sedan ou hatch

Sedan ou hatch: qual o melhor modelo para alugar?

Atualizado em: 23/08/2023Tags:

Muitos motoristas não sabem dizer com clareza quais as diferenças entre automóveis. Na hora de alugar um veículo, essa falta de informação fica ainda mais evidente e, no momento de tomar a decisão por um ou outro modelo, surge a dúvida: sedan ou hatch?

No post de hoje, reunimos tudo que você precisa saber sobre esses dois modelos e como fazer a melhor escolha possível, tendo em vista as vantagens de cada um desses dois tipos de carro.

Aproveitamos para, também, mencionar outras opções de modelo que não sejam sedan ou hatch. Não deixe de conferir todas as dicas até o final!

O que é sedan e o que é hatch?

Antes de passarmos à avaliação das vantagens e desvantagens de cada modelo, é importante saber o que os caracteriza. Fundamentalmente, as diferenças entre eles estão associadas aos compartimentos da carroceria.

Enquanto a carroceria do hatch é dividida entre cofre do motor e cabine de passageiros, a do sedan apresenta três divisões: cofre do motor, cabine de passageiros e porta-malas.

Ou seja, no sedan, o porta-malas é um compartimento separado da cabine e o acesso a ele se dá somente pelo lado de fora do carro.

Quantos ocupantes você levará em seu carro?

Todo mundo, depois de adulto, já deve ter passado pelo desconforto de ocupar a faixa central do banco traseiro em uma viagem com 5 pessoas no carro. Essa é uma experiência ainda menos agradável quando se trata de um veículo com pouco espaço interno.

Por isso, o número de ocupantes do veículo é um ponto central na hora de escolher um hatch ou um sedan no momento de alugar um veículo. Afinal, conforto é o que muitas pessoas buscam.

viagem de carro

O carro sedan, por exemplo, apresenta uma distância maior entre os eixos quando comparado ao hatch. Essa é uma característica que proporciona maior aconchego a um terceiro ocupante no banco traseiro, uma vez que haverá um banco largo o suficiente para acomodar a todos.

Por sua vez, o carro hatch, ainda que não apresente o mesmo conforto para acomodar 4 ou 5 pessoas, em alguns casos, será uma boa escolha. Isso porque, alguns deles, com maior espaço interno, chegam a possibilitar a um adulto sentado no banco de trás cruzar as pernas.

Esses modelos, ditos mais espaçosos, também possibilitam uma boa experiência para três viajantes acomodados atrás em deslocamentos médios e pequenos.

hb20

Além disso, na ocasião de três ocupantes ou menos, a maioria dos hatchs darão conta do recado independentemente da distância percorrida.

Por onde você pretende se deslocar?

Como todos sabemos, o motor dos carros sedans, na média, são mais potentes quando comparados aos dos carros hatch.

Alguns modelos sedan chegam a ter mais de 170 cavalos de potência e têm um desempenho formidável em termos de retomada, transmissão e estabilidade. Podemos dizer que é a opção ideal para quem quer cair na estrada e viajar por muitos dias.

No entanto, todas essas vantagens apontadas podem ser bem relativizadas se você for se deslocar apenas dentro da cidade. O trânsito e a próprio limite de velocidade das vias não permite que você desfrute de tudo que o carro pode te oferecer em termos de potência.

Aluguel de Carros online

Tendo isso em vista, se o seu objetivo for ficar a maior parte do tempo na cidade, a opção mais interessante é o carro hatch.

Alguns modelos mais completos podem te proporcionar um conforto muito similar ao de um sedan e a motorização também atende muito bem à necessidade de quem precisa circular apenas em área urbana.

Assessórios e itens opcionais chamam a sua atenção?

Muitos motoristas têm verdadeira paixão por dirigir e, quando estão ao volante, querem ter acesso a tudo que um carro completo pode oferecer.

Para essas pessoas, alguns modelos de carro mais modernos, equipados com uma infinidade de assessórios e funcionalidades, são um prato cheio.

Apenas para não deixar de citar alguns exemplos, podemos falar de: ar condicionado elétrico, direção elétrica, central multimídia, câmera de ré, sensor de estacionamentocâmbio automático.

Você já pensou em alugar um SUV ou um utilitário em vez de um sedan ou hatch?

Sem dúvida, os modelos mais populares quando se trata de aluguel de veículos são os sedans e os hatchs. No entanto, é importante não perdemos de vista as demais opções, como os SUV’s e os utilitários.

Você já pensou em alugar algum carro dessas duas categorias?

O SUV, sport utility vehicle (ou veículo de utilidade esportiva em tradução livre), é um carro híbrido, por assim dizer.

Ele traz características tanto de off-road, quanto de ‘cidade’. Estamos falando de um modelo que tem um design muito característico, com traços bem esportivos.

alugar suv

Ao mesmo tempo, a carroceria é bastante elevada, conferindo um porte mais robusto ao carro. Além disso, a maioria dos modelos têm tração 4X4 e pneus grandes, o que possibilita um bom desempenho na maioria dos terrenos.

Já os utilitários, em sua maioria, são caminhonetes que servem tanto para o transporte de carga, quanto de pessoas. São carros com um sistema de suspensão diferenciado para suportar mais peso, no caso de muitos modelos.

Além disso, as carrocerias são ainda mais elevadas que a maioria dos SUV’s e os pneus grandes, com sulcos e bandas de rodagem adequadas para a estrada de terra e pisos irregulares.

Caminhonete estrada de terra

Como pudemos acompanhar no post de hoje, são muitas as diferenças entre o carro sedan e o hatch. Na hora de alugar um ou outro modelo, o motorista deve ficar atento a todas as perguntas aqui levantadas, de modo a verificar qual a sua real necessidade.

Além disso, não é preciso ficar preso as possibilidades sedan ou hatch, pois ainda temos os SUV’s, utilitários e outras ótimas opções.

Agora que você já conhece quais as vantagens dos modelos sedans e hatch, chegou a hora de alugar o seu carro com a Carro Aluguel. Entre em contato hoje mesmo e confira nossos preços e condições.

 

Ebook Roteiros de viagem de carro


 

Deixe seu comentário