Hoje ela é considerada a ponte mais movimentada do nosso país, sendo a maior circulação feita por motocicletas e tendo como o principal motivo as compras no país vizinho. 

Durante a sua construção (1ª grande obra na tríplice fronteira), houve um intenso trabalho na administração, organização e coordenação no transporte de materiais, já que as vigas de aço de 157 m de comprimento (cada) foram produzidas em Volta Redonda (RJ). Pode-se dizer que uma força-tarefa se tornou necessária para sua edificação. Todo esse material percorreu mais de 1.300 km para chegar ao seu destino final. Diante dessa informação, é possível imaginar o processo logístico e as grandes dificuldades enfrentadas pelos construtores na época. 

Se para Foz do Iguaçu a possibilidade de um importante comércio de exportação surgiu no horizonte, para o lado paraguaio houve a formação da Ciudad del Este. Hoje ela é o segundo maior centro urbano do país, recebendo diariamente milhares de visitantes estrangeiros. 

Por falar em turismo, a Ponte Internacional da Amizade selou o acesso há várias áreas na região. Pessoas de todo o mundo que visitam as Cataratas do Iguaçu, por exemplo, aproveitam os atrativos do Paraguai e isso se dá de forma prática via ponte.  

Os caminhos também se estreitam entre Foz e Puerto Iguaçu na Argentina, outro ponto fronteiriço importantíssimo para o comércio e turismo. As duas cidades também são ligadas por uma ponte, essa intitulada Tancredo Neves. Por lá circulam diariamente milhares de turistas e também moradores que procuram ambos os destinos para seus afazeres ou acessar outras regiões dos dois países.

Pontes famosas do Brasil

Sabemos que existem muitas pontes importantes no Brasil. Contudo, listamos aqui as 11 mais conhecidas e que valem um passeio para conhecê-las. Em todas as pontes destacadas existem ótimas opções de turismo, inclusive nas suas proximidades, permitindo que as pessoas possam conhecer novos lugares.

Caso você esteja planejando uma viagem, não se esqueça de alugar um carro, para aproveitar melhor as paisagens e os pontos turísticos. 

A CarroAluguel.com permite que você faça a sua reserva pelo site, comparando preços e categorias de carros, pagando somente quando chegar à locadora. 

E aí, gostou deste post? Então, não perca os nossos outros artigos!

2 Comentários

  1. ivan 26/08/2021 at 1:34 pm - Responder

    Cadê a Newton Navarro em Natal? Essa sim; a mais linda do Brasil.

Deixe seu comentário